Este trabalho pretende compreender de que maneira projetos de educomunicação impactam as
comunidades onde estão inseridos e, de maneira mais ampla, perceber quais as possibilidades
de ação social promovidas por essas iniciativas. A partir desse objetivo de pesquisa foi realizada
uma a pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se da pesquisa exploratória na internet
sobre projetos de educomunicação, que trabalham com jovens em áreas marginalizadas e/ou
escolas públicas. A partir desta pesquisa, a Organização Social Viração foi selecionada como
objeto de estudo, com análise dos materiais e atividades promovidos pela iniciativa de
Educomunicação. O corpus da pesquisa inclui os produtos midiáticos e jornalísticos: Agência
Jovem de Notícias, Revista Viração e o robô virtual U-Report. Para análise foram utilizados
seis critérios: público-alvo, formato, recorrência, número de edições, desenvolvimento e
amostra do produto. A análise final traça comparativos e pontos de protagonismo e destaque
entre os projetos analisados e seus impactos na juventude.
Palavras-chave: Educomunicação. Educação. ONG Viração.