TCC
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC por Autor "Felipe Ziotti Narita"
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemA formação dos aparelhos repressivos após o início do regime militar(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Caio Trevisan Teodoro Silva ; Felipe Ziotti NaritaNa atual conjuntura da democracia brasileira, o estudo do regime político antecedente se faz necessário como elemento essencial para um entendimento claro de como algumas figuras e ideais adentraram a República e se perpetuaram até hoje. Além disso, um olhar sobre a configuração do Estado no tempo nos fornece subsídios para captarmos de onde advém diversos problemas administrativos em meio aos órgãos públicos, uma vez que seus vestígios restam como permanências históricas. Esse estudo, portanto, analisa o regime militar brasileiro, destacando a construção dos aparelhos de repressão como ferramentas para a legitimação do poder militar. Por meio da discussão com a bibliografia especializada e análise documental, a partir de documentos consultados junto ao Projeto República UFMG, o trabalho investiga os processos institucionais que construíram o Estado no final dos anos 1960. Palavras-chave: Repressão. Estado. Golpe. Ossatura institucional.
-
ItemEducação e cidadania na atuação de Paulo Freire na Prefeitura de São Paulo (1989-1991)(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Manzano, Juliana Notaro ; Felipe Ziotti NaritaEsse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo fazer uma análise da educação freiriana através do recorte do ano de 1989 até 1991 na cidade de São Paulo, período de redemocratização no país, pós-ditadura civil-militar, quando Paulo Freire foi convidado por Luiza Erundina (prefeita da época) a ser Secretário da Educação Municipal na capital, trazendo uma perspectiva em contraposição a educação tecnicista proposta durante o período anterior. O trabalho é dividido em três partes, sendo a primeira uma explanação sobre a educação tecnicista, adotada durante a ditadura no Brasil, a segunda é constituída pelas teorias da pedagogia freiriana e a terceira parte tem como análise a educação proposta por Paulo Freire para a cidade de São Paulo, no período de 1989 a 1991, desenvolvendo uma educação humanizada e democrática. A realização do trabalho conta com análises de fonte como livros e artigos seguindo as premissas de uma revisão bibliográfica. Palavras-chave: Paulo Freire. Cidadania. Democracia.