(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10)
Ana Julia Mathias; Thauana Borges Merxam; Orientador: Prof. Dr. André Luiz Alselmi
Este trabalho tem como objetivo analisar a obra Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis, a partir da premissa de que o narrador manipulador e a ausência da voz feminina desconstroem a certeza do adultério e, consequentemente, não permitem ao leitor concluir que Capitu traiu Bentinho. O estudo foi realizado a partir de leituras de livros, teses, dissertações e artigos que analisam a obra. Inicialmente, foram apresentados alguns fatos sobre o autor da obra, Machado de Assis, e sua relação com o movimento realista. Posteriormente, foi desenvolvida uma análise da obra em seus aspectos narrativos, focalizando o papel do narrador no enredo, em relação à questão do adultério e às ambiguidades e às lacunas presentes nela. Ao analisar esses aspectos, tivemos o objetivo de demonstrar que Bento Santiago é um narrador manipulador e, não é confiável. Assim, para se chegar a uma conclusão assertiva sobre o adultério, a voz da figura feminina é um fator indispensável.
Palavras-Chaves: Dom Casmurro. Machado de Assis. Literatura Brasileira