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ItemLicor na moringa, um vinho tropical: um olhar sobre a imigração portuguesa para São Paulo (1930 – 1945)(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12)O presente trabalho, partindo de revisão bibliográfica e análise de fontes, ambiciona expor as complicações do imigrante português recém chegado ao Brasil no governo de Getúlio Vargas (1930 – 1945), em especial na cidade e no estado de São Paulo. Fugidos da fome, miséria e perseguição política propiciada pelo salazarismo português (1932 – 1974), o Brasil representava uma chance de recomeço e melhoria de vida, com propagandas que incentivavam a vinda do europeu subsidiado pelo governo para trabalhar nos meios rurais. Porém, as mazelas do campo resultaram na transformação do imigrante em trabalhadores urbanos, assumindo posturas anarquistas e comunistas foram perseguidos pela polícia políticapaulista. Dessa forma, em conjunto com as políticas limitadoras de Vargas, os lusitanos se reuniam com os demais imigrantes em greves e levantes populares que reivindicavam seus direitos. Outrossim, a perspectiva da mulher é tratada neste trabalho como protagonista de suas próprias histórias, e assim, procurava fazer de sua nova nação um lugar mais igualitário, sem medos de perseguições policiais e ambicionando por dias melhores. Com a construçãodo trabalho, conseguimos identificar quais os motivos da vinda dos lusitanos para cá, assim como rompemos com a ideia de um português pacífico perante as reivindicações trabalhistas. Palavras-Chave: Imigração portuguesa. Estado Novo. São Paulo.
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ItemO livro didático de História no Brasil: um panorama a partir das avaliações do PNLD (1997-2021)(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12)O livro didático é presença garantida na maioria das escolas do Brasil, e isso não é por acaso, tendo em vista a existência do Programa Nacional do Livro e Material Didático, programa governamental responsável por auxiliar na aquisição dos livros didáticos destinados às escolas. Essa produção didática, entretanto, não ocorre apenas visando a fomentação da educação no país, mas o lucro do mercado editorial. Visando controlar a qualidade dos livros direcionados à educação básica, constitui-se um jogo entre mercado e Estado através do processo avaliativo instituído pelos editais do programa, com a Educação se encontrando no fogo cruzado. A fim de compreender a maneira como esse processo extensivo e enredado, composto por um vai e vem de forças, e que envolve um objeto cultural tão complexo e de difícil definição como livro didático, procuramos desenvolver uma pesquisa qualitativa que se debruça sobre a longa bibliografia que se relaciona com nosso objeto. Dessa maneira, visando atingir o objetivo de desvelar estratégias utilizadas pelo mercado editorial para manter-se competitivo diante do controle de qualidade imposto pelo PNLD ao longo da pesquisa buscamos compreender as relações entre o livro didático e o contexto social ao seu redor, a construção do campo científico apresentado pelo livro didático de História e, por fim, o desenrolar das avaliações propostas pelo PNLD e sua influência no mercado editorial. Palavras-chave: Livro Didático. Material Didático. Avaliação.
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ItemEducação e cidadania na atuação de Paulo Freire na Prefeitura de São Paulo (1989-1991)(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12)Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo fazer uma análise da educação freiriana através do recorte do ano de 1989 até 1991 na cidade de São Paulo, período de redemocratização no país, pós-ditadura civil-militar, quando Paulo Freire foi convidado por Luiza Erundina (prefeita da época) a ser Secretário da Educação Municipal na capital, trazendo uma perspectiva em contraposição a educação tecnicista proposta durante o período anterior. O trabalho é dividido em três partes, sendo a primeira uma explanação sobre a educação tecnicista, adotada durante a ditadura no Brasil, a segunda é constituída pelas teorias da pedagogia freiriana e a terceira parte tem como análise a educação proposta por Paulo Freire para a cidade de São Paulo, no período de 1989 a 1991, desenvolvendo uma educação humanizada e democrática. A realização do trabalho conta com análises de fonte como livros e artigos seguindo as premissas de uma revisão bibliográfica. Palavras-chave: Paulo Freire. Cidadania. Democracia.
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ItemPara além da ebriedade e do afago: a cachaça e seus papéis a partir da sociedade açucareira do Nordeste colonial(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12)A cachaça é uma bebida fundamentalmente brasileira e sua importância está para além das questões de comercialização e consumo. Compreender outras facetas existentes em seus usos desde o período colonial nos permite perceber sua relevância como instrumento articulador de relações sociais que permanecem enraizadas nas práticas do cotidiano até os dias atuais. Palavras-chave: Cachaça. Relação Social. Permanências.
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ItemA literatura de Jorge Amado (1930-1945) no ensino de história(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12)Esse trabalho tem como propósito investigar as possibilidades de uso da literatura amadiana no ensino de História. Para tanto, num primeiro momento, buscamos compreender a historiografia, passando pela filosofia positivista, a ciência do marxismo e da Escola dos Annales, e como estas correntes se desdobraram no campo educacional no Brasil. Além disso, analisamos na educação o ensino tecnicista, alicerçado pela teoria do capital humano, cuja educação é um meio para atender as necessidades do capital; a pedagogia libertadora, embasada no contexto social dos alunos e voltada para a emancipação social deste, a intervenção e a transformação do mundo; e o ensino fundamentado pelos Annales, que amplia as possibilidades de pesquisa e propõem uma gama extensa de documentos, como, por exemplo, uma pintura, uma poesia, um texto literário etc. Desse modo, a metodologia utilizada para levar a cabo a pesquisa foi a análise dos romances do Jorge Amado (1930 a 1945) comparando-os e relacionando-os com a historiografia brasileira do período e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), com o intuito de despertar no aluno não somente o gosto pela leitura, mas também pela análise crítica documental, tornando o educando protagonista na reflexão e questionamento da produção do documento, bem como possibilitando outros meios de aprendizado da História do Brasil. Palavras-chave: Literatura. Ensino de História. Fonte.
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