Graduação (Pedagogia)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação (Pedagogia) por Data de Publicação
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemBazar comunitário: educação, comunidade, cultura e socialização(Centro Universitário Barão de Mauá, 2019-11) Lilian Silva de Carvalho ; Natalia dantas Ferreira ; Orientador: Prof. Dr. Felipe Ziotti NaritaA presente pesquisa pretende analisar o bazar comunitário como espaço para o desenvolvimento de práticas educacionais. Por meio da experiência das autoras e da discussão com bibliografia especializada e referências teóricas das ciências sociais e da pedagogia, o tema é articulado às potencialidades da educação não formal e de seus espaços, bem como à importância da inserção dos alunos em contextos de produção de vínculos e formas de socialização. O trabalho, então, articula elementos do bazar comunitário a balizas importantes dos processos de ensino e aprendizagem, destacando a ajuda mútua, a participação cidadã em causas comuns (comunitárias), a arrecadação de fundos (economia local) e o conhecimento de produtos, produtores e vendedores – conteúdos que, aliás, permitem enfoques interdisciplinares. Nosso argumento é que esses elementos, indissociáveis das vivências propiciadas pelo bazar comunitário, compõem um mosaico de valores enraizados na socialização e fundamentais para o desenvolvimento social e a educação para a cidadania em contextos democráticos. Palavras-chave: Educação; Bazar; Comunidade; Socialização.
-
ItemA influência da afetividade no processo ensino-aprendizagem: uma revisão bibliográfica(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-11) Danielle Cândido Tozi ; Lara Patricia Gomes Queiroz ; Orientadora: Prof.ª Me. Marina Candiani MelesO presente artigo aborda a relevância das relações de afetividade durante o processo de ensino aprendizagem, tendo como parâmetro artigos que abordam a concepção de Henry Wallon sobre a afetividade. Nesse sentido, o objetivo geral é analisar publicações que delineiam a implicação da afetividade sob o olhar Walloniano na educação. Dessa forma, foi realizada uma revisão sistemática em artigos publicados no período de 2009 a 2019, os quais abordam a teoria walloniana. A abordagem exploratória da pesquisa realizada está pautada na ideia de que o indivíduo tratado com afeto pode-se transformar em um ser humano melhor, com a capacidade de enfrentar os problemas não só dentro da sala de aula, como também, no seu cotidiano fora da escola. Nesse contexto, é possível observar por meio desta análise, que o educador deve fazer o seu trabalho procurando estar emocionalmente equilibrado para poder intervir nos conflitos que surgem em sala de aula, mas que pode advir da vivência no cotidiano do aluno. Dessa forma, constata-se que o autor analisado considera a afetividade, juntamente com as atividades que incentivam a capacidade motora e cognitiva fatores primordiais do processo ensino- aprendizagem e o desenvolvimento da criança depende também da participação da família como ferramenta importante nesse desenvolvimento. Além disso, observa-se que o bom relacionamento em sala de aula, pautado no respeito favorece essa mediação, sendo que a relação afetiva entre professor e aluno melhora o desenvolvimento da criança através da humanização.
-
ItemBullying no ensino fundamental I: habilidades sociais, uma estratégia de intervenção(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-11) Breno Correa de Oliveira ; Gisele Mestrinel ; Laísa Schneider Rollo dos Santos ; Orientadora: Prof.ª Dr.ª Marlene de Cássia Trivellato FerreiraO fenômeno bullying entre crianças em fase escolar é muito recorrente. Os estudos apontam que as propostas de intervenções com referencial das habilidades sociais têm se mostrado promotoras da melhoria da convivência no ambiente escolar. O presente trabalho teve como objetivo demonstrar resultados de intervenções efetivas no processo de minimização e erradicação do bullying em crianças em fase escolar do Ensino Fundamental I. Utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica. A busca foi realizada na plataforma Scielo com os descritores bullying e habilidades sociais; habilidades sociais e escola. Nos artigos analisados verificou-se que o treino das Habilidade Sociais se apresenta como uma ferramenta efetiva no processo de minimização do bullying, porém é necessário observar e acompanhar as intervenções de modo que seja reelaborada para cada cenário, respeitando o perfil dos envolvidos. Os resultados indicam que o conhecimento dos professores sobre fenômenos sociais como o bullying também faz parte do universo de capacitação profissional de um educador, uma vez que ele é o grande mediador com potencial de promover intervenções que possuem como objetivo a erradicação ou diminuição dos efeitos do bullying.
-
ItemMediação e afetividade: para além da dificuldade na aprendizagem(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-11) Daniele Inácio da Silva ; Orientadora: Prof.ª Dr.ª Patricia Maria Barbosa Jorge Sparvoli CostaEste trabalho é resultado de uma revisão bibliográfica, a partir do tema dificuldades de aprendizagem e as influências da mediação e da afetividade na a construção do conhecimento do aluno. O interesse pela pesquisa parte de uma experiência da pesquisadora, ao ter contato no seu primeiro emprego na área da educação, com um aluno que tinha diversas dificuldades de aprendizagem, e que a partir da mediação e da afetividade, teve avanços no processo de aprender. A questão norteadora se apresentou na seguinte pergunta: De que forma a mediação pedagógica e a afetividade, podem promover avanços em crianças com dificuldades? Objetivou-se, portanto, (i) identificar as especificidades do termo “dificuldades de aprendizagem”; (ii) analisar os possíveis geradores das dificuldades de aprendizagem; (iii) compreender o papel do professor como mediador e facilitador da aprendizagem. Desse modo, a pesquisadora realizou uma revisão bibliográfica fazendo a seleção de 14 trabalhos que compuseram este estudo. Espera-se que a presente pesquisa possa conduzir futuros trabalhos a investigar cada vez mais as questões das dificuldades de aprendizagem e enfatizar o importante papel da comunidade escolar frente a esse contexto. Ademais, é importante compreender que o aluno não é individualmente culpado pelo seu rendimento escolar, mas que as interações sociais e as experiências vividas contribuem de forma significativa para o sucesso ou para o fracasso escolar.
-
ItemA realidade dos jogos, brinquedos e brincadeiras nas escolas: será que precisa mudar?(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-11) Mayra de Brito Moreira ; Orientadora: Prof.ª Dr.ª Patricia Maria Barbosa Jorge Sparvoli CostaEste trabalho traz como temática central, os jogos, os brinquedos e as brincadeiras. O problema que norteou esta investigação assim se configurou: Qual a contribuição dos jogos, brinquedos e brincadeiras para o desenvolvimento integral das crianças, mais especificamente, em transição da educação infantil para o ensino fundamental? Decorrente desse fato, o objetivo geral deste estudo foi investigar de que forma um trabalho pedagógico que tem como base o brincar, pode contribuir para o desenvolvimento integral das crianças. No que se refere aos objetivos específicos, eles assim se delimitaram: (i) identificar como os professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental compreendem a importância do brincar, a partir de um levantamento bibliográfico e (ii) investigar e analisar como os jogos, os brinquedos e as brincadeiras vêm sendo problematizados por meio das pesquisas científicas. A partir de uma abordagem qualitativa, esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, pois busca, construir uma maior aproximação com o tema. Em relação aos procedimentos, baseiase na pesquisa bibliográfica, analisando o material selecionado e ampliando conceitualmente os conhecimentos acerca do tema proposto. Nesse viés, destacamos que quando a criança brinca, ela está muito mais do que somente se divertindo ou passando o tempo. Ela está indiretamente fazendo uma apropriação sobre a cultura na qual está inserida. Ademais, o brincar contribui com o desenvolvimento psicomotor, afetivo e cognitivo, ou seja, com o desenvolvimento integral da criança. Em síntese, os resultados desta pesquisa enfatizam que a importância do brincar para o desenvolvimento integral da criança é inegável. Entretanto, ainda há importantes – e solidificadas – barreiras que precisam ser ultrapassadas. Os jogos, os brinquedos e as brincadeiras precisam ser vistos pelos professores e pela equipe gestora como ferramentas de construção de conhecimentos. O discurso de que o brincar é um passatempo, precisa, de forma urgente, ser desmistificado. Esperamos que este trabalho possa contribuir para a educação da atualidade de forma a agregar a importância do brincar, visando desenvolver o indivíduo de forma integral.
-
ItemAs habilidades sociais no ensino fundamental 1 e a formação do professor: um levantamento bibliográfico(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-11) Gabriella Helena Aparecida Xavier Defende ; Geisy Kelly de Sousa Oliveira ; Orientadora: Prof.ª Dr.ª Marlene de Cássia Trivelatto Ferreira ; Co-orientadora: Prof.ª Dr.ª Dâmaris Simon Camelo BorgesO presente trabalho teve como tema refletir a importância das habilidades sociais no ensino fundamental 1. A formação de professores em habilidades sociais tem um papel fundamental no desenvolvimento integral da criança para a promoção de um ambiente favorável a uma boa convivência. O presente estudo teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre pesquisas científicas que contribuem para o estudo e promoção da formação acadêmica do professor a fim de melhorar os currículos de formação. O estudo foi realizado por meio de um levantamento de trabalhos publicados na área, na base de dados Scielo. O método utilizado para o desenvolvimento do trabalho foi revisão bibliográfica, a partir de vários descritores a fim de realizar um levantamento quantitativo de trabalhos científicos na área. Obtivemos como resultado poucos estudos específicos sobre habilidade sociais de professores e crianças no ensino fundamental 1. Sugerimos a necessidade de estudos que abranjam a temática, a fim de que essa seja contemplada nos cursos de formação de professores, para que os mesmos possam promovê-las em seus alunos, contribuindo para a formação integral, além de promover um ambiente emocionalmente saudável e com qualidade em suas relações.
-
ItemA disciplina de Arte e a formação do pedagogo: conhecimento ou diversão?(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-11) João Vitor Azzola Pereira ; Vanessa Siqueira Leite Ribeiro ; Orientadora: Prof.ª Me. Liliane Cury SobreiraNesse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pesquisamos sobre constituição do ensino de Arte na Educação Básica, a disciplina de Arte nos cursos de Pedagogia, o valor da Arte na formação do pedagogo, para compreender a complexidade e os desafios desse ensino anos iniciais da Educação Básica, mais especificamente na Educação Infantil. O ponto de partida foi uma nova leitura das experiências pessoais vividas pelos pesquisadores no âmbito da família e da escola com a Arte e das percepções profissionais sob o olhar das experiências proporcionadas pela disciplina de Arte na Educação, parte integrante do currículo do curso de Pedagogia em que eles finalizam a formação inicial. Decorrente das percepções profissionais, principalmente, ao final da pesquisa, apresentamos o projeto de um mini curso de formação continuada a ser desenvolvido com visitadores sociais de um programa governamental federal desenvolvido no município de Ribeirão Preto, do qual um dos pesquisadores é parte integrante. A necessidade da elaboração desse projeto foi devido a percepção de um dos pesquisadores sobre a visão da equipe sobre o desenho da criança ao acompanhar a equipe nas visitas domiciliares. Então, levantamos a seguinte questão: a Arte na educação escolar e a disciplina de Arte na formação do pedagogo é conhecimento ou diversão? Para responder essa questão estabelecemos como objetivo geral desse estudo, compreender a complexidade e os desafios do ensino de Arte na Educação Infantil e para isso, os objetivos específicos se compõem em conhecer os caminhos históricos percorridos pela legislação que constituiu o ensino de Arte na Educação Básica; compreender o papel da disciplina de Arte nos cursos de Pedagogia e o seu valor na formação do Pedagogo, tendo em vista o significado da Arte e da representatividade do desenho para a criança. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, tendo como base os estudos de Viktor Lowenfeld (1970); Lowenfeld; Brittain (1977) prioritariamente, e de outros autores da Arte Educação como Barbosa (2012); Ferraz; Fuzari (2010); Iavelberg (1993; 20013); Moreira (2008). Ao final consideramos que a Arte, vista por muitos como diversão, é fonte de conhecimento e como tal, atua na formação da identidade docente. Como importante área de conhecimento escolar, é parte integrante na formação global da criança
-
ItemJogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil: o que dizem os documentos oficiais?(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Júlia Assis Marchiori ; Tuany de Paula Oliveira ; Dra. Patricia Maria Barbosa Jorge Sparvoli CostaEste trabalho traz como temática central, os jogos, os brinquedos e as brincadeiras. O problema que norteou esta investigação foi: “Quais são as propostas acerca do brincar em documentos oficiais que norteiam as práticas pedagógicas na Educação Infantil?” O objetivo deste estudo foi investigar de que forma um trabalho pedagógico que tem como base o brincar, pode contribuir para o desenvolvimento integral das crianças. No que se refere aos objetivos específicos, eles assim se delimitaram: (i) reconhecer a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras para o desenvolvimento integral da criança; (ii) investigar de que forma o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil compreende o brincar; (iii) investigar de que forma a Base Nacional Comum Curricular compreende o brincar. Esta pesquisa caracteriza-se como, exploratória, tendo como principal instrumento metodológico, a análise documental, a partir da Base Nacional Comum Curricular e do Referencial Curricular para a Educação Infantil. Ao analisar os documentos em questão, foi possível perceber o quanto o brincar é importante para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, pois através dessa ação, a criança se desenvolve de forma integral. Tanto no RCNEI quanto na BNCC, o brincar é proposto como um direito da criança, sendo altamente valorizado nos dois documentos. Assim como os jogos, os brinquedos e as brincadeiras, o cuidar e o educar precisa perpassar a Educação Infantil, a partir de um contexto significativo e lúdico. Como resultado principal desta pesquisa, consideramos que é urgente e necessária a desconstrução da visão do brincar como um simples divertimento, tendo em vista que os principais documentos que norteiam as práticas pedagógicas na Educação Infantil valorizam o brincar. Por fim, esperamos que este trabalho possa contribuir para uma nova visão frente ao brincar. Palavras-chave: BNCC. RCNEI. Educação Infantil.
-
ItemO lúdico como instrumento facilitador no início do processo de alfabetização de crianças com Síndrome de Down em ambiente doméstico(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Ana Elisa de Souza Camargo ; Emanuelle Bentlin ; Dra. Mayra Antonelli PontiO uso de recursos pedagógicos lúdicos, bem como estímulos diversificados, contribui para o processo de alfabetização de crianças com Síndrome de Down (SD). Esses recursos podem estar em ambientes domésticos, onde também se faz importante o apoio e incentivo dos familiares, em especial nessa etapa da vida na qual as crianças estão em alfabetização. O objetivo geral do estudo foi compreender a colaboração dos estímulos em ambiente familiar para o processo de alfabetização em crianças com SD. A metodologia utilizada foi revisão da literatura e entrevista com um pai e uma mãe de crianças com SD. O conteúdo das entrevistas foi analisado por meio da análise de conteúdo. Ao final obteve-se três categorias: uma que descreve a criança com SD; uma sobre a importância do acompanhamento multiprofissional e uma sobre estímulos gerais e recursos pedagógicos lúdicos no ambiente doméstico. Dessa forma, compreende-se que os familiares entrevistados se empenham para prover seus filhos com SD com recursos e profissionais de diversas áreas que colaborem não só com a alfabetização, mas com todo o processo de desenvolvimento. Na visão dos familiares entrevistados são muitas as vantagens que a ludicidade traz para a aprendizagem dessas crianças, principalmente quando envolve diversos estímulos e tem a interação e mediação dos familiares ou profissionais da saúde e educação. Palavras-chave: Lúdico. Síndrome de Down. Ambiente doméstico. Familiares. Alfabetização.
-
ItemA música no processo de ensino e aprendizagem de crianças da educação infantil(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Laís Marcolin e Silva ; Dra. Marta Regina Gonçalves Correia ZaniniA aprendizagem por meio de mecanismos musicais, na Educação Infantil, possibilita que os alunos explorem o meio em que vivem, suas linguagens, seu próprio corpo, que está em desenvolvimento constante, e, principalmente, que está dentro de uma sociedade que vive uma cultura que se transforma a todo momento, fazendo com que a música também se transforme. Os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem a música como recurso pedagógico, seja através de brincadeiras, jogos, danças, atividades diversas de movimento e suas articulações com os elementos da linguagem musical. Considerando esta perspectiva, torna-se possível ter a música como instrumento pedagógico versátil que permite diferentes usos para alcançar diferentes objetivos, dentro da sala de aula da Educação Básica, especialmente na Educação Infantil. O presente estudo teve como objetivo caracterizar, a partir de uma revisão da literatura nacional recente, a relação da música com o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura. A amostra foi composta por sete artigos que versam sobre Educação Infantil, música e o processo de aprendizagem. Os artigos foram obtidos por meio de buscas sistematizadas nas bases de periódicos Capes e Scielo, com uso de operadores boleanos e das palavras-chaves: música; aprendizagem e educação infantil, resultando em 738 artigos. Foram aplicados critérios de inclusão: trabalhos publicados nos últimos 5 (cinco) anos; que trouxessem a música como recurso pedagógico na Educação Infantil; trabalhos que mencionassem a relação compreendida entre a música e o processo de ensino e aprendizagem e trabalhos escritos na língua portuguesa. Foram excluídos trabalhos que tratam de condições atípicas, como por exemplo, deficiências; trabalhos que relacionam a música com disciplinas específicas; trabalhos que falam sobre como ensinar música e/ou determinado instrumento. Após a seleção, os artigos foram lidos e, foi feita sua caracterização em termos de publicação, objetivos, método e principais resultados. Os principais achados nos estudos apontam a importância da música no processo de ensino e aprendizagem de crianças da Educação Infantil, principalmente no período de aquisição da linguagem, nas competências acadêmicas e para a formação integral do indivíduo. Também trazem a falta de sistematização do uso da música na escola, da contemplação da Lei 11.769/2008 no Projeto Político-Pedagógico e, a música como forma de comunicação e expressão. Acredita-se que o presente estudo corrobora que a música trabalhada de forma intencional, sistematizada e planejada dentro do contexto de sala de aula pode ser benéfica ao processo de ensino e aprendizagem, sendo útil para pedagogos e profissionais de áreas correlatas como artes e fonoaudiologia. Palavra-chave: Música. Aprendizagem. Educação Infantil.
-
ItemO papel da afetividade no processo de ensino e aprendizagem da criança(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Isabela Lopes Vaz da Silva ; Me. Marta Regina Gonçalves Correia ZaniniA afetividade tem a necessidade de se vincular ao processo de ensino e aprendizagem, devendo fazer parte do dia-a-dia das crianças dentro e fora da sala de aula. Além do mais, os anos iniciais da escolarização são importantes para o desenvolvimento humano, de forma que se a afetividade não ocorrer o aluno poderá levar sequelas para sua etapa de alfabetização, e posteriormente como indivíduo da sociedade. A pesquisa teve como objetivo geral identificar a compreensão do professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I sobre afetividade na educação formal e conhecer a aplicação do afeto na prática docente. Como objetivos específicos pretendeu-se: a) caracterizar a compreensão de professor sobre afetividade; b) identificar de que modo a prática docente considera ou volta-se para afeto em sala; c) identificar atividades realizadas pelo professor para trabalhar a afetividade junto aos alunos; d) verificar o que o docente conhece sobre afetividade; e) identificar benefícios e dificuldades para o uso da afetividade em sala de aula, na ótica do professor. O estudo seguiu método qualitativo, baseado no levantamento da percepção de quatro professoras sobre a temática, todas do sexo feminino, com idade acima de 18 anos (idade média de 35 anos), que lecionavam ou para a Educação Infantil (n=2) ou para os anos Iniciais do Ensino Fundamental (n = 2). Elas responderam a uma entrevista que continha sete questões relativas à afetividade no contexto da sala de aula. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Barão de Mauá – (CAAE nº 45732821.0.0000.5378). Os resultados sugeriram que as professoras viam a afetividade e a sua importância para os alunos e para si mesmo, como parte de uma aprendizagem significativa, que proporciona aos alunos um desenvolvimento pleno e um ambiente seguro. Notou-se, também, que apenas umas das professoras conhecia alguma das teorias psicológicas ou pedagógicas que tratam sobre o afeto, sugerindo que para as demais, o tema seria proveniente de um conhecimento vivencial do cotidiano da sala de aula. O estudo contribuiu para identificar a percepção dos professores que lecionavam para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental sobre a afetividade no cotidiano em sala de aula. O levantamento corroborou para o levantamento da hipótese de que docentes consideravam importantes os afetos nos processos educativos, porém, se fundamentavam nas vivências cotidianas, sugerindo a ausência ou pouco conhecimento científico das teorias clássicas sobre a afetividade na aprendizagem. Desse modo, compreendendo-se que eram importantes as ações formativas, seja a nível de graduação como de aperfeiçoamento, para os docentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Palavras-chave: Afetividade. Professor. Aluno. Educação Infantil. Ensino Fundamental.
-
ItemA música e tratamentos alternativos no processo de socialização de crianças com transtorno do espectro autista(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Amanda Manfrim Cupaiuolo ; Larissa Valente ; Dra. Maya Antonelli PontiExistem diversas propostas para estimular a socialização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre elas está a utilização da música como recurso facilitador desta socialização. O objetivo geral do presente estudo foi compreender a importância da música como um recurso facilitador na socialização de crianças com TEA. A metodologia utilizada para alcançar tal objetivo foi a revisão de literatura, na qual foram analisados dez artigos que abordam a temática em diferentes áreas de conhecimentos, como a musicalização, equoterapia, a inclusão, a tecnologia, a educação física e a enfermagem. Os resultados apontam, portanto, outras intervenções e tratamentos que juntamente com a musicalização podem colaborar para a socialização, já que se faz necessário o envolvimento multidisciplinar. Desta forma, podem ser utilizadas diferentes estratégias e ações para facilitar a socialização de crianças com TEA. Palavras-chave: Transtorno de Espectro Autista (TEA). Socialização. Música. Intervenções. Tratamentos Alternativos.
-
ItemFundação casa: lugar de educação e não punição(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Juliane Dias Leone ; Larissa Loiola Cardoso ; Pietro Geronimo de Andrade ; Me. Osmair Severino BotelhoO direito à educação, sendo um direito de todos, deve ser garantido e efetivado por todas as instâncias governamentais, já que, por meio da educação, se pode garantir a ressignificação dos adolescentes em privação de liberdade. Por isso, o interesse deste trabalho em abordar as influências socioculturais sobre o sistema educacional da Fundação Casa para a educação e reinserção social de adolescentes infratores. O presente estudo se divide em três capítulos que se preocupam em discorrer sobre: o percurso histórico e legislativo do direito à educação, o direito do menor infrator à educação e a Fundação Casa como casa de educação e não punição. Para isso, foi metodizado e examinado legislações e fundamentos teóricos relacionados a tal direito dos adolescentes em conflito com a lei da Fundação CASA do estado de São Paulo, assim também analisando o Projeto Educação e Cidadania e sua utilização nas práticas socioeducativas nas internações dos jovens infratores durante 45 dias, por fim, a partir disso, advém como as medidas socioeducativas podem ser um meio propulsor para instigar a volta desses adolescentes ao ambiente escolar Palavras-chave: Fundação CASA; Direito à educação; Projeto Educação e Cidadania
-
ItemA inclusão da criança com TEA no sistema regular de ensino no filme “Uma viagem inesperada”(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Amanda Helena Bernardes Paixão ; Maria Antônia Comim Garcia ; Dra. Marta Regina Gonçalves Correia ZaniniNos últimos anos, houve um aumento significativo no conhecimento sobre o Transtorno do Espectro autista (TEA), portanto, é importante saber quais são as características desse transtorno, saber um pouco mais sobre a inclusão das crianças autistas nas redes regulares de ensino e as legislações que defendem o TEA, também ter informações sobre a formação básica e especializada do professor para atendimento das crianças com TEA e quais são métodos apropriado para um aprendizado completo dessas crianças, essas informações são encontradas nesse trabalho. O presente trabalho teve como objetivo a análise de cenas do filme “Uma viagem Inesperada (Miracle Run)” sob olhar da literatura sobre a inclusão da pessoa com Transtorno do Espectro Autista - TEA, no sistema regular de ensino. O filme, lançado em 2004, trata da história de vida de Corinne e seus filhos gêmeos que possuem o diagnóstico de TEA e suas dificuldades, vividas desde a infância até a vida adulta. Neste estudo o diagnóstico e o início da escolarização foram os temas selecionados para análise, que apresentou dificuldades no diagnóstico e no processo de inclusão. Alguns pontos foram mais evidentes como a segregação dos gêmeos nas atividades escolares, o não conhecimento sobre legislação e direitos das pessoas com TEA, inclusive por parte da escola, a importância do atendimento especializado e da relação família e escola no processo de ensino e aprendizagem. Como limitação, pode-se dizer que o filme se passa nos Estados Unidos, país com cultura, sistema educacional e legislações diferentes das brasileiras, além de ter sido lançado há 18 anos. Ainda assim, acredita se que a análise do filme foi relevante, por ele ser uma importante fonte de informações e de sensibilização para o grande público sobre a inclusão da pessoa com TEA na escola regular e para profissionais da educação inclusiva. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Inclusão; Rede regular de ensino.
-
ItemKalokagathia: o ideal grego de educação(Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Marcella Carolo dos Santos ; Me. Osmair Severino BotelhoA prática de educadores e educadoras no ocidente é, cotidianamente, influenciada pelas heranças da educação grega, muito do que vemos no dia a dia escolar pode ser fundamentado na história da educação e quando se têm conhecimento disso a prática se torna mais consciente, crítica e coerente. O presente trabalho teve como objetivo compreender, por meio da pesquisa bibliográfica, a importância da educação grega para a história da educação. Dito isso, a reflexão se desenvolveu a partir da formação do homem grego no Período Homérico, na Educação Espartana e na Educação Ateniense, considerando o conceito de kalokagathía essencial para a discussão. Palavras-chave: História da educação, educação grega, Kalokagathía, Werner Jaeger.
-
ItemA romantização da figura dos professores no cinema: os casos de “Sociedade dos poetas mortos”, “O sorriso de Monalisa” e “Escritores da liberdade”(Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Beatriz Ferreira da Rosa Kanashiro ; Me. Yuri Araujo CarvalhoA presente pesquisa monográfica tem como objetivo principal discorrer sobre a temática da “romantização” das figuras dos professores por parte do cinema contemporâneo norte-americano, com destaques para algumas cenas especificas das obras fílmicas “Sociedade dos poetas mortos” (1989), “O sorriso de Mona Lisa” (2003) e “Escritores da liberdade” (2007). Uma das metodologias empregadas para a realização do trabalho foi o método dedutivo em relação às cenas das obras citadas. Tal esforço acadêmico pode ser justificado não apenas pelo inquestionável peso econômico da indústria cinematográfica estadunidense, mas também pelo espraiamento global de ideias potencialmente problemáticas e/ou distorcidas a respeito do ofício professoral junto aos espectadores comuns. De tal modo, mobilizaremos conceitos ligados à própria “romantização” e suas representações sociais, bem como desdobramentos atinentes à indústria cultural, à sociedade de consumo, à educação, ao ofício docente e, principalmente, à construção de violências simbólicas nas sociedades hodiernas, contando com o aporte teórico-conceitual oriundo dos pensamentos e das obras de Pierre Bourdieu, Sandra Jatahy Pesavento, Zygmunt Bauman, Theodor Adorno, Jean-Claude Bernardet, Fernando Mascarello, Leif Furharmmar e Folke Isaksson. Palavras-chave: romantização; cinema; educação; violência simbólica.
-
ItemBrincadeira de criança, como é bom! A influência do brincar para a construção da identidade infantil(Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Laryssa Corrêa Santana ; Dra. Patricia Maria Barbosa Jorge Sparvoli CostaO brincar é um direito fundamental à infância, parte inerente ao desenvolvimento infantil que contribui para a formação integral do ser humano, efetivando-se por uma diversidade de experiências e momentos que oportunizem o desenvolvimento integral da criança ao longo da Educação Infantil. Por isso, o presente trabalho, realizado em uma creche filantrópica de uma cidade do interior de São Paulo, objetivou investigar de que forma o brincar pode contribuir para a construção da identidade infantil, mais especificamente, em uma turma de crianças de três a quatro anos de uma creche filantrópica no interior paulista. À vista disso, buscou-se (i) identificar a contribuição do brincar para o desenvolvimento integral na infância; (ii) analisar como os documentos oficiais para a educação infantil compreendem o papel do brincar e (iii) investigar o papel das brincadeiras infantis na construção da identidade das crianças de três a quatro anos de idade. Em síntese, esta pesquisa resulta-se, à luz da Teoria Histórico-Cultural, na confirmação das hipóteses levantadas de que o brincar influencia diretamente na construção da identidade infantil e, se essas práticas forem ressignificadas utilizando o planejamento das brincadeiras como estratégia no processo de ensino e aprendizagem, poderão ser promissoras para o desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. Nessa perspectiva, espera-se que esta pesquisa propicie fundamentos para se pensar em metodologias que contemplem uma diversidade de trabalhos pautados no brincar como precursor do desenvolvimento integral na infância, tendo nos jogos, brinquedos e brincadeiras sua potencialidade. Palavras-chave: brincar; BNCC; RCNEI.
-
ItemO uso das TDICs na educação: contribuições para a aprendizagem da criança da educação infantil(Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Maria Fernanda Bonello Alexandre ; Thauane Ferreira Sorrini ; Me. Inês Aparecida Bolandin MarcominiO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetiva investigar como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TDICs) podem contribuir enquanto estratégia para o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Essas ferramentas são potentes no que se refere à inserção dessas crianças no universo tecnológico, bem como contribui para que vivam em um mundo em constante evolução. O presente estudo adota uma abordagem metodológica que combina a pesquisa bibliográfica e a pesquisa qualitativa. Ao se centrar em Tecnologias de Informação e Comunicação (TDICs) na Educação Infantil, o trabalho busca responder com o objetivo geral: Analisar como as TDICs podem potencializar e ressignificar o aprendizado na Educação Infantil. Além de, abordar a alfabetização digital e o desenvolvimento da criatividade, levando em conta que se está numa sociedade cada vez mais conectada. Este estudo trata, também, da importância de equilibrar o uso das TDICs com outras atividades fundamentais para o desenvolvimento infantil, incluindo interação social e o crescimento emocional e cognitivo. Por fim, é discutido o quanto é essencial a formação de educadores para a utilização eficaz das TDICs na sala de aula e como eles desempenham um papel determinante na orientação dos alunos para um uso responsável da tecnologia. Palavras-chave: TDICs; crianças pequenas; educação infantil; tecnologia na educação.
-
ItemA importância da inclusão no ensino e aprendizagem da criança com TDAH(Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Carolina Sousa Castro ; Gabriele Ferreira de Sousa Queiroz ; Dra. Aline Patrícia Campos Tolentino de LimaNeste estudo buscou-se discutir sobre a importância da inclusão da criança com TDAH – Transtorno de Déficit de atenção e hiperatividade, no processo de ensino e aprendizagem na escola. O objetivo geral deste estudo foi refletir sobre como as ações pedagógicas inclusivas contribuem para o processo do ensino e da aprendizagem da criança com TDAH. A fundamentação teórica para a discussão foi a Psicologia Histórico-Cultural, entende-se que a criança no seu processo de desenvolvimento dentro do contexto escolar o professor tem um papel essencial de mediação, nesse sentido se faz necessário o reconhecimento de suas habilidades e não apenas de suas dificuldades. Este estudo trata-se de um relato de experiência que utilizou como recurso metodológico o autorrelato em que as autoras, ambas com diagnóstico de TDAH, descreveram suas experiências em relação ao processo escolar. Como considerações finais pode-se dizer que em relação ao sucesso da aprendizagem dos alunos está associado a quando o talento e suas habilidades são evidenciados e valorizados, as dificuldades e limitações também são reconhecidas neste processo, porém não podem restringir e limitar o processo de ensino de cada criança. Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); Inclusão escolar; Processo de ensino e aprendizagem.
-
ItemHomeschooling e o direito à educação: uma revisão integrativa sobre o tema(Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Lettícia Martins Meireles ; Lívia Sciarretta Carvalho ; Me. Marília Ferranti Marques ScorzoniO direito à educação, amparado pela Constituição Federal, estabelece o dever do Estado em proporcionar educação para todas as crianças. O homeschooling, conhecido como educação domiciliar, tem ganhado adeptos, à medida que algumas famílias optam por esse modelo, considerando a escola tradicional inadequada para seus filhos. Essa prática, embora crescente em diversos países, surte preocupações quanto aos direitos à educação, qualidade do ensino e interação social das crianças. Neste trabalho, conduziu-se uma revisão integrativa da literatura acerca do homeschooling, examinando o perfil das famílias adeptas e as motivações e desafios enfrentados. Embora ainda pouco comum no Brasil, o homeschooling tem tido maior procura e adesão mesmo sem regulamentação. A análise dos artigos indica que a maioria das famílias que escolhem o ensino domiciliar o fazem por motivos morais e religiosos. No entanto, foi igualmente evidenciado que essa prática pode impactar os direitos educacionais das crianças e prejudicar sua socialização. Palavras-chave: Homeschooling, Educação Domiciliar, Direito à Educação.