Graduação (História)
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Navegando Graduação (História) por Autor "Orientador: Prof. Dr. Felipe Ziotti Narita"
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ItemA obra de arte na hipermodernidade: as mudanças na percepção da arte e na estética(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-10) Gustavo Valente de Oliveira ; Orientador: Prof. Dr. Felipe Ziotti NaritaO presente trabalho busca analisar a obra de arte na hipermodernidade e o processo histórico-social que conduziu a inúmeras mudanças na percepção da arte pela sociedade. Nesse sentido, verificamos as diferentes configurações da obra de arte em períodos históricos distintos, incluindo os séculos que sucederam a revolução industrial, nos quais observamos os impactos do advento da fotografia, fator que provocou profundos impactos na percepção da arte pelas massas ao desencadear a era de reprodutibilidade técnica. A partir disso, foi solidificada a estrutura necessária para o avanço da indústria cultural, cujo mosaico de informações foi responsável pela perda da sensibilidade pela obra de arte e o surgimento de uma nova sociedade composta pela superinflação estética pautada no consumo de massa. Além disso, observamos, por meio da análise do movimento histórico das vanguardas, a permanência da autovalorização da consciência burguesa no cerne da indústria cultural, implicando que a obra de arte, agora voltada para as estéticas do consumo, perdesse o seu lado conteudístico, na medida em que o trabalho do artista foi banalizado pelas demandas do espaço capitalista global. Palavras-chave: Revolução industrial. Fotografia. Arte. Reprodutibilidade técnica. Indústria cultural. Massificação.
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ItemEducação e mobilização popular (1950-1960)(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Juliana Rodrigues de Lima ; Orientador: Prof. Dr. Felipe Ziotti NaritaAs transformações trazidas pela modernização do país nos anos 1950 e 1960 estão diretamente ligadas à mobilização popular e à educação. Essas dinâmicas são respostas ao desenvolvimento brasileiro acarretado pela industrialização. O trabalho analisa essa conjuntura à luz das propostas de Paulo Freire, enfatizando dois livros importantes do autor: Educação como prática da liberdade e Pedagogia do oprimido. Entendemos as teorias de Freire como perspectivas de análise social e histórica do país e dos impasses de sua modernização, de modo que essa interpretação mais ampla da formação dialoga diretamente com as ideias educacionais. Articulamos, então, as propostas freireanas às transformações em curso no Brasil. A pesquisa sublinha impasses sociais e educacionais presentes até a contemporaneidade, exigindo que educadores e planejadores de políticas públicas elaborem respostas ativas e conscientes a respeito das mudanças de forma comprometida com uma concepção crítica do ensino e da educação. Palavras-chave: Mobilização popular. Educação. Crítica. Modernização.
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ItemFigurações da cidade e da modernidade no romance urbano de Alfredo Taunay(Centro Universitário Barão de Mauá, 2019-10) Paulo Bastianini Neto ; Orientador: Prof. Dr. Felipe Ziotti NaritaA pesquisa analisa o romance urbano de Alfredo Taunay, importante escritor brasileiro do fim do século XIX, especialmente a partir da narrativa construída na obra O encilhamento (1894). O objetivo é desvelar, por meio da análise histórica do texto literário, componentes representacionais (figurações) da modernidade junto ao texto do autor, tendo em vista o diálogo entre a forma literária/ficcional e o processo histórico e social. Para tanto, além do debate com a bibliografia especializada, o trabalho articula as percepções e os valores construídos no ambiente urbano de Taunay a uma abordagem dos impactos da modernização e das transformações socioculturais no Brasil do período. Nesse sentido, além da ascensão da vida urbana, destacamos a presença da economia monetária e financeira, a infraestrutura das cidades (especialmente da então capital republica, o Rio de Janeiro) e as novas condições de vida social e socialização na cidade. Palavras-chave: Modernidade. Alfredo Taunay. Cidade. Modernização.
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ItemLênin: do materialismo histórico-dialético à revolução(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-11) Rafael Elizandro Mataruco ; Orientador: Prof. Dr. Felipe Ziotti NaritaO presente trabalho analisa a incorporação do método marxista nas análises teóricas de Lênin, considerando a noção de práxis como integradora entre a teoria e a prática, a fim de combater a imagem de que, em Lênin, a teoria estaria submetida à atuação prática. Para tanto, é feita uma breve apresentação das características principais do materialismo histórico-dialético, seguida de análise de duas obras do autor temporalmente redigidas em um intervalo de quase duas décadas. Diante das reflexões elaboradas, indica-se que uma compreensão mais apurada do método marxista é capaz de proporcionar uma leitura mais adequada da atuação de Lênin como teórico e político.