TCC
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemA formação dos aparelhos repressivos após o início do regime militar(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Caio Trevisan Teodoro Silva ; Felipe Ziotti NaritaNa atual conjuntura da democracia brasileira, o estudo do regime político antecedente se faz necessário como elemento essencial para um entendimento claro de como algumas figuras e ideais adentraram a República e se perpetuaram até hoje. Além disso, um olhar sobre a configuração do Estado no tempo nos fornece subsídios para captarmos de onde advém diversos problemas administrativos em meio aos órgãos públicos, uma vez que seus vestígios restam como permanências históricas. Esse estudo, portanto, analisa o regime militar brasileiro, destacando a construção dos aparelhos de repressão como ferramentas para a legitimação do poder militar. Por meio da discussão com a bibliografia especializada e análise documental, a partir de documentos consultados junto ao Projeto República UFMG, o trabalho investiga os processos institucionais que construíram o Estado no final dos anos 1960. Palavras-chave: Repressão. Estado. Golpe. Ossatura institucional.
-
ItemA identidade cultural de Serrana- SP(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Maria Eduarda Teixeira ; Dra. Nainôra Maria Barbosa de FreitasO presente trabalho tem como objetivo refletir acerca da identidade cultural de Serrana, cidade interiorana do estado de São Paulo. Dessa forma, será discutido se o município possui, ou não, legislações que buscam resguardar essa identidade, englobando os possíveis patrimônios culturais. Essa pesquisa parte das ideias de Pedro Paulo Funari e Alessandra Pelegrini para abordar a transformações dos conceitos de Patrimônio Cultural no Brasil, além de analisar como os bens culturais colaboram para a memória e identidade de um determinado núcleo social. Ademais, se faz importante descrever o processo de formação de Serrana, a partir do final do século XIX, para que seja contextualizado os possíveis bens culturais da cidade. Palavras-chave: Identidade. Patrimônio cultural. Serrana- SP.
-
ItemA importância dos quadrinhos no ensino aprendizagem de história(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Valdir Claudino Grupioni ; Liliane Cury SobreiraO uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) em sala de aula, pode ser visto como um instrumento no processo de ensino-aprendizagem, por auxiliar na leitura e no entendimento das ações e palavras. Sendo assim, o referido estudo pautou-se em uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa, cuja coleta de dados recai sobre publicações de revista, livros e artigos científicos. Este estudo, teve como objetivo geral reconhecer as histórias em quadrinhos como recurso de desenvolvimento da aprendizagem em História e como objetivo específico, compreender a contribuição da arte rupestre na constituição das HQs como arte sequencial, conhecer o desenvolvimento das HQs ao longo da história e apresentar o potencial das HQs para a aprendizagem do componente curricular História de forma lúdica e prazerosa. Desta forma, justifica-se a escolha do tema por acreditar nas HQs como uma ferramenta favorável para o desenvolvimento da aprendizagem de História. Portanto, este estudo considera as HQs para o ensino de História uma aliada do processo de aquisição do conhecimento tanto para o docente quanto para o discente. Palavras-chave: História em quadrinhos. Arte. Ensino de História.
-
ItemA literatura de Jorge Amado (1930-1945) no ensino de história(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Gabriel da Rocha Pereira ; Milena da Silveira PereiraEsse trabalho tem como propósito investigar as possibilidades de uso da literatura amadiana no ensino de História. Para tanto, num primeiro momento, buscamos compreender a historiografia, passando pela filosofia positivista, a ciência do marxismo e da Escola dos Annales, e como estas correntes se desdobraram no campo educacional no Brasil. Além disso, analisamos na educação o ensino tecnicista, alicerçado pela teoria do capital humano, cuja educação é um meio para atender as necessidades do capital; a pedagogia libertadora, embasada no contexto social dos alunos e voltada para a emancipação social deste, a intervenção e a transformação do mundo; e o ensino fundamentado pelos Annales, que amplia as possibilidades de pesquisa e propõem uma gama extensa de documentos, como, por exemplo, uma pintura, uma poesia, um texto literário etc. Desse modo, a metodologia utilizada para levar a cabo a pesquisa foi a análise dos romances do Jorge Amado (1930 a 1945) comparando-os e relacionando-os com a historiografia brasileira do período e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), com o intuito de despertar no aluno não somente o gosto pela leitura, mas também pela análise crítica documental, tornando o educando protagonista na reflexão e questionamento da produção do documento, bem como possibilitando outros meios de aprendizado da História do Brasil. Palavras-chave: Literatura. Ensino de História. Fonte.
-
ItemA obra de arte na hipermodernidade: as mudanças na percepção da arte e na estética(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-10) Gustavo Valente de Oliveira ; Orientador: Prof. Dr. Felipe Ziotti NaritaO presente trabalho busca analisar a obra de arte na hipermodernidade e o processo histórico-social que conduziu a inúmeras mudanças na percepção da arte pela sociedade. Nesse sentido, verificamos as diferentes configurações da obra de arte em períodos históricos distintos, incluindo os séculos que sucederam a revolução industrial, nos quais observamos os impactos do advento da fotografia, fator que provocou profundos impactos na percepção da arte pelas massas ao desencadear a era de reprodutibilidade técnica. A partir disso, foi solidificada a estrutura necessária para o avanço da indústria cultural, cujo mosaico de informações foi responsável pela perda da sensibilidade pela obra de arte e o surgimento de uma nova sociedade composta pela superinflação estética pautada no consumo de massa. Além disso, observamos, por meio da análise do movimento histórico das vanguardas, a permanência da autovalorização da consciência burguesa no cerne da indústria cultural, implicando que a obra de arte, agora voltada para as estéticas do consumo, perdesse o seu lado conteudístico, na medida em que o trabalho do artista foi banalizado pelas demandas do espaço capitalista global. Palavras-chave: Revolução industrial. Fotografia. Arte. Reprodutibilidade técnica. Indústria cultural. Massificação.
-
ItemA sociedade mexica e o milho(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Joana Musse Monteiro Ferri ; Dra. Nainôra Maria Barbosa de FreitasO milho, um dos mais importantes grãos do mundo, alimentou diferentes grupos mesoamericanos desde a época pré-colombiana até os dias de hoje. Este trabalho é relevante para entender a relação que essa planta possui com a ancestralidade dos povos indígenas e que ainda tem papel fundamental atualmente. Tendo o milho como protagonista tanto na alimentação em si quanto inserido com elementos da cosmovisão, discutiremos desde sua origem como planta até sua simbologia inserida ao cotidiano dos povos ameríndios, principalmente dos mexicas. O milho foi representado em deuses, em todo processo de nascimento-vida-morte do ser humano, na colheita, nas guerras, sem contar que, junto com o feijão e a abóbora, constituiu a principal refeição da Mesoamérica. Hoje, no México, encontram-se dezenas de pratos à base de milho e segue sendo ainda um dos principais elementos da culinária. Através do sistema de milpa os povos pré-hispânicos alcançaram domesticar e diversificar a planta que, séculos mais tarde, já estaria conhecida em todo o mundo. Palavras-chave: Milho. Indígenas. Cosmovisão.
-
ItemA transformação do pirata por meio da cultura (pop)ular(Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Leonardo Dernovsek Alves ; Dra. Milena da Silveira PereiraO presente trabalho tem como objetivo compreender como se deu a transformação do pirata como um criminoso, nos séculos XVII e XVIII, para um herói aventureiro, justo e romântico. Num primeiro momento, vamos contextualizar todo cenário político-econômico europeu, tratar desde os primeiros momentos em que surgia o mercantilismo até os primeiros corsários começarem a navegar pelo Oceano Atlântico. Em seguida, vamos diferenciar os significados das denominações flibusteiros, bucaneiros, corsários e, principalmente, pirata. Para levar a cabo este trabalho, duas obras foram fundamentais, a saber, “Uma história geral dos roubos e crimes de piratas famosos” (1724), de Charles Johnson, e a “A Ilha do Tesouro” (1883), de Robert Louis Stevenson. A partir da leitura e da análise destes escritos e da historiografia voltada para essas questões, pretendemos, portanto, entender como as sociedades ressignificam imagens e estereótipos em seus contextos próprio, neste caso específico, entender como se deu a construção do pirata, figura que gera fascínio a mais de três séculos. Palavras-chave: pirata; criminoso; literatura; herói.
-
ItemChoque de cultura e o homem cordial: considerações sobre humor e cinema nacional (2016-2020)(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Ayrton José Rocca Neto ; Yuri Araújo CarvalhoA presente pesquisa por possui algumas facetas inéditas, quando comparada ás pesquisas tradicionalmente desenvolvidas no Centro Universitário Barão de Mauá. Ela procura mobilizar o conceito buarqueano de “homem cordial” como instrumento de análise para o desvelamento de suportes audiovisuais – mais precisamente os filmes “Cidade de Deus” (2002) e “Tropa de Elite” (2007), bem como esquetes humorísticos do grupo “Choque de Cultura” (2020), alusivos aos filmes supracitados. Trata-se, portanto, de um esforço acadêmico que aglutina dimensões pertinentes à história do tempo presente, à cultura cinematográfica nacional e ao binômio História e Humor, com especial atenção às fontes audiovisuais e seus conteúdos. Tal empreendimento pode ser justificado pelo ineditismo da pesquisa e por suas reverberações sociais, posto debruçar-se sobre temas caros à população em geral, rotineiramente impactada pelas produções dos mass media. Partimos de suposições segundo as quais as características fundamentais do “homem cordial” brasileiro (patriarcalismo, parcialidade, polidez subjetivista, confusões entre os âmbitos público e privado, afloramento de emoções, entre outras) encontram-se, em maior ou menor grau, em passagens decisivas das obras fílmicas analisadas. Palavras-chave: Choque de cultura. Homem cordial. Cinema.
-
ItemContribuições do “jogo de interpretação de papéis” na formação da consciência histórica(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Thales Carloto Barros Araujo ; Me. José Faustino de Almeida SantosA formação da consciência histórica é feita pelas relações humanas cotidianas e do ser humano com tudo que o cerca e com as quais interage conscientemente. Isso inclui as ideias, entre elas o passado, que é formulado e transmitido, apropriado e manipulado segundo as necessidades e intenções situadas no tempo presente. O cotidiano tem papel fundamental para esse movimento de ressignificação do passado, de modo que essas operações balizam a constituição das sociedades. O campo da didática valendo-se de elementos do cotidiano busca contribuir para que o processo educacional escolar valorize efetivamente os estudantes e suas experiências, de modo a romper com as barreiras da educação tradicional e trazer à tona aspectos do dia a dia para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva analisar a manifestação cotidiana do jogo, em específico o jogo interpretativo, e como ele auxilia na formação da produção da consciência histórica por meio de elementos e ações lúdicas de modo que a Didática da História, mas também a ciência histórica encontrem na prática do jogo uma possibilidade de ensinar, aprender e produzir conhecimento sobre o passado e sobre o presente, dito com os termos de Rüsen (2007) desenvolver três operações inerentes à consciência histórica: experiência (de mudança no tempo), interpretação (das experiências vividas à luz da Teoria da História) e a orientação (para a vida prática). Palavras-chave: Educação. Didática da História. Consciência histórica. Jogo interpretativo.
-
ItemDescobrindo Abya-Yala no século XXI: reflexos da colonização do século XVI e a manutenção do colonialismo na educação como ferramenta de subordinação dos povos oprimidos(Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Ana Carolina Meirelles de Castro ; Me. Yuri Araujo CarvalhoA história da colonização na América Latina é um aspecto crucial para compreender não apenas a evolução das nações colonizadoras e colonizadas, mas também para desvendar as implicações duradouras que essa história mantém em nossa forma de pensamento, prática política e convivência social. Este estudo tem como propósito explorar os efeitos persistentes decorrentes da colonização que continuam a moldar nossa realidade contemporânea. Além disso, visa analisar movimentos que se insurgem contra as formas modernas de colonialismo, particularmente o neoliberalismo. Um olhar aprofundado sobre o movimento Zapatista é apresentado para compreender não apenas suas motivações e lutas atuais, mas também para desvendar sua abordagem e impacto no contexto da descolonização. Palavras-chave: educação; colonialidade; zapatismo; decolonialidade.
-
ItemEducação e cidadania na atuação de Paulo Freire na Prefeitura de São Paulo (1989-1991)(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Manzano, Juliana Notaro ; Felipe Ziotti NaritaEsse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo fazer uma análise da educação freiriana através do recorte do ano de 1989 até 1991 na cidade de São Paulo, período de redemocratização no país, pós-ditadura civil-militar, quando Paulo Freire foi convidado por Luiza Erundina (prefeita da época) a ser Secretário da Educação Municipal na capital, trazendo uma perspectiva em contraposição a educação tecnicista proposta durante o período anterior. O trabalho é dividido em três partes, sendo a primeira uma explanação sobre a educação tecnicista, adotada durante a ditadura no Brasil, a segunda é constituída pelas teorias da pedagogia freiriana e a terceira parte tem como análise a educação proposta por Paulo Freire para a cidade de São Paulo, no período de 1989 a 1991, desenvolvendo uma educação humanizada e democrática. A realização do trabalho conta com análises de fonte como livros e artigos seguindo as premissas de uma revisão bibliográfica. Palavras-chave: Paulo Freire. Cidadania. Democracia.
-
ItemEducação e mobilização popular (1950-1960)(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Juliana Rodrigues de Lima ; Orientador: Prof. Dr. Felipe Ziotti NaritaAs transformações trazidas pela modernização do país nos anos 1950 e 1960 estão diretamente ligadas à mobilização popular e à educação. Essas dinâmicas são respostas ao desenvolvimento brasileiro acarretado pela industrialização. O trabalho analisa essa conjuntura à luz das propostas de Paulo Freire, enfatizando dois livros importantes do autor: Educação como prática da liberdade e Pedagogia do oprimido. Entendemos as teorias de Freire como perspectivas de análise social e histórica do país e dos impasses de sua modernização, de modo que essa interpretação mais ampla da formação dialoga diretamente com as ideias educacionais. Articulamos, então, as propostas freireanas às transformações em curso no Brasil. A pesquisa sublinha impasses sociais e educacionais presentes até a contemporaneidade, exigindo que educadores e planejadores de políticas públicas elaborem respostas ativas e conscientes a respeito das mudanças de forma comprometida com uma concepção crítica do ensino e da educação. Palavras-chave: Mobilização popular. Educação. Crítica. Modernização.
-
ItemEnsino pelas habilidades e competências: uma análise política-ideológica(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Lucas Henrique de Oliveira Costa ; Me. José Faustino de Almeida SantosA pesquisa analisa o ofício do aluno a partir da nova configuração global do controle ideológico neoliberal na educação que concilia economia e escola a partir dos interesses da primeira que, por sua vez, é contornada sob as prescrições do Consenso de Washington. Tomando como referência os projetos de educação baseado nas competências chaves elaboradas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) na Europa, a ascensão da nova direita e as alianças do setor privado com os governos, abordaremos essa situação no contexto global e nacional. Nos aspectos que envolvem essa temática no Brasil, analisaremos as principais organizações que elaboraram a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que objetiva a preparação para ao mercado de trabalho e a aceitação, via ideologia, da aliança do governo com os interesses privados em detrimento de tudo que se refere ao público. Os principais pontos de tais processos abarcam a noção de gestão escolar e o ensino por competências que pautam a BNCC. Por fim os desdobramentos da BNCC que nega a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Plano Nacional de Educação (PNE), e cria modelos determinados de comportamentos utilitaristas para atender o mercado de trabalho. Palavras-chaves: Educação neoliberal. Currículo. BNCC. Competências. Habilidades.
-
ItemEntre os regimes de historicidade: presentismo e globalização(Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Laura Garcia Rossi ; Dr. Felipe Ziotti NaritaA pesquisa analisa a relação entre a ação individual e a historicidade, ressaltando as experiências do tempo histórico (regimes de historicidade) como eixos para a compreensão dos processos. A transformação dos diversos regimes de historicidade mobilizados no tempo fornece bases para as ações dos sujeitos (questões identitárias e orientações conforme as condições objetivas da sociedade), de modo que destacamos o desenvolvimento de três grandes regimes de historicidade, a saber, o antigo, o moderno e o presentismo contemporâneo. Ressaltamos, na construção do presentismo contemporâneo, como os meios técnicos-científicos e informacionais implicaram a radicalização das instituições modernas, abrindo a experiência histórica a um mundo de “mudanças sem precedentes”. Além disso, mudanças nas estruturas sociais e políticas também são tangíveis, tais como a crise das políticas de bem-estar social, a perda do papel estatal diante do mercado, a individuação dos sujeitos, uma identidade desconexa e descontínua e a dificuldade na relação com a alteridade. Esses sinais de um mundo globalizado pelo capital reforçam um capitalismo exacerbado, de modo que o regime de historicidade presentista é a expressão temporal dos novos processos socioculturais e políticos da nossa época. Palavras-chave: regimes de historicidade; presentismo; identidade; globalização.
-
ItemEntre tese e antítese: as representações sociais do nacionalismo em “Gen Pés Descalços” (1973)(Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Pedro Custódio Alão ; Me. Yuri Araujo CarvalhoEste trabalho objetiva identificar e compreender as representações sociais do nacionalismo presentes no mangá autobiográfico “Gen Pés Descalços” (1973), do autor japonês Keiji Nakazawa. Sustentamos a hipótese segundo a qual o autor representa tal nacionalismo (e a xenofobia enquanto um braço desse ideal) por meio do embate entre uma tese, representada em alguns personagens que reproduzem as ideias do governo nipônico (como os militares), e uma antítese, por intermédio dos protagonistas da obra. Por se tratar de uma pesquisa que se localiza no âmbito da História Cultural, dialogamos com o arcabouço teórico-conceitual das representações sociais desenvolvidas, sobretudo, pelo historiador francês Roger Chartier e pela historiadora brasileira Sandra J. Pesavento. Visamos contribuir para a emancipação de estudos culturais no Brasil que buscam servir-se de suportes e fontes que excedam o meio acadêmico, como as histórias em quadrinhos, visto que são produções culturais consumidas cotidianamente pela sociedade e que são carregadas de manifestações simbólicas e visões de mundo. Além disso, procuramos colaborar para uma nova perspectiva sobre o nacionalismo japonês, na medida em que traremos uma visão cultural até então não muito desvendada. A pesquisa consistirá, portanto, em escrutinar alguns trechos do primeiro volume do mangá de Nakazawa, nos quais as representações sociais do nacionalismo japonês se manifestam de maneira mais acentuada, apoiando-se em bibliografias sobre nacionalismo, xenofobia e conjunturas cultural, social e política japonesas durante o período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Palavras-chave: representações sociais; nacionalismo; mangá.
-
ItemFigurações da cidade e da modernidade no romance urbano de Alfredo Taunay(Centro Universitário Barão de Mauá, 2019-10) Paulo Bastianini Neto ; Orientador: Prof. Dr. Felipe Ziotti NaritaA pesquisa analisa o romance urbano de Alfredo Taunay, importante escritor brasileiro do fim do século XIX, especialmente a partir da narrativa construída na obra O encilhamento (1894). O objetivo é desvelar, por meio da análise histórica do texto literário, componentes representacionais (figurações) da modernidade junto ao texto do autor, tendo em vista o diálogo entre a forma literária/ficcional e o processo histórico e social. Para tanto, além do debate com a bibliografia especializada, o trabalho articula as percepções e os valores construídos no ambiente urbano de Taunay a uma abordagem dos impactos da modernização e das transformações socioculturais no Brasil do período. Nesse sentido, além da ascensão da vida urbana, destacamos a presença da economia monetária e financeira, a infraestrutura das cidades (especialmente da então capital republica, o Rio de Janeiro) e as novas condições de vida social e socialização na cidade. Palavras-chave: Modernidade. Alfredo Taunay. Cidade. Modernização.
-
ItemImigração espanhola pela guerra civil: a busca pela preservação da identidade no nordeste paulista(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Gabriel Garcia Braz ; Me. Rodrigo de Andrade CalsaniO presente trabalho visa apresentar o imigrante espanhol não só como dados estatísticos, mas sim como um ser humano, sobretudo descrever a questão identitária desse imigrante que saiu da Espanha por causa dos conflitos e consequências da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), atacado por fatores de expulsão como a fome, e atração, como a chance de recomeçar sua vida no Brasil. A partir da chegada desses imigrantes em solo brasileiro, sobretudo no estado de São Paulo, que foi o maior aglutinador de imigrantes do país, e posteriormente no Nordeste paulista, o estudo objetiva compreender como esse imigrante buscou preservar suas origens, como por exemplo, a formação de agremiações que buscavam unir os indivíduos da colônia espanhola, visando a preservação e a propagação de sua identidade cultural. Além disso, entender como as questões da Guerra Civil Espanhola afetaram a vida deste imigrante no Brasil, seus medos, anseios e esperanças de um dia melhor. PALAVRAS-CHAVE: Imigrante espanhol. Identidade. Nordeste paulista.
-
ItemIntegração da cultura síria e libanesa no interior de São Paulo pelas frentes gastronômica e social (1880 até 1945)(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Artur de Oliveira Carminati ; Dra. Nainôra Maria Barbosa de FreitasEsta pesquisa busca trabalhar o contexto de integração da cultura síria e libanesa em suas relações sociais e gastronômicas no Brasil, no interior do estado de São Paulo do período de 1880 até 1945. Por meio de revisões bibliográficas analisaremos desde as raízes do Líbano e Síria, alguns aspectos que construíram, motivaram ou permitiram que essa imigração se tornasse tão efetiva e positiva. Para isso, iremos analisar algumas características do Brasil dentro do recorte anual feito nesta pesquisa, sendo assim podemos compreender qual era o cenário ao qual o imigrante se deparou quando chegou. Assim como compreender motivações e ações que não só os favoreceram como a de toda a rede de comércio no interior do estado de São Paulo, a mascateação. Posteriormente, buscaremos analisar, através da gastronomia outras características dessa imigração, inclusive pelo papel das mulheres na questão da tradição culinária trazida do oriente para a América do Sul. Assim buscamos refletir sobre o que essa integração trouxe de fato ao cotidiano do brasileiro, sobretudo no interior do estado de São Paulo. Palavras-chave: Imigrante. Sírios e Libaneses.
-
ItemJudeus e prostituição: a saga das “polacas” no Rio de Janeiro entre os anos de 1867 e 1950(Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Amanda Cabral Jukovski ; Me. Rodrigo de Andrade CalsaniA presente pesquisa, partindo de revisão bibliográfica e análise de fontes, ambiciona expor a trajetória de vida de imigrantes provenientes da Europa Oriental, os quais, envolvidos com a prostituição e em sua maioria judeus, desembarcaram na cidade do Rio de Janeiro a partir do ano de 1867 em busca de novas oportunidades e de uma vida melhor. Fugidos da fome, miséria e perseguições de cunho religioso que enfrentavam em suas terras natais, estabeleceram-se em vários dos grandes centros urbanos sul-americanos em busca de um recomeço. No entanto, suas condições de marginalizados perpetuaram-se na capital do Brasil durante o fim do século XIX e até a metade do século XX: indesejáveis não só pela população em geral, mas também pelos correspondentes de sua religião, eram atacados constantemente pelos jornais e por uma política de limpeza moral que visava acabar com sua presença nas principais ruas da cidade. Em meio a exclusão, se viram obrigados a organizarem uma sociedade baseada na solidariedade e ajuda-mútua a qual viabilizasse o exercício de sua fé e identidade, bem como o acesso à educação, ajuda hospitalar e um lugar após a morte. Portanto, partindo deste fato, é possível aferir que a relação entre estes homens e mulheres era muito mais complexa e não se baseava somente em engano, coerção e violência, o que comumente é apontado em várias pesquisas sobre o tema. Palavras-chave: prostituição; judeus; Rio de Janeiro.
-
ItemLênin: do materialismo histórico-dialético à revolução(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-11) Rafael Elizandro Mataruco ; Orientador: Prof. Dr. Felipe Ziotti NaritaO presente trabalho analisa a incorporação do método marxista nas análises teóricas de Lênin, considerando a noção de práxis como integradora entre a teoria e a prática, a fim de combater a imagem de que, em Lênin, a teoria estaria submetida à atuação prática. Para tanto, é feita uma breve apresentação das características principais do materialismo histórico-dialético, seguida de análise de duas obras do autor temporalmente redigidas em um intervalo de quase duas décadas. Diante das reflexões elaboradas, indica-se que uma compreensão mais apurada do método marxista é capaz de proporcionar uma leitura mais adequada da atuação de Lênin como teórico e político.