Graduação (História)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação (História) por Autor "Lucas Henrique de Oliveira Costa"
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemEnsino pelas habilidades e competências: uma análise política-ideológica(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Lucas Henrique de Oliveira Costa ; Me. José Faustino de Almeida SantosA pesquisa analisa o ofício do aluno a partir da nova configuração global do controle ideológico neoliberal na educação que concilia economia e escola a partir dos interesses da primeira que, por sua vez, é contornada sob as prescrições do Consenso de Washington. Tomando como referência os projetos de educação baseado nas competências chaves elaboradas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) na Europa, a ascensão da nova direita e as alianças do setor privado com os governos, abordaremos essa situação no contexto global e nacional. Nos aspectos que envolvem essa temática no Brasil, analisaremos as principais organizações que elaboraram a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que objetiva a preparação para ao mercado de trabalho e a aceitação, via ideologia, da aliança do governo com os interesses privados em detrimento de tudo que se refere ao público. Os principais pontos de tais processos abarcam a noção de gestão escolar e o ensino por competências que pautam a BNCC. Por fim os desdobramentos da BNCC que nega a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Plano Nacional de Educação (PNE), e cria modelos determinados de comportamentos utilitaristas para atender o mercado de trabalho. Palavras-chaves: Educação neoliberal. Currículo. BNCC. Competências. Habilidades.