Graduação (Letras)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação (Letras) por Autor "Giovanna Almeida Torres de Andrade"
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemO ensino de gramática e as relações de poder da língua: o direito à norma-padrão(Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Giovanna Almeida Torres de Andrade ; Dra. Renata Maria Cortez da Rocha ZaccaroEste trabalho analisa o contexto de inserção das camadas populares nas escolas, na década de 1980, considerando que a cultura legitimada pelas instituições de ensino continuou a ser a mesma das classes privilegiadas. Nesse viés, entende-se que a língua foi constituída, historicamente, como um instrumento de poder, pois, por meio dela, ocorre dominação social e linguística, bem como se dá a propagação da violência simbólica pela escola, já que é exigido e valorizado um capital cultural e linguístico diferente daquele que os alunos das camadas populares possuem. Dessa forma, os estudantes são privados de se apropriarem da língua e se distanciam das variedades de prestígio, mantendo a dinâmica social. Sendo assim, nota-se que a escola contribui para a estigmatização de determinadas variedades – uma vez que ensina um modelo que se distancia da língua falada pelos estudantes: o português brasileiro. Uma mudança cultural é necessária para que as camadas populares compreendam que saber a norma-padrão é um direito, a fim de que sejam capazes de participar das relações de poder por trás da língua, assim como é preciso que os educadores ensinem os estudantes a valorizar e utilizar as variedades linguísticas existentes no português brasileiro, adotando uma perspectiva política da língua, contrária ao preconceito linguístico. Palavras-chave: norma-padrão; ensino; língua; preconceito linguístico; variedades linguísticas.