Graduação (Letras)
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ItemO homoerotismo nos contos de Caio Fernando Abreu(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Mario Sérgio Nunes de Oliveira ; Orientador: Prof. Dr. André Luiz AlselmiA partir da narrativa curta de Caio Fernando Abreu, esta pesquisa analisa aspectos correspondentes às identidades das personagens homoeróticas, que fazem parte de um grupo social marginalizado no campo literário. Com isso, a pesquisa tem a finalidade de verificar de que forma as identidades das personagens homoeróticas se estabelecem nos contos do autor, a partir da relação que existe entre o eu (personagens) e os outros (o contexto social). Com esse trabalho, pretende-se pôr em foco um grupo que por muito tempo foi — e ainda é — periférico no campo literário, analisando de que maneira essas personagens são tratadas ao longo da produção literária do escritor. Como corpus, foram escolhidos os contos A Paixão Segundo o Entendimento (1970), O Afogado (1975), Holocausto (1977), Caçada (1977), Terça feira Gorda (1982) e Linda, Uma História Horrível (1988). Essa seleção, além de tratar da temática do homoerotismo de forma mais explícita, foi escolhida levando em consideração aspectos que envolvessem diferentes focos narrativos em diferentes fases de produção do autor. Para a realização da pesquisa, foram realizadas leituras e fichamentos de textos como monografias, dissertações, teses e livros sobre o autor e sua obra. Na sequência, foi feita a aplicação da teoria ao corpus, na análise dos contos. Ao final das análises, verificou-se, também, dentro da relação que existe entre as personagens e o meio social, as formas de liberdades e tentativas de liberdades das personagens que, por vezes, são passíveis de violação. Nos contos, o conceito de liberdade é construído quando as personagens tentam assumir suas identidades. Essa existência, muitas vezes, desenvolve-se no silêncio que permeia as narrativas, impedindo-as de existirem, contendo-as em “armários sociais”. Palavras-chave: Caio Fernando Abreu. Literatura Brasileira Contemporânea. Conto. Homossexualidade.
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ItemAs vozes femininas em "Drácula", de Bram Stoker(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Juliana Donatti ; Larissa Cristino Torraca ; Sabrina Golfeto de FreitaO presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar a presença das vozes femininas na obra Drácula, de Bram Stoker (2015), publicado pela primeira vez em 1897, tanto no que se refere aos estereótipos da mulher vitoriana quanto à quebra deles. A contextualização teórica do trabalho será feita por meio das obras de Massaud Moisés (2012) e de H. P. Lovecraft (2007) quanto à teoria do romance e do gótico, respectivamente, os teóricos Burgess (1999) e Silva (2006) são as referências para analisar o contexto da sociedade inglesa no período vitoriano. Além disso, obras de autoras feministas se fazem igualmente importantes, como as escritoras Virginia Woolf (2014) e Simone de Beauvoir (2016), a fim de se analisar o papel da mulher na sociedade e sua evolução no decorrer dos anos. O trabalho apresenta os três tipos de mulheres existentes na obra e como eles se contrapõem entre si e em relação ao papel masculino, demonstrando o significado que cada uma tem por trás da sua personagem, e para este estudo, foi usado o livro organizado por Araújo, Almeida e Beccari (2019). Por fim, faz-se uma análise da influência de Drácula na contemporaneidade e de como as mulheres do romance também influenciaram obras mais recentes, ressaltando como a história do vampiro se tornou um clássico da literatura mundial. Palavras-chave: Drácula. Bram Stoker. Gótico. Vozes femininas. Vampiro.
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ItemO narrador manipulador em "Dom Casmurro": a ausência da voz feminina(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Ana Julia Mathias ; Thauana Borges Merxam ; Orientador: Prof. Dr. André Luiz AlselmiEste trabalho tem como objetivo analisar a obra Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis, a partir da premissa de que o narrador manipulador e a ausência da voz feminina desconstroem a certeza do adultério e, consequentemente, não permitem ao leitor concluir que Capitu traiu Bentinho. O estudo foi realizado a partir de leituras de livros, teses, dissertações e artigos que analisam a obra. Inicialmente, foram apresentados alguns fatos sobre o autor da obra, Machado de Assis, e sua relação com o movimento realista. Posteriormente, foi desenvolvida uma análise da obra em seus aspectos narrativos, focalizando o papel do narrador no enredo, em relação à questão do adultério e às ambiguidades e às lacunas presentes nela. Ao analisar esses aspectos, tivemos o objetivo de demonstrar que Bento Santiago é um narrador manipulador e, não é confiável. Assim, para se chegar a uma conclusão assertiva sobre o adultério, a voz da figura feminina é um fator indispensável. Palavras-Chaves: Dom Casmurro. Machado de Assis. Literatura Brasileira
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Item“Vai namorar comigo sim”: incitação à violência contra a mulher em músicas sertanejas pela ótica da análise do discurso(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Higor Augusto Ferreira Pena ; Orientador: Prof. Me. Rafael de Almeida Arruda FelixPor meio da análise das músicas do gênero sertanejo, pretende-se identificar a incitação da violência contra a mulher nos discursos reproduzidos por homens e qual a motivação para que seja efetivado, levando em consideração o contexto social da mulher. Pensando na luta feminina para ocupar seu espaço na sociedade e na arte como representação da realidade, é importante analisar sua imagem, atribuída pelo homem, a fim de refletir sobre a violência que, muitas vezes, é implícita. Para que o objetivo seja alcançado, é feito um levantamento do papel histórico da mulher na sociedade, considerando as leis que foram sancionadas para as resguardarem contra a violência como, por exemplo, a lei Maria da Penha. Entretanto, mesmo que tal violência tenha-se tornado crime, estes discursos são normalizados nas músicas. Considerando o processo de evolução social e mudanças temáticas, pode-se perceber como a questão sócio-histórico-ideológica influenciou os cantores sertanejos, que em sua maioria são assumidamente heterossexuais, a reproduzirem tais discursos depreciativos, tendo, como consequência, a normalização e romantização da violência. Para isso, como fundamentação teórica, foi utilizada a Análise do Discurso, de linha francesa, seguindo a perspectiva de Eni Orlandi (2015) e Claudemar Alves Fernandes (2008) e os conceitos por eles definidos de Discurso, Ideologia, Sentido, Sujeito, Polifonia, Formação Discursiva, Paráfrase, Polissemia e Concepção sócio-histórico-ideológica. Esse campo teórico nos permite refletir sobre o homem na sociedade e seu contexto histórico, por meio dos discursos em enunciação, permitindo um olhar crítico e histórico das letras de músicas sertanejas. Foram analisadas nove músicas contrastando o tema que cada fase trouxe e pôde-se perceber que no Sertanejo Universitário, por abordar relacionamentos e, frequentemente, com a mulher condicionada a ser submissa, houve uma predominância da temática violenta. Palavras-chave: Violência contra a mulher. Música Sertaneja. Análise do Discurso
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ItemAs personagens femininas e o grotesco na dramaturgia rodrigueana: uma análise comparativa das peças "Vestido de noiva" (1943) e "Valsa nº 6" (1951)(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Ana Luz Mira Messias ; Orientadora: Prof.ª Me. Elaine Christina MotaEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a construção psicológica das protagonistas de Vestido de Noiva (1943) e Valsa N.º 6 (1951), Alaíde e Sônia, respectivamente, e a estruturação dos elementos grotescos na conjuntura de pós-morte presente em ambas as obras de Nelson Rodrigues (1912 - 1980). A penetração psicológica das personagens potencializa a denúncia às mazelas sociais brasileiras e desenvolve uma espécie de psicanálise literária voltada para o subúrbio e a burguesia carioca da segunda metade do século XX. Os ensaios do crítico teatral Sábato Magaldi foram essenciais para explorar o território da criação dramática moderna e compreender o mérito da dramaturgia de Nelson Rodrigues não somente na história do teatro brasileiro, como também em toda literatura nacional. Para o embasamento teórico da avaliação crítica dos elementos grotescos presentes nas obras analisadas, foram usados os conceitos do grotesco em contraponto ao sublime, de Victor Hugo, o grotesco como instrumento de estranhamento, de Kayser, e o que Sodré & Paiva vão denominar de grotesco chocante e crítico. Utilizando também como base teórica os estudos de Tania Franco Carvalhal, esta pesquisa propõe uma análise comparativa da analogia intratextual presente em Valsa N.º 6 - único monólogo rodrigueano escrito oito anos após o sucesso de Vestido de Noiva. É por meio da intratextualidade que o autor cria uma conexão dialógica interna entre as duas peças psicológicas, no que tange à proximidade textual e temática dos textos supramencionados. Vale ressaltar que esta análise adota a concepção do texto dramático como uma expressão literária e não como representação teatral, levando em consideração que, para colocar a última em prática, seria necessário avaliar os dramas no âmbito da teatralidade, probabilidade e representabilidade – aspectos que extrapolam o universo literário, segundo Massaud Moisés. Deve-se levar em consideração a relevância dessa pesquisa, uma vez que Vestido de Noiva é responsável pelo surgimento do Modernismo no teatro nacional, ao mesclar unidades realistas com expressionistas, tal como acontece em Valsa N.º 6. Palavras-chave: Nelson Rodrigues. Vestido de Noiva. Valsa Nº 6. Grotesco. Dramaturgia brasileira.
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ItemAs personagens femininas em o Conto da Aia: uma análise intersemiótica(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Camila Cristina Jeronimo ; Orientadora: Prof.ª Me. Elaine Christina MotaEste trabalho de conclusão de curso tem o intuito de analisar e comparar a obra O conto da Aia, de Margaret Atwood, com a produção seriada de mesmo nome desenvolvida pelo canal de streaming Hulu. A comparação entre obra literária e produção televisiva foi desenvolvida com base nas teorias referentes à tradução intersemiótica, que, em termos simples, é a tradução de um tipo de semiose (o livro de Atwood) para outro tipo de semiose (a série de TV). Tanto o texto original quanto a adaptação vêm tendo grande impacto midiático e conquistando inúmeros fãs nos últimos 4 anos, demonstrando que os temas abordados em ambos os objetos e os debates incitados por eles são atuais e relevantes e que cresce cada vez mais o interesse público por esse tipo de conteúdo. Sendo assim, este estudo tem enfoque nas personagens femininas de ambos os objetos com o objetivo de observar como foi feita essa tradução e a intencionalidade por trás dela. Palavras chaves: Literatura. Tradução Intersemiótica. O Conto da Aia. Série de TV.
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ItemAs vozes femininas de Camelot: o papel literário das mulheres nas obras "A Demanda do Santo Graal", organizado por Heitor Megale, e "As Brumas de Avalon", de Marion Zimmer Bradley(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Rosane Dover Araújo ; Orientadora: Prof.ª Me. Elaine Christina MotaO objetivo deste trabalho de conclusão de curso é comparar e compreender o papel literário das mulheres nas histórias arturianas de dois períodos literários distintos: medieval e contemporâneo. Este estudo é respaldado, principalmente, pela intertextualidade, na comparação das vozes femininas na obra medieval portuguesa A Demanda do Santo Graal, edição organizada por Heitor Megale, publicada em 2008, e na quadrilogia norte-americana contemporânea As Brumas de Avalon, publicada no Brasil em 1983. A literatura comparada, assim como a paródia, introduz-se neste estudo para fundamentar não só a interação ocorrida entre as duas obras analisadas, compondo-se do mesmo tema, os mitos arturianos, como também as transformações que ocorreram devido à escrita em períodos literários e sociais distintos. Visa-se, então, buscar a interpretação do silêncio imposto nas personagens femininas, com ênfase em Genevra e Morgana, respectivamente rainha e irmã de Rei Artur. Será, também, investigado o diálogo entre as duas obras a fim de identificar, em cenas estipuladas, a ocorrência de uma metamorfose positiva ou negativa decorrente do deslocamento temporal dessas personagens medievais ao período pós-moderno. Palavras-chave: Intertextualidade. Literatura Arturiana. Vozes Femininas
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ItemAnálise comparativa entre "A cartomante" e "Mariana", de Machado de Assis(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Gabriel Azevedo Teixeira ; Orientador: André Luiz AlselmiEste trabalho possui como objetivo analisar os contos “A Cartomante” (1884) e “Mariana” (1891), de Machado de Assis, destacando suas relações sociais no contexto do século XIX. O estudo foi desenvolvido a partir de leitura e fichamento de textos – do campo da teoria literária e da fortuna crítica do autor – seguida de análise dos contos, com aplicação da teoria estudada. Inicialmente, será discutido o conceito de conto, desde as suas origens como algo mítico e folclórico até se consolidar como gênero literário no século XIX. Para isso, estudamos autores como Massaud Moisés e Antonio Candido para tratar sobre o conto como gênero literário e sobre a obra machadiana. Buscando melhor entender a especificidade e controvérsia desse gênero, será apresentado o conceito de intensidade nos contos, elaborado por Edgar Allan Poe e posteriormente continuado por Júlio Cortázar. Ao analisar os contos, focaremos na questão do adultério, levando em consideração o contexto da época, e na construção do discurso narrativo, mostrando como o discurso do narrador é permeado por elementos como polifonia, intertextualidade e ironia. Palavras-chave: Machado de Assis. Conto. Literatura brasileira. Realismo
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ItemO epistológrafo é um fingidor: o ethos discursivo de Fernando Pessoa nas cartas a Ofélia(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Ana Carolina Rodrigues de Freitas ; Orientador: Prof. Dr. André Luiz AlselmiEsta pesquisa tem o objetivo de analisar os aspectos temáticos, linguísticos e estilísticos das cartas de Fernando Pessoa à sua amada, Ofélia Queiroz, com a finalidade de investigar os papéis estabelecidos pelas pessoas epistolares, a partir do conceito de ethos, que demonstra a faceta do autor criada pelo texto, e do pathos, que se configura como o destinatário da carta, e, portanto, tem interferência desde a intenção de escrita da epístola até a sua realização. A partir da leitura e do fichamento de pesquisas a respeito da teoria da enunciação desenvolvidas por grandes linguistas, como José Luiz Fiorin e Mikhail Bakhtin, pretende-se expor a maneira como o autor utiliza sua escrita ficcional para compor sua escrita íntima, devendo, assim, ser lido não como uma figura em carne e osso, mas como uma personalidade poética atravessada pela interferência de sua ficção. Dessa maneira, esse estudo se mostra relevante ao abordar a obra de Pessoa por meio de um viés pouco explorado: sua correspondência. Palavras-chave: Epistolografia. Ethos discursivo. Fernando Pessoa.
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ItemAnálise da voz feminina das personagens negras três contos da obra "Olhos D'água", de Conceição Evaristo(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Ana Lívia Nunes de Carvalho ; Orientador: Prof.ª Me. Elaine Christina MotaA Literatura Negra no Brasil, ainda passa por um processo de construção, principalmente quando nos referimos a escritoras negras e à falta de validação de suas escritas. Diante desse cenário que desvaloriza as múltiplas vivências, Conceição Evaristo rompe com o silêncio e denúncia por meio de suas histórias, as diversas realidades e maneiras de existir e resistir. O objetivo desta pesquisa é analisar o significado das vozes das personagens femininas negras presentes em três contos, (“A gente combinamos de não morrer”, “Duzu Querença” e “Ayoluwa”) na obra Olhos D’Água. Com este estudo, foi possível fazer uma comparação entre as personagens femininas e o silêncio, partindo da perspectiva de uma mulher negra, e o efeito de sentido causado no leitor. O que se refere ao embasamento teórico, Djamila Ribeiro propôs observarmos os aspectos a respeito do lugar de fala e social o qual a mulher negra ocupa atualmente e o quanto essas validações sejam literárias, sociais ou epistêmicas são importantes. Ademais, Cuti (pseudônimo de Luiz Silva) nos proporciona elucidações em relação à trajetória do negro na literatura e da Literatura Negra em si. Os autores demostram, por meio de suas obras, os reflexos causados pela escravidão e consequentemente, pelo racismo o qual reverbera por todos os lados. Por isso, o trabalho realizado permite, reflexões sobre a importância da existência de produções literárias de mulheres negras, demonstrar a potência que a voz de Conceição Evaristo possui, por ser uma representante dessa luta e também sobre a emergência de possibilitar que essas vozes sejam ouvidas, fazendo com que a literatura nacional seja subjetiva. Palavras-chave: Literatura Negra. Conceição Evaristo. Olhos D’Água
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ItemPráticas docentes nas aulas de língua portuguesa da educação básica: o papel do professor no processo de aprendizagem de gramática(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Maria Lucia Branco Costa ; Patricia Aparecida Rossi ; Orientadora: Prof.ª Me. Marilia Ferranti Marques ScorzoniA presente pesquisa objetiva investigar as práticas docentes adotadas por professores de língua portuguesa para o ensino de gramática na educação básica, a fim de propor reflexões sobre seu papel na construção do conhecimento. A metodologia utilizada foi a Revisão Integrativa da Literatura, que possibilitou pesquisar e identificar estudos primários que discutem a questão. A partir da análise das concepções de linguagem e das orientações da BNCC – Base Nacional Comum Curricular para a área de linguagens, em comparação à amostra teórica pesquisada, este estudo constata disparidade entre os apontamentos conceituais e legais para o ensino de gramática e sua efetivação em sala de aula. Também demonstra escassa produção acadêmica embasada na escuta de professores quanto a suas práticas pedagógicas e aponta para a necessidade de avanços dos estudos nesse sentido. Palavras-chave: Língua portuguesa. Gramática. Práticas docentes.
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ItemFormação do professor de literatura: o letramento literário em pauta(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Leticia Galvão Caroni ; Orientadora: Prof.ª Me. Marilia Ferranti Marques ScorzoniO ensino de literatura no âmbito da educação básica tem sido objeto de estudo e pesquisas, contudo a formação do professor que ministra esse componente curricular não tem avançado do mesmo modo, sendo poucas as bibliografias que discorrem a respeito da formação de professores para o ensino de literatura. É curioso pensar nessa relação, visto que as duas etapas estão intimamente conectadas e a formação docente impacta no ensino ofertado na educação básica. Assim sendo, a formação do professor de literatura depende tanto do contato que ele teve com o literário em sua jornada escolar, quanto com o que experimenta na graduação. Partindo do referencial teórico de Candido (2004), Cereja (2005), Cosson (2018), Lajolo (2001) e Zilberman (2008 e 2012), buscou-se compreender como ocorre o ensino de literatura no ensino superior e a formação docente, especialmente no curso de Letras. Diante das questões levantadas pelos autores, percebemos a urgência em discutir o letramento literário nas práticas de ensino em literatura no ensino superior. Nessa perspectiva, a fim de compreender de que modo a literatura e seu ensino estão inseridos na matriz curricular do curso de Letras realizamos uma pesquisa documental de caráter qualitativo. Para obter resultados mais precisos, foi selecionado o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de três instituições de ensino, sendo duas do estado de São Paulo e uma do estado de Minas Gerais. A pesquisa auxilia a compreensão de alguns aspectos, como a aplicação do letramento literário no ensino superior, e evidencia o porquê de algumas práticas de ensino continuarem presentes na educação básica. Os documentos demonstram também, como o ensino de literatura ainda está fortemente resguardado em práticas tradicionais, limitando-se a concepções que visam unicamente instrumentalizar os discentes para o ofício de professor. Palavras-chave: Ensino de Literatura. Letramento Literário. Formação Docente
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ItemA relação entre língua e sociedade: uma análise da linguagem não binária(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Talita Lavecchia Almeida ; Orientadora: Prof.ª Dr.ª Renata Maria Cortez da Rocha ZaccaroEste trabalho apresenta a análise da tentativa de criação e oficialização de uma “linguagem não binária” ou “linguagem neutra” no Brasil, iniciada principalmente pela comunidade LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queers, Intersex, Agêneros, Assexuados e mais) e pelo movimento feminista, visto que entendem a língua portuguesa como um sistema machista e que não proporciona a inclusão de pessoas não binárias. Para possibilitar a discussão desse tema, foram apresentados os conceitos de discurso, sujeito e formação discursiva, da Análise do Discurso, e de vogal temática e gênero, objetos de estudo da Morfologia. Partindo de tais conceitos, a “linguagem não binária” ou “linguagem neutra” foi discutida a partir de diferentes argumentos, uma vez que está passando por um período de resistência não só por parte de estudiosos da língua portuguesa, como também por leigos. Posteriormente, imagens que apresentam o uso da linguagem neutra no cotidiano brasileiro foram analisadas, demonstrando que sua aquisição está ultrapassando o ambiente virtual. Palavras-chave: LGBTQIA+. Linguagem neutra. Análise do Discurso.
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ItemDa literatura para o cinema: um estudo intersemiótico da obra Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Diego Stefanelli da Silva ; Ma. Elaine Christina MotaEste trabalho de conclusão de curso propõe a análise da tradução do romance Ensaio sobre a Cegueira do escritor português José Saramago para o filme intitulado Blindness, dirigido por Fernando Meirelles. Fez-se a apresentação do autor e da obra de partida (o romance) bem como a análise de seus elementos constitutivos por meio do Percurso Gerativo de Sentido, teoria inscrita na área da Semiótica Francesa, com o intuito de compreender como o texto literário produz sentidos. Para tanto, a análise levou em consideração os níveis fundamental, narrativo e discursivo do texto, assim como suas marcas temáticas e figurativas. A obra de chegada (o filme), por sua vez, foi analisada por meio de teorias semióticas do cinema, com foco nos estudos de Sergei Eisenstein. Tal como na obra de partida, foram apresentados o autor e o filme. Em seguida, foram analisados os temas e figuras da obra de chegada, além da relação de tensividade entre luz, volume, profundidade, som e imagens de cada cena analisada, para compreender a produção de sentidos nessa semiose. Por fim, fez-se a análise da tradução por meio dos conceitos da teoria intersemiótica, aproximando e afastando as obras, a fim de compreender as condições de tal tradução, destacando os papéis do tradutor e do “leitor” da obra de chegada e sua potencial adesão do novo leitor (espectador do filme). Palavras chaves: Semiótica. Tradução Intersemiótica. Ensaio sobre a Cegueira. Blindness.
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ItemA prosa poética de Mia Couto no processo do letramento literário: propostas de abordagens didáticas a partir de três contos do livro Estórias Abensonhadas(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Letícia Sicoli Dias de Carvalho ; Me. Elaine Christina MotaEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo propor a abordagem didática de três contos em turmas de Ensino Médio, tendo como base a teoria do letramento literário, desenvolvida por Rildo Cosson no livro Letramento Literário: teoria e prática (2020a). Pensando no modo como as aulas de literatura ocorrem tradicionalmente na educação básica brasileira, buscamos ressaltar a importância de se realizar uma abordagem relevante e significativa dos textos literários em sala de aula, com o propósito de viabilizar o papel humanizador que a arte da Literatura dispõe, de modo que, assim, seja concebível a formação do aluno como um leitor-fruidor, conforme a Base Nacional Comum Curricular (2018) preconiza. Para tanto, escolhemos a obra Estórias Abensonhadas (2014) do escritor moçambicano Mia Couto, que adota o estilo híbrido prosa poética, compondo narrativas carregadas de expressividade e plurissignificação, capazes de recriar realidades e sensibilizar o leitor por meio do modo como as palavras são empregadas. Desse livro, que reúne vinte e seis contos do autor – escritos no período pós-guerra de Moçambique – selecionamos: “Chuva: a abensonhada”; “Noventa e três”; e “A guerra dos palhaços”. No decorrer desse estudo, tratamos da história da literatura dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e sua relevância dentro do contexto escolar, fazemos análises dos contos e, ao final, propomos atividades que contemplam a sequência básica e a sequência expandida do letramento literário, constituídas por várias etapas que vão além da simples leitura e favorecem, assim, o envolvimento dos alunos com o texto. Palavras-chave: Letramento literário. Mia Couto. Literatura. Sala de aula.
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ItemApagamento da mulher na língua portuguesa: uma discussão acerca do masculino como gênero neutro e o uso da linguagem neutra como combate à forma de dominação(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Bruna Cristina dos Santos de Oliveira ; Yasmim Mayumi Hayashi Lahud ; Me. Rafael de Almeida FélixNeste trabalho de conclusão de curso mostramos como a construção da língua portuguesa privilegiou a presença masculina, o que originou o uso do gênero masculino social como gênero neutro gramatical. Esse uso apaga de diversas formas a presença das mulheres na língua, e trabalharemos esse apagamento neste projeto, além da reflexão de propostas para uma linguagem mais inclusiva. Tivemos como referência e inspiração mulheres excepcionais como Simone de Beauvoir, que por meio de sua obra “O Segundo Sexo”, se tornou um símbolo mundial do pensamento filosófico feminista, Judith Butler, uma das principais teóricas contemporâneas sobre feminismo e para a análise de conteúdo, utilizamos a concepção de linguagem de Eni P. Orlandi, autora de Análise do Discurso. Palavras-chave: Gênero gramatical. Gênero social. Sexismo gramatical. Linguagem inclusiva. Masculino genérico.
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ItemA mundanidade e o suicídio da consciência: o diálogo entre os contos "Violante ou mundanidade" e " A confissão de uma jovem", de Marcel Proust(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Natan Batista Ferreira ; Dr. André Luiz AlselmiO objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar os contos “Violante ou a mundanidade” e “A confissão de uma jovem”, de Marcel Proust, publicados no primeiro livro do autor, Os Prazeres e os Dias, em 1896, e identificar os pontos de proximidade entre eles. Para realizar tal trabalho, são consultadas bibliografias atinentes à teoria do conto, como os livros de Nádia Battella Gotlib (1990), de Massaud Moisés (1973) e de Luzia de Maria (2004), com vistas à criação de um panorama que englobe as principais características desse gênero literário. São consultados, também, livros, artigos, teses e dissertações referentes à literatura proustiana, como o ensaio de Allen Thiher (2013), não apenas para embasar as análises dos contos selecionados, foco deste trabalho, mas também para se ter uma visão geral da narrativa curta proustiana. A partir disso, tem-se o intuito de expor o percurso de cada protagonista individualmente, para, em seguida, estudar as semelhanças entre as duas obras, observando o desenvolvimento das personagens e os efeitos da mundanidade sobre elas. Nesse sentido, a fim de compreender todo o universo do qual as personagens se cercam, esclarece-se o sentido de mundanidade estabelecido por Proust. Além disso, são destacados eventos e elementos importantes em cada narrativa, e, ainda, são investigados a intertextualidade entre os contos e suas epígrafes, a influência do espaço sobre as protagonistas, a relação das personagens com seus pais ou responsáveis, bem como seu processo de corrupção. Palavras-chave: Conto. Mundanidade. Marcel Proust.
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ItemRepresentação da mulher e seu papel na sociedade em dois períodos distintos da literatura inglesa, a partir das obras Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, e Jane Eyre, de Charlotte Brontë(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Iasmim Tizziotti Petacci ; Me. Elaine Christina MotaO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo se utilizar da teoria da literatura comparada para comparar e contrastar a representação da mulher e seu papel na sociedade em dois períodos distintos da literatura inglesa, sendo eles o período romântico e o período vitoriano. Para isso, serão usadas as obras Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, e Jane Eyre, de Charlotte Brontë, assim como a apropriação do referencial teórico, que consiste substancialmente em obras e artigos sobre literatura comparada, literatura inglesa e crítica feminista. As obras a serem analisadas possuem protagonistas mulheres que, mesmo inseridas em um contexto machista e patriarcalista, não se deixam ser silenciadas e lutam por liberdade e autonomia. O tema principal de Orgulho e Preconceito é o casamento, e Elizabeth, a heroína, é considerada uma mulher com pensamentos evoluídos para sua época por ter o desejo de se casar por amor e não por convenção social. Em Jane Eyre, apesar do casamento ser um subtema, o tema que permeia toda a obra é principalmente a busca da protagonista por liberdade. Em ambas as obras, as heroínas possuem uma postura rebelde e contrária ao que a sociedade prega que a mulher deva representar, o que as torna obras importantes quando analisadas através da perspectiva da crítica feminista. Embora que de maneiras diferentes, sendo Elizabeth uma mulher mais ácida e irônica em suas críticas enquanto Jane é mais contida e recatada, as duas colocam em xeque os valores machistas impostos a elas pela sociedade. Com a ajuda das personagens masculinas, que permitem que as heroínas se comportem da maneira como elas se comportam, e com o auxílio de personagens femininas que agem de forma contrária a elas para contrastá-las, Elizabeth e Jane são personagens fortes que tentam a todo momento se fazer ouvir e representaram um papel importante tanto para a sociedade quanto para a literatura. Palavras-chave: Papel da mulher na sociedade. Orgulho e Preconceito. Jane Eyre. literatura comparada. Literatura Inglesa.
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ItemA escrita criativa e os ateliês na escola: da redação maniqueísta para a redação inquieta(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) João Pedro Lourenço Paulosso ; Me. Michel Luís da Cruz Ramos LeandroA redação escolar é muito trabalhada nas escolas e cobrada nos vestibulares, nesse sentido, é um campo fértil para pesquisas acadêmicas, por isso, o objetivo deste trabalho é refletir de que modo a Escrita Criativa (EC), por meio dos ateliês, pode contribuir para que os estudantes na produção textos que desloquem do “maniqueísmo” para a “inquietação”. A pesquisa é do tipo bibliográfica que, segundo Gil (1999), perpassa quatro etapas, a saber: a) levantamento bibliográfico preliminar; b) busca das fontes; c) a leitura do material; d) redação do texto. Diante disso, o trabalho conceitua o que é a Escrita Criativa, assim como os conceitos de “maniqueísmo” e “inquietude”, apoiados em Bernardo (2010), além disso, faz uma discussão rápida sobre a ausência de oficinas de Escrita Criativa na formação superior, em seguida, traz os princípios dessa escrita voltados para o ensino e aprendizagem de estudantes da educação básica, por fim, evidencia os mitos sobre a escrita e a importância dos ateliês na escola. Diante disso, concluiu-se que a Escrita Criativa é uma ferramenta importante para o trabalho com a “inquietude” na escola, possível de contornar o “maniqueísmo” das/nas redações escolares, além de contribuir para a desconstrução dos mitos sobre a escrita que circulam dentro e fora do espaço escolar, assim, constatou-se que os ateliês de escrita possibilitam um trabalho com a redação escolar de modo mais produtivo e polissêmico. Palavras-chave: Ateliê. Escrita Criativa. Redação. Ensino.
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ItemA literatura de mangá no espaço escolar: conceito, história, linguagem e enredos(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) John Marcos Queiroz de Oliveira ; Me. Michel Luís da Cruz Ramos LeandroEste trabalho discute o direito à literatura de mangá no espaço escolar e busca refletir a importância do seu acesso neste lugar, para isso, abordou-se o conceito de mangá, a história desta produção literária (dentro e fora do Brasil), a linguagem e (alguns) enredos, tudo isso com o objetivo de contribuir aos educadores que queiram navegar por essa literatura levando-a para a sala de aula. A pesquisa é do tipo bibliográfica e vincula-se à leitura, análise e interpretação, nesse sentido, utilizou-se os procedimentos indicados por Gil (1999): a) levantamento bibliográfico preliminar; b) busca das fontes; c) leitura do material; d) redação do texto. A pesquisa procurou romper com os preconceitos e estigmas que o gênero literário das Histórias em Quadrinhos tem carregado ao longo da sua história, isso porque o mangá é uma vertente desse gênero, além disso, apontou os pontos positivos e produtivos que fizeram com que essa literatura seja conhecida em todos os lugares do mundo, assim como apresentou enredos para auxiliar o professor no momento da escolha de uma obra, possibilitando oferecer um panorama dos mangás a esse educador e ao seu planejamento de aulas sobre essa temática levando em consideração as condições materiais da escola onde atua. Palavras-chave: História em Quadrinhos. Literatura de mangá. Linguagem dos mangás. Enredos.