Graduação (Comunicação Social – com habilitação em Jornalismo)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação (Comunicação Social – com habilitação em Jornalismo) por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemA migração dos jornalistas para as agências publicitárias: novos campos de trabalho(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-12) Nathalia Maria Pereira Bovi ; Carmen Silvia Porto Brunialti JustoApós a chegada dos primeiros computadores e suas constantes evoluções, algumas ações do homem foram substituídas pelas máquinas e, em outros momentos, elas passaram a ser o braço direito das profissões. Dentre as áreas que foram impactadas pelo avanço da tecnologia está o Jornalismo, que teve sua mão-de-obra deslocada para outras funções, incluindo algumas atividades publicitárias. Com o incremento das mídias digitais, ocorreu um aumento na produção de conteúdo (textos) para sites, blogs e redes sociais, o que acabou por favorecer o trabalho do Jornalismo. É nesse contexto que surgem oportunidades de trabalho em outros espaços que não são os tradicionais do Jornalismo, cujo tema será objeto deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para discorrer sobre o assunto, a metodologia se deu a partir de pesquisas bibliográficas, que abordam a cibercultura, convergência de mídias e o jornalismo digital, além de entrevistas com jornalistas que já migraram para o universo publicitário, residentes na cidade de Ribeirão Preto, SP. A conclusão aponta para uma aproximação cada vez maior dos jornalistas da prática publicitária, mas que também colabora para o desenvolvimento do trabalho de assessoria de imprensa por meio das mídias digitais. Palavras-chave: Jornalismo digital. Convergência de mídias. Produção jornalística. Comunicação.
-
ItemA mudança do perfil do jornalista correspondente internacional: presença feminina na profissão(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Maria Eduarda Cubas Gervásio ; Me. Belisa Brião FigueiróEste trabalho teve como objetivo compreender a atuação do jornalista como correspondente internacional e como a presença feminina nessa posição cresceu nos últimos anos. Para isso, foi utilizada como metodologia a pesquisa exploratória com três frentes: revisão bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas. Na revisão bibliográfica e pesquisa documental, foi feito um levantamento usando como base artigos e livros sobre o assunto correspondência internacional para trazer um embasamento teórico e histórico sobre a origem da editoria, quais as atribuições do profissional e como se difere da cobertura feita pelas agências de notícias internacionais. Essa técnica também foi usada para entender e explicar o conceito de multimídia e jornalismo não-linear, que são as bases do desenvolvimento do produto gerado: um site multimídia com materiais em formato de áudio, texto e infográfico. Foram feitas entrevistas com quatro jornalistas mulheres, de regiões e meios de comunicação diferentes, com o objetivo de compreender a prática, como é o dia a dia das jornalistas correspondentes internacionais e quais são as dificuldades encontradas por elas no exercício da profissão pelo fato de elas serem mulheres. As jornalistas versaram sobre a concepção e análise que possuem do aumento de mulheres ocupando a posição de correspondente internacional. Para embasamento do produto foram escritos cinco capítulos. No primeiro, são examinados os conceitos que envolvem a editoria internacional e do correspondente internacional. No segundo, foram expostos conceitos de multimídia e jornalismo não-linear. No terceiro capítulo, é explicado como foi desenvolvido o layout do site produzido como produto do projeto. No quarto e quinto, são disponibilizados os perfis das jornalistas e o roteiro usado nas entrevistas. Por meio deste trabalho, foi possível verificar que o jornalista correspondente internacional desenvolve diferentes funções quando está atuando no exterior e como a produção em multimídia é uma boa escolha para a divulgação do material produzido por esses profissionais. Também foi possível verificar como cresceu o número de mulheres que hoje ocupam o cargo de correspondente internacional. Palavras-chave: Correspondente internacional. Rede Globo. GloboNews. CNN Brasil. BBC Brasil.
-
ItemAnálise da representação das minorias políticas e/ou sociais muçulmanas na série Bodyguard(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-12) Tasnim Khaled Ibrahim Ayad ; Wlaumir Doniseti De SouzaNos últimos anos a discussão sobre a representatividade das minorias sociais em filmes e séries vem ganhando cada vez mais espaço. Afinal, por serem considerados o "padrão da humanidade", o que mais vemos nos meios de comunicação são as representações daqueles que se encaixam nos chamados grupos dominantes, de modo que as minorias sociais acabam sendo excluídas. Tal exclusão das narrativas culturais acaba reforçando a dominância dos padrões já existentes e apagando a pluralidade existente na nossa sociedade, diminuindo sua importância. Pensando nisso, este trabalho tem como objetivo estudar a forma como os muçulmanos são representados em séries e filmes. Para isso, foi realizada uma análise da primeira temporada da série britânica "Bodyguard", que estreou em 2018. Para fazer essa análise foram selecionados livros e artigos acadêmicos que tratassem da questão de identidade, cultura e estereótipos; também foi necessário realizar um estudo acerca da história dos povos árabes e muçulmanos, afim de entender um pouco mais sobre sua cultura e de onde surgem os elementos que frequentemente são utilizados por outros povos para caracterizá-los. A partir desses binômios algumas cenas da série passaram a ser analisadas com o intuito de saber se eram usados estereótipos para expressar a identidade cultural e identitária dos muçulmanos. Espera-se que este trabalho mostre que a importância da representatividade no âmbito cultural e que a representação negativa das minorias pode ser prejudicial, uma vez que reforça estereótipos. Palavras-chaves: Árabes. Muçulmanos. Estereótipos.
-
ItemAs dificuldades do jornalismo de TV na era digital: uma websérie para o canal no YouTube "Papo com Juliano"(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Juliano Batista Gonçalves da Silva ; Me. Jéssica de Amorim BarbosaO advento da internet proporciona a celeridade de informações e consequentemente, adaptação na vida de algumas profissões, dentre elas o jornalismo de tv. O tema deste trabalho foi escolhido para buscar compreender como tal veículo de comunicação está se adaptando frente às novas tecnologias. Neste trabalho de conclusão de curso (TCC), procura-se por meio de entrevista com profissionais atuantes no mercado de trabalho, entender como esses fatores tecnológicos impactaram na rotina de trabalho, como por exemplo, as notícias falsas e agressão aos jornais e seus funcionários além da participação direta do público por meio das redes sociais com envio de denúncias. Outro fator destacado neste produto por meio das jornalistas é o fator audiência e como a televisão tem se reinventado para não perder seu espaço para os aparelhos digitais. Como observamos, alguns fatores influenciam para o desenvolvimento do trabalho dos profissionais dentro e fora das redações, impactando também na forma da informação. Palavras-chave: Jornalismo. Televisão. Websérie.
-
ItemCaso Eloá Pimentel: entre a notícia e o espetáculo(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Anna Clara Carvalho ; Dra. Marilda Franco de MouraA análise do jornalismo sensacionalista é um grande exemplo do avanço do processo de comunicação desde os primórdios da humanidade. Esse trabalho tem como objetivo apresentar os aspectos sensacionalistas do caso Eloá Pimentel, uma jovem de quinze anos que foi sequestrada por seu ex namorado, Lindemberg Alves, 22 anos, e passou seus últimos dias em um dos maiores casos de cárceres da história jornalística, totalizando mais de 100 horas de sequestro. Eloá,sequestrada junto com sua amiga NayaraRodrigues viveu um verdadeiro terror frente a seu maior inimigo e à especulação midiática. A função deste estudo é de verificar a forma como a mídia abordou as atitudes policiais deste caso, as falhas da imprensa e o comportamento desenfreado pela informação desastrosa. Também busca-se compreender o motivo pelo qual esse aspecto noticioso chama tanto a atenção da sociedade e faz com que os holofotes sejam todos guiados a esse tipo de notícia. Palavras-chave: Sensacionalismo. Jornalismo Investigativo. Sequestro. Eloá Pimentel.
-
ItemCobertura das eleições de 2018: uma análise nos portais Estadão e Folha de S. Paulo(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-12) Josiele Tainá Batista ; Gabriella Zauith Leite LopesEste estudo tem como objetivo analisar as reportagens divulgadas pelos jornais on line Folha de S.Paulo e Estadão nas vésperas dos dias das eleições de 2018, no primeiro e no segundo turno, avaliado de acordo com critérios da Teoria Newsmaking.O período das eleições de 2018 teve grande destaque na mídia e foi um marco na história da política brasileira, portanto, a importância de abordar como a imprensa reagiu a este momento é de grande relevância para o meio jornalístico. Passando pelos conceitos do jornalismo investigativo e político, liberdade de expressão, liberdade de imprensa e ética, este trabalho foi realizado por meio de pesquisas bibliográfica e documental. A coleta de dados foi realizada entre maio e junho de 2020,dos dias 6/10/2018 e 27/10/2018, concluindo um corpus de 54 matérias, sendo 28 dojornal Estadão, e 26 da Folha. Os dados foram tabulados em uma planilha contendo os critérios como data, portal, título, autoria, gênero, tema, fontes de informação e link.A análise do trabalho se resumiu em duas etapas: I) análise quantitativa presente nosdados da planilha: número de matérias; gênero informativo e opinativo; temáticas; e fontes de informação; II) análise segundo a teoria Newsmaking usando critérios de noticiabilidade como valores-notícia: 1) hierarquia; 2) impacto na sociedade; 3) envolvimento de pessoas; e 4) relevância. Dentre as informações divulgadas, destaque uma grande “campanha de desinformação”, como foram com as fake News,que dominaram o país e o mundo. Compreender o impacto que essas situações causaram no jornalismo contribui para clarear o propósito da profissão: levar fatos apurados ao público e fazer com que a verdade prevaleça. Palavras-chaves: Eleições 2018. Folha de S.Paulo. Estadão. Newsmaking
-
ItemCobertura fotográfica: final do campeonato municipal de futebol de várzea em Brodowski - SP(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Amarildo Cesar de Castro Pizzi ; Dr. Jefferson Alves BarcellosO objetivo deste trabalho foi mostrar por meio de fotografias, como o futebol de várzea é importante na cidade de Brodowski e através delas entender como o fotojornalismo pode traduzir em formas visuais a emoção de torcedores e jogadores. Para isso foi necessário entender, a partir de fontes bibliográficas a história do futebol no país, desde quando era permitido apenas a membros da elite até o momento em que ele se popularizou entre as classes mais pobres. A utilização do método foi experimental, pois além da pesquisa aplicada na parte teórica, atuei também na construção prática do processo. O corpus deste trabalho é a final do campeonato municipal de futebol de campo de Brodowski, que aconteceu em dezembro de 2019. O campeonato foi o último disputado desde então, devido a pandemia de covid-19 que assola o país desde março de 2020. Palavras-chave: Futebol. Futebol de várzea. Fotojornalismo. Fotografia. Documentar.
-
ItemEducomunicação para os direitos humanos: análise da ONG Viração como iniciativa de mobilização social para a juventude(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Mayla Shiva Gribl Souza ; Dra. Gabriella Zauith Leite LopesEste trabalho pretende compreender de que maneira projetos de educomunicação impactam as comunidades onde estão inseridos e, de maneira mais ampla, perceber quais as possibilidades de ação social promovidas por essas iniciativas. A partir desse objetivo de pesquisa foi realizada uma a pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se da pesquisa exploratória na internet sobre projetos de educomunicação, que trabalham com jovens em áreas marginalizadas e/ou escolas públicas. A partir desta pesquisa, a Organização Social Viração foi selecionada como objeto de estudo, com análise dos materiais e atividades promovidos pela iniciativa de Educomunicação. O corpus da pesquisa inclui os produtos midiáticos e jornalísticos: Agência Jovem de Notícias, Revista Viração e o robô virtual U-Report. Para análise foram utilizados seis critérios: público-alvo, formato, recorrência, número de edições, desenvolvimento e amostra do produto. A análise final traça comparativos e pontos de protagonismo e destaque entre os projetos analisados e seus impactos na juventude. Palavras-chave: Educomunicação. Educação. ONG Viração.
-
ItemO ingresso do repórter no jornalismo investigativo: o caso do Profissão Repórter(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Jamiele Cavalcante ; Me. Belisa Brião FigueiróEste trabalho teve o objetivo de entender o início da carreira de jovens repórteresno jornalismo investigativo, com base no programa Profissão Repórter, da RedeGlobo, por meio da produção de um podcast. Para isso, utilizamos o método depesquisa experimental, sendo uma das técnicas a revisão bibliográfica. Dessa forma, entrevistamos repórteres, cinegrafistas e a chefe de reportagem doprograma a fim de saber quais as maiores dificuldades dos jovens jornalistas emproduzir matérias, como foi o começo deles trabalhando com o formato investigativo e como funciona a produção do programa. Entrevistamos também o jornalista, João Borda que falou sobre a importância do jornalismo investigativoe sua experiência na carreira. A escolha do tema jornalismo investigativo se deupela importância do formato integrar todas as editorias de um jornal, onde sua principal função é apurar e divulgar informações que sejam de interesse público,trabalho que é desempenhado pelo repórter investigativo. Para embasamento do nosso produto desenvolvemos este relatório de três capítulos: no primeiro capítulo, abordamos sobre origem e características do podcast e sua relação com o radiojornalismo. No segundo capítulo, introduzimos o jornalismo investigativo, suas diferenças como gênero jornalístico e importância. Já o terceiro capítulo traz o roteiro do Podinvestigar com as perguntas para os entrevistados. Palavras-chave: Jornalismo Investigativo. Jornalismo. Podcast. Profissão Repórter.
-
ItemO ingresso do repórter no jornalismo investigativo: o caso do Profissão Repórter(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Layne Grazielli dos Santos Mauricio ; Me. Belisa Brião FigueiróEste trabalho teve o objetivo de entender o início da carreira de jovens repórteres no jornalismo investigativo, com base no programa Profissão Repórter, da Rede Globo, por meio da produção de um podcast. Para isso, utilizamos o método de pesquisa experimental, sendo uma das técnicas a revisão bibliográfica. Dessa forma, entrevistamos repórteres, cinegrafistas e a chefe de reportagem do programa a fim de saber quais as maiores dificuldades dos jovens jornalistas em produzir matérias, como foi o começo deles trabalhando com o formato investigativo e como funciona a produção do programa. Entrevistamos também o jornalista, João Carlos Borda que falou sobre a importância do jornalismo investigativo e sua experiência na carreira. A escolha do tema jornalismo investigativo se deu pela importância do formato integrar todas as editorias de um jornal, onde sua principal função é apurar e divulgar informações que sejam de interesse público, trabalho que é desempenhado pelo repórter investigativo. Para embasamento do nosso produto desenvolvemos este relatório de três capítulos: no primeiro capítulo, abordamos sobre origem e características do podcast e sua relação com o radiojornalismo. No segundo capítulo, introduzimos o jornalismo investigativo, suas diferenças como gênero jornalístico e importância. Já o terceiro capítulo traz o roteiro do Podinvestigar com as perguntas para os entrevistados. Palavras-chave: Jornalismo Investigativo. Jornalismo. Podcast. Profissão Repórter. TV Globo.
-
ItemProjeção: projeto gráfico de uma revista cultural(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Samuel Henrique Gallo Deleguide ; Me. Márcio HuertasO jornalismo cultural é uma das áreas de maior leitura da modernidade. No entanto, nos últimos anos se tornou escravo das agendas artísticas e culturais. É muito comum vermos matérias relacionadas a estreias de novos filmes e séries, lançamentos musicais e literários, vendas de ingressos para peças teatrais e shows, onde o factual se torna obrigatório para que exista uma notícia no âmbito cultural na grande mídia. Dessa forma, viu-se a oportunidade de criar um produto que pudesse apresentar um conteúdo mais variado e independente sobre assuntos relacionados à cultura, e com um desafio ainda maior por se tratar de uma das áreas mais atingidas pela pandemia do novo coronavírus (covid-19). A decisão mais viável foi a criação de uma revista impressa, uma vez que não existe nenhum material deste tipo voltado exclusivamenteà arte, cultura e entretenimento na Região Metropolitana de Ribeirão Preto (SP). Intitulada Projeção, essa revista apresenta elementos gráficos que unem o design com o jornalismo, dando ainda mais prazer à leitura e uma nova sensibilidade e cuidado com o tema abordado. Palavras-chave: Jornalismo cultural. Cultura. Revista.
-
ItemSubjetividade na repercussão do conteúdo jornalístico: reportagem "Mulheres trans enfrentam preconceito, abandono e violência"(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Maria Caroline Francisco ; Dra. Marilda Franco de MouraA função do jornalismo é formar, informar e transformar a sociedade. A repercussão de uma matéria jornalística pode se desencadear de maneira positiva ou negativa, a partir da forma como as pessoas interpretam o conteúdo retratado. Sendo assim, é possível perceber que a subjetividade dessas interpretações recebe o impacto da atuação dos profissionais da área em questão. Nesse sentido, esta pesquisa analisa uma reportagem transmitida pela Rede Globo e que foi palco de uma repercussão que corrobora a influência da subjetividade nessa questão. A metodologia utilizada é o estudo de caso a partir da análise da reportagem, conduzida pelo Dr. Dráuzio Varella, com o tema “Mulheres trans enfrentam preconceito, abandono e violência” e o pronunciamento feito pelo médico após a repercussão da matéria em questão. Contudo, espera-se mostrar a eficácia da atuação profissional dos jornalistas sobre essa perspectiva. Palavras chave: Formar. Informar. Transformar. Repercussão. Subjetividade.
-
ItemValores-notícia em seis reportagens da revista quatro rodas durante a suspensão da importação de automóveis no Brasil (1976-1990)(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Álvaro Spagnol Momenso Junior ; Me. José Antonio BonatoO Jornalismo especializado em automóveis, ou somente jornalismo automotivo, é uma das diversas variedades de jornalismo especializado. Durante toda a sua história, este nicho ajudou entusiastas na manutenção de sua paixão e leigos a escolherem o próximo veículo que manteriam na sua garagem. Do ponto de vista teórico, os valores-notícia podem estar presentes em qualquer matéria jornalística, em maior ou menor quantidade. Neste trabalho, foram verificados quais os valores mais estiveram presentes nas matérias produzidas no momento mais crítico do jornalismo automotivo brasileiro: a suspensão de importação de veículos, de 1976 a 1990, utilizando os estudos de Nelson Traquina (2005) com a adaptação feita por Sérgio Quintanilha (2019). Nesta análise, os principais valores notícias encontrados foram a novidadenos critérios substantivos e visualidade nos critérios contextuais, com quatro e seis identificações, respectivamente. Das seis matérias analisadas a que possui a maior quantidade de valores-notícia é a edição nº 339 de outubro de 1988, com seis critérios, entre substantivos e contextuais. Com a utilização de método dedutivo e qualitativo, as fontes desta pesquisa são bibliográficas e documentais, pois o corpus deste trabalho são edições da revista Quatro Rodas, do período especificado (1976-1990). Os materiais foram colhidos junto ao colecionador Hernani Dias, que mantém seu acervo há 30 anos e disponibiliza as capas dos seus exemplares em sua página na rede social Instagram “@capas_revista_quatro_rodas”. Palavras-chave: Quatro Rodas. Jornalismo automotivo. Automobilismo. Valores-notícia. Economia.