Anais do XV Encontro de Iniciação Científica

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Aplicações de tecnologias para redução de impactos residuais na produção animal
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-04) Adryan Augusto ; Cecília Maria Costa do Amaral ; Vivien Pandossio Cunha Garcia (colaborador) ; Andrea C. Frizzas de Lima (colaborador)
    Diante da escassez e dos altos custos dos fertilizantes químicos no mercado nacional em função da grande dependência de matéria-prima importada, justifica-se cada dia mais, o uso dos resíduos agropecuários como alternativa para redução ou substituição de fertilizantes químicos, aliado à possibilidade de geração de energia e utilizando técnicas que visem a diminuição da emissão de gases de efeito estufa e impactos ambientais, obedecendo legislação vigente.
  • Item
    Arranjo produtivo local, desenvolvimento regional e redes como perspectivas para análise do Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-05-24) Adriele Cristina dos Reis de Oliveira ; Felipe Ziotti Narita ; Guilherme Augusto Malagolli
    O artigo analisa a relevância do Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto para a implementação de estratégias de desenvolvimento regional. Nesse sentido, por meio de balizas teóricas e estudos específicos sobre os arranjos produtivos locais (APL), o trabalho destaca que a constituição de um APL no ramo cervejeiro contribui para a dinamização da atividade econômica na cidade, com impactos na região, na medida em que propicia maior interação entre empresas do setor, contribuindo tanto para maior conhecimento de mercado quanto para a geração de recursos.
  • Item
    A cidade e o discurso da modernidade
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-05-10) Laura Garcia Rossi ; Felipe Ziotti Narita
    O trabalho analisa o desenvolvimento social e urbano de Ribeirão Preto, no início do século XX, a partir das promessas da modernidade. A ideologia do progresso, a técnica, a ordem urbana e os refinamentos tornaram a cidade um lugar por excelência para a construção de perspectivas de desenvolvimento associadas ao discurso da modernidade. Investigando os códigos de posturas de 1889 e de 1921, documentos do poder municipal para formatação da vida urbana, destacamos como o discurso de civilização e ordem condiz com os horizontes socioculturais abertos pela modernidade no interior paulista, indicando os signos de uma sociedade ingressante no mundo urbano-industrial.