(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12)
Samuel Henrique Gallo Deleguide; Me. Márcio Huertas
O jornalismo cultural é uma das áreas de maior leitura da modernidade. No entanto,
nos últimos anos se tornou escravo das agendas artísticas e culturais. É muito comum
vermos matérias relacionadas a estreias de novos filmes e séries, lançamentos
musicais e literários, vendas de ingressos para peças teatrais e shows, onde o factual
se torna obrigatório para que exista uma notícia no âmbito cultural na grande mídia.
Dessa forma, viu-se a oportunidade de criar um produto que pudesse apresentar um
conteúdo mais variado e independente sobre assuntos relacionados à cultura, e com
um desafio ainda maior por se tratar de uma das áreas mais atingidas pela pandemia
do novo coronavírus (covid-19). A decisão mais viável foi a criação de uma revista
impressa, uma vez que não existe nenhum material deste tipo voltado
exclusivamenteà arte, cultura e entretenimento na Região Metropolitana de Ribeirão
Preto (SP). Intitulada Projeção, essa revista apresenta elementos gráficos que unem
o design com o jornalismo, dando ainda mais prazer à leitura e uma nova
sensibilidade e cuidado com o tema abordado.
Palavras-chave: Jornalismo cultural. Cultura. Revista.