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    A elitização da saúde em Ribeirão Preto na transição do século XIX-XX
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Leticia Krempel ; Dr. Rafael Cardoso de Mello
    Este trabalho tem por objetivo analisar o Código de Posturas de 1902 do município de Ribeirão Preto, no que diz respeito aos artigos voltados a saúde pública, de modo a compreender como o poder público da cidade utilizou os discursos higiênicos na justificativa de controlar a população e aprimorar o espaço urbano. Para tanto, foram explorados diferentes conceitos foucaultianos, sendo o principal de biopolítica, o qual revela um sistema formado por vigilância e disciplina em que a medicina atua como um saber poder sobre o corpo. Não obstante, outros termos foucaultianos também estão inseridos ao longo do trabalho na reflexão acerca da história da medicina e seus desdobramentos ao longo dos séculos, e posteriormente no cenário brasileiro. PALAVRAS-CHAVE: Código de Posturas; saúde pública; medicina.
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    Entre rios: enchentes e consequências na cidade de Ribeirão Preto/SP entre os séculos XIX e XX
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Lara Beatriz Abonisio ; Dr. Rafael Cardoso de Mello
    Este trabalho tem por objetivo compreender os discursos e representações midiáticas sobre as enchentes na cidade de Ribeirão Preto, diante da perspectiva da modernidade, vislumbrando permanências e rupturas urbanas a partir de análise qualitativa de fotografias e publicações jornalísticas. A urbanização derivada da modernidade ribeiraopretana foi contribuinte para que as enchentes afetassem populações desfavorecidas, primeiro no centro da urbe nas primeiras décadas do século XX até os bairros periféricos nas décadas finais do mesmo século, ou seja, respeitando o postulado marxista da luta de classes. PALAVRAS-CHAVE: enchente. Ribeirão Preto; urbanização.
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    Educação inclusiva: práticas escolares a partir de relatos de pessoas com deficiência visual
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) João Pedro Lataro Festuccia ; Me. José Faustino de Almeida Santos
    A Educação Inclusiva é algo que está cada vez mais latente no âmbito do debate educacional. Visto isso, esse trabalho, fazendo sua contribuição para o tema, constrói no decorrer de suas páginas uma discussão sobre o significado desse conceito e o que o envolve, contrastando-o e relacionando-o com a Educação Especial e outras questões que nela estão embutidas. Apresentando a Educação Inclusiva em sua teoria e evidenciando as legislações e políticas públicas que são baseadas nessa proposta educacional, é tecida uma reflexão, fazendo uso de relatos e experiências de pessoas com deficiência visual, sobre a realidade educacional brasileira, buscando verificar se a inclusão com algumas de suas premissas mais caras, a completa participação dos indivíduos no meio educacional, a valorização das diferenças, da cooperação, da singularidade dos alunos e a construção de uma escola que seja voltada para todos, está, de fato, acontecendo de maneira plena na prática do dia a dia escolar ou, se o mesmo ainda tem resquícios de segregação, exclusão e marginalização daqueles que não se encaixam no padrão estipulado. Palavras-chave: educação; educação inclusiva; escola; pessoa com deficiência.
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    Entre tese e antítese: as representações sociais do nacionalismo em “Gen Pés Descalços” (1973)
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Pedro Custódio Alão ; Me. Yuri Araujo Carvalho
    Este trabalho objetiva identificar e compreender as representações sociais do nacionalismo presentes no mangá autobiográfico “Gen Pés Descalços” (1973), do autor japonês Keiji Nakazawa. Sustentamos a hipótese segundo a qual o autor representa tal nacionalismo (e a xenofobia enquanto um braço desse ideal) por meio do embate entre uma tese, representada em alguns personagens que reproduzem as ideias do governo nipônico (como os militares), e uma antítese, por intermédio dos protagonistas da obra. Por se tratar de uma pesquisa que se localiza no âmbito da História Cultural, dialogamos com o arcabouço teórico-conceitual das representações sociais desenvolvidas, sobretudo, pelo historiador francês Roger Chartier e pela historiadora brasileira Sandra J. Pesavento. Visamos contribuir para a emancipação de estudos culturais no Brasil que buscam servir-se de suportes e fontes que excedam o meio acadêmico, como as histórias em quadrinhos, visto que são produções culturais consumidas cotidianamente pela sociedade e que são carregadas de manifestações simbólicas e visões de mundo. Além disso, procuramos colaborar para uma nova perspectiva sobre o nacionalismo japonês, na medida em que traremos uma visão cultural até então não muito desvendada. A pesquisa consistirá, portanto, em escrutinar alguns trechos do primeiro volume do mangá de Nakazawa, nos quais as representações sociais do nacionalismo japonês se manifestam de maneira mais acentuada, apoiando-se em bibliografias sobre nacionalismo, xenofobia e conjunturas cultural, social e política japonesas durante o período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Palavras-chave: representações sociais; nacionalismo; mangá.
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    Xadrez russo: diálogos entre educação e revolução (1917-1924)
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Hugo Lousada Ferreira ; Me. Yuri Araujo Carvalho
    O presente trabalho objetiva analisar a importância do xadrez para a construção da nova sociedade socialista russa após a Revolução de Outubro. Para tal, abarcaremos principalmente os anos entre 1917 e 1924, adentrando a uma contextualização histórica sobre a situação educacional, política e social pretérita ao período determinado como foco do estudo, fazendo uso da produção acadêmica leninista para a análise do século anterior à Revolução de Outubro. Em torno de todo o trabalho, o arcabouço teórico-metodológico utilizado é composto majoritariamente por autores de linha marxista, mesmo que citemos ocasionalmente autores de outras vertentes historiográficas e nos baseemos, por vezes, no próprio arcabouço marxiano. A pesquisa aqui estruturada mantém contato também com autores que vivenciaram a própria Revolução de Outubro e seus desdobramentos, como o já citado Lênin, além de Krupskaya, Lunatcharsky, Makarenko, entre outros, como maneira de entender o conceito de “educação socialista” sem desvinculá-lo da historicidade e materialidade do período histórico analisado. Em suma, proporcionamos a compreensão de que o xadrez, devido às suas múltiplas facetas, pode ser entendido e utilizado como um instrumento de modificação da realidade social, usando como exemplo histórico o caso russo. Palavras-chave: xadrez; Revolução de Outubro; educação.