Graduação (Psicologia)
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Navegando Graduação (Psicologia) por Autor "Ana Lívia Jardim Justino da Silva"
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ItemArte como produção de cuidado no campo da atenção psicossocial: uma revisão integrativa da literatura nacional(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Ana Lívia Jardim Justino da Silva ; Eliana de Souza Contiliani ; Dra. Vanessa Cristina MachadoA reforma psiquiátrica traz modificações na assistência que se dá ao louco e ao entendimento sobre a loucura, estabelece o rompimento com o paradigma asilar e propõe o modelo da atenção psicossocial. O paradigma psicossocial defende a diversidade de ações na oferta de cuidado para contemplar as diversidades dos sujeitos. Desta forma, a arte é um dos recursos que se somam às intervenções psicossociais oferecidas no campo saúde mental. Portanto, este trabalho realiza um levantamento através da revisão integrativa da produção científica nacional publicada na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) acerca do uso da arte na produção do cuidado em saúde mental na atenção psicossocial, reunindo as principais informações contidas nos trabalhos selecionados e analisando os resultados obtidos através do Paradigma da Atenção Psicossocial. A coleta da amostra foi realizada a partir da combinação dos descritores Arte, Cultura e Saúde Mental. Foram pré-selecionados textos integrais em língua portuguesa publicados entre 2011 e 2021. Chegou-se a um total de 30 trabalhos, distribuídos em diferentes bases de dados. Obedecendo critérios de exclusão chegou-se a uma amostra final de cinco textos. Foram extraídas informações como área de especialidade dos periódicos, sendo dois deles da área da Psicologia e três das áreas de Saúde Pública/ Saúde Coletiva. Os trabalhos objetivavam investigar, compreender, analisar e discutir o processo histórico da inclusão das atividades Artístico-Culturais (AC) nos serviços, bem como o papel dessas atividades enquanto estratégia do processo de reabilitação psicossocial. A metodologia empregada foi exclusivamente qualitativa. Os textos usaram como instrumento de coleta observações, estudo de caso, questionários, entrevistas semiestruturadas, registros etnográficos, avaliação de qualidade de vida -WHOQOL-bref e registro de relato espontâneo. A amostra dispunha-se nas regiões Sudeste (Carapicuíba/SP, São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ e Belo Horizonte/ MG) e Nordeste (Natal/RN). A partir dos resultados foram constituídas três categorias temáticas. Na primeira categoria, aponta-se as atividades AC como terapêuticas e possibilitadoras da ascensão do sujeito de desejo. Na segunda categoria, as atividades AC configuram-se em geração de renda e possibilidade de ascensão do sujeito de direito. No entanto, na terceira categoria discute-se a ausência de atividade AC e os limites. A partir da análise, conclui-se que a Arte pode compor o conjunto de intervenções que visam a produção de cuidado no campo da atenção psicossocial contribuindo nos aspectos: favorecimento da socialização, aumento da autoestima, ascensão do sujeito de desejo e direitos, diminuição de medicamentos, proveito da liberdade e dignidade e o exercício da cidadania. Em alternativa, para superar a noção do uso das atividades AC como forma de entretenimento, requer-se uma vasta pesquisa teórica e inovações práticas no cotidiano dos serviços. Desta forma, assimila-se que as limitações das ofertas de ações AC nos serviços e programas de reabilitação psicossocial derivam da insuficiência da consolidação das políticas públicas na área. Assim, infere-se a necessidade de mais experiências, trocas dos saberes e pesquisas quanto ao uso da Arte atrelado ao cuidado em saúde mental, a fim de acendê-la nas discussões das políticas públicas de produção do cuidado como uma intervenção irreprimível e efetiva na promoção da saúde. Palavras-chave: Arte. Cultura. Saúde Mental.