Graduação (Letras)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação (Letras) por Autor "Higor Augusto Ferreira Pena"
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
Item“Vai namorar comigo sim”: incitação à violência contra a mulher em músicas sertanejas pela ótica da análise do discurso(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Higor Augusto Ferreira Pena ; Orientador: Prof. Me. Rafael de Almeida Arruda FelixPor meio da análise das músicas do gênero sertanejo, pretende-se identificar a incitação da violência contra a mulher nos discursos reproduzidos por homens e qual a motivação para que seja efetivado, levando em consideração o contexto social da mulher. Pensando na luta feminina para ocupar seu espaço na sociedade e na arte como representação da realidade, é importante analisar sua imagem, atribuída pelo homem, a fim de refletir sobre a violência que, muitas vezes, é implícita. Para que o objetivo seja alcançado, é feito um levantamento do papel histórico da mulher na sociedade, considerando as leis que foram sancionadas para as resguardarem contra a violência como, por exemplo, a lei Maria da Penha. Entretanto, mesmo que tal violência tenha-se tornado crime, estes discursos são normalizados nas músicas. Considerando o processo de evolução social e mudanças temáticas, pode-se perceber como a questão sócio-histórico-ideológica influenciou os cantores sertanejos, que em sua maioria são assumidamente heterossexuais, a reproduzirem tais discursos depreciativos, tendo, como consequência, a normalização e romantização da violência. Para isso, como fundamentação teórica, foi utilizada a Análise do Discurso, de linha francesa, seguindo a perspectiva de Eni Orlandi (2015) e Claudemar Alves Fernandes (2008) e os conceitos por eles definidos de Discurso, Ideologia, Sentido, Sujeito, Polifonia, Formação Discursiva, Paráfrase, Polissemia e Concepção sócio-histórico-ideológica. Esse campo teórico nos permite refletir sobre o homem na sociedade e seu contexto histórico, por meio dos discursos em enunciação, permitindo um olhar crítico e histórico das letras de músicas sertanejas. Foram analisadas nove músicas contrastando o tema que cada fase trouxe e pôde-se perceber que no Sertanejo Universitário, por abordar relacionamentos e, frequentemente, com a mulher condicionada a ser submissa, houve uma predominância da temática violenta. Palavras-chave: Violência contra a mulher. Música Sertaneja. Análise do Discurso