Graduação (Pedagogia)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação (Pedagogia) por Autor "Dra. Aline Patrícia Campos Tolentino de Lima"
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemA importância da inclusão no ensino e aprendizagem da criança com TDAH(Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Carolina Sousa Castro ; Gabriele Ferreira de Sousa Queiroz ; Dra. Aline Patrícia Campos Tolentino de LimaNeste estudo buscou-se discutir sobre a importância da inclusão da criança com TDAH – Transtorno de Déficit de atenção e hiperatividade, no processo de ensino e aprendizagem na escola. O objetivo geral deste estudo foi refletir sobre como as ações pedagógicas inclusivas contribuem para o processo do ensino e da aprendizagem da criança com TDAH. A fundamentação teórica para a discussão foi a Psicologia Histórico-Cultural, entende-se que a criança no seu processo de desenvolvimento dentro do contexto escolar o professor tem um papel essencial de mediação, nesse sentido se faz necessário o reconhecimento de suas habilidades e não apenas de suas dificuldades. Este estudo trata-se de um relato de experiência que utilizou como recurso metodológico o autorrelato em que as autoras, ambas com diagnóstico de TDAH, descreveram suas experiências em relação ao processo escolar. Como considerações finais pode-se dizer que em relação ao sucesso da aprendizagem dos alunos está associado a quando o talento e suas habilidades são evidenciados e valorizados, as dificuldades e limitações também são reconhecidas neste processo, porém não podem restringir e limitar o processo de ensino de cada criança. Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); Inclusão escolar; Processo de ensino e aprendizagem.