Graduação (Letras)
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Navegando Graduação (Letras) por Autor "João Pedro Lourenço Paulosso"
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ItemA escrita criativa e os ateliês na escola: da redação maniqueísta para a redação inquieta(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) João Pedro Lourenço Paulosso ; Me. Michel Luís da Cruz Ramos LeandroA redação escolar é muito trabalhada nas escolas e cobrada nos vestibulares, nesse sentido, é um campo fértil para pesquisas acadêmicas, por isso, o objetivo deste trabalho é refletir de que modo a Escrita Criativa (EC), por meio dos ateliês, pode contribuir para que os estudantes na produção textos que desloquem do “maniqueísmo” para a “inquietação”. A pesquisa é do tipo bibliográfica que, segundo Gil (1999), perpassa quatro etapas, a saber: a) levantamento bibliográfico preliminar; b) busca das fontes; c) a leitura do material; d) redação do texto. Diante disso, o trabalho conceitua o que é a Escrita Criativa, assim como os conceitos de “maniqueísmo” e “inquietude”, apoiados em Bernardo (2010), além disso, faz uma discussão rápida sobre a ausência de oficinas de Escrita Criativa na formação superior, em seguida, traz os princípios dessa escrita voltados para o ensino e aprendizagem de estudantes da educação básica, por fim, evidencia os mitos sobre a escrita e a importância dos ateliês na escola. Diante disso, concluiu-se que a Escrita Criativa é uma ferramenta importante para o trabalho com a “inquietude” na escola, possível de contornar o “maniqueísmo” das/nas redações escolares, além de contribuir para a desconstrução dos mitos sobre a escrita que circulam dentro e fora do espaço escolar, assim, constatou-se que os ateliês de escrita possibilitam um trabalho com a redação escolar de modo mais produtivo e polissêmico. Palavras-chave: Ateliê. Escrita Criativa. Redação. Ensino.