Graduação (Psicologia)
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ItemAs esferas da atividade e terapia assistida por animais, com ênfase no contexto hospitalar: um estudo de levantamento bibliográfico(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020) Ana Laura Toledo Leibal ; Larissa Zucco Gual ; Gelson GenaroAs intervenções assistidas por animais vem sendo cada vez mais difundidas no contexto da saúde e da educação. Os estudos demonstram que é um recurso que possibilita um olhar e tratamento humanizado frente à diversos tipos de demandas. Está pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições das modalidades terapêuticas Terapia Assistida por Animais (TAA) e Atividade Assistida por Animais (AAA) para a melhoria da qualidade de vida dos assistidos, através da análise de cada esfera das modalidades, com ênfase no contexto hospitalar. Utilizou-se o levantamento bibliográfico, nas bases de dados Scielo (Scientific Eletronic Library Online), BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), SBU (Sistema de Bibliotecas da Unicamp) e Pepsic (Periódicos Eletrônicos em Psicologia). A base de dados Google Acadêmico também foi consultada. Após a leitura dos resumos e submissão dos mesmos aos critérios de inclusão e exclusão propostos, 35 estudos foram incluídos nesta análise. Os estudos foram categorizados em oito eixos temáticos, através da metodologia análise de conteúdo, sendo eles: “TAA e hospitalização”, “TAA e autismo”, “TAA e psicologia”, “AAA”, “equoterapia”, “bototerapia”, “delfinoterapia”, e “ictioterapia”. O eixo TAA e hospitalização teve a maior quantidade de trabalhos inseridos (13), devido ao enfoque do estudo no âmbito hospitalar. Os resultados demonstraram que as modalidades terapêuticas são eficazes para viabilizar relações interpessoais, quebra da rotina hospitalar, trazer alegria, afeto e amparo, ajuda no desenvolvimento da fala e em habilidades motoras, propicia maior adesão e engajamento ao processo de recuperação, fornece maior capacidade de resiliência, redução do estresse e da solidão. A interação com o animal estimula o aumento da produção do hormônio endorfina, ajudando na diminuição dos efeitos da depressão, da percepção de dor e diminuição da ansiedade. Auxiliam no tratamento de patologias e necessidades especiais, também foram identificados alguns fatores de riscos que podem ocorrer decorrentes ao contato com o animal co terapeuta, como infecções e alergias. Conclui-se que as modalidades terapêuticas possuem diversos benefícios e muito pouco risco em comparação aos benefícios, o recurso deve ser aplicado somente a partir de protocolos padronizados de segurança, atualmente já existe uma quantidade significativa de estudos sobre a área, mas ainda demanda muito mais estudos para o reforço de sua cientificidade.
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ItemAcesso ao processo transexualizador oferecido pelo SUS: perspectivas e expectativas da pessoa trans(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-12) Gabriela de Oliveira ; Isabella Zeri Ceolotto ; João Pedro de Almeida Fernandes ; Vanessa Cristina MachadoO presente trabalho abordou questões referentes à transexualidade e transgeneridade, que demandam do Estado e dos serviços públicos de saúde um tratamento especializado, com atendimentos que contemplem as necessidades dessa população, especialmente no que se refere ao acesso aos de transição de gênero e de transformação corporal, entendidos como parte de seus processos de saúde e doença. O objetivo da pesquisa foi investigar como se dá o acesso ao processo transexualizador oferecido pelo SUS, incluindo a exploração sobre as dificuldades e facilidades enfrentadas no processo, os meios alternativos para a busca da transição de gênero, a garantia dos direitos sociais e à saúde, bem como as perspectivas futuras. Atendendo às recomendações éticas, esta pesquisa somente teve início após apreciação e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Barão de Mauá, quando então, foi realizado contato com os participantes e a coleta de dados foi realizada mediante consentimento por meio da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, garantindo o sigilo e anonimato dos participantes. Quanto ao método utilizado, foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa, baseado em uma amostragem não probabilística a partir do método denominado “bola de neve”, alcançando o número de três participantes, cujo processo de inclusão baseou se nos seguintes requisitos: ser indivíduo transgênero, usuário do processo transexualizador do SUS e com capacidade de cognição e verbalização para compreender o roteiro de entrevista Enquanto instrumento de pesquisa, foi aplicado um roteiro de entrevista semiestruturada, que abordou questões relativas ao acesso ao processo transexualizador; a entrevista foi aplicada de maneira remota. Após transcrição do material coletados, os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo temática, por meio da qual foram constituídas duas categorias temáticas, dividida em outras subcategorias. Assim, na primeira categoria temática, barreiras ao acesso, foram discutidas as barreiras ao acesso ao processo transexualizador e o desdobramento das barreiras. E, na segunda categoria temática, facilitadores do acesso ao processo, foram abordados os facilitadores existentes e os facilitadores potenciais e perspectivas. Com os resultados, foi possível explorar a influência do acesso ao processo quanto à garantia dos direitos fundamentais da população trans, como o acesso à saúde como um todo e a diversos outros direitos sociais, além de abordar as perspectivas dessa população quando ao processo transexualizador. O objetivo da pesquisa foi alcançado, apesar das dificuldades. No entanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido.
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ItemUma perspectiva analítico-comportamental do luto por suicídio e possibilidades de intervenção(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-12) Camila Khater do Nascimento Gonçalves ; Emanuela Nogueira Lourenço ; Dra. Caroline da Cruz Pavan CândidoO suicídio é a segunda maior causa de morte de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Após um suicídio ocorre o processo do luto de familiares e amigos que permaneceram, chamados de sobreviventes/enlutados. Essas pessoas, na maioria das vezes, se sentem culpadas, envergonhadas e impotentes, desencadeando sofrimento e culpabilização. Os enlutados podem carregar sentimentos de ambivalência e sensação de culpa devido ao estigma social. O luto por suicídio não é igual aos outros tipos de luto, podendo ser considerado um luto não reconhecido pela sociedade, favorecendo uma experiência traumática, onde o enlutado acaba por não buscar ajuda. É preciso que esses sentimentos sejam acolhidos e não ocultados, trata-se de sentimentos intensos, individuais e variáveis. As intervenções devem percorrer através do suporte, aconselhamento e psicoterapia. Existe uma predominância de estudos sobre o ato suicida, entretanto há escassez de produção cientifica sobre o luto por suicídio. Portanto o objetivo desse estudo foi compreender e analisar através da perspectiva analítico-comportamental as vivências e intervenções propostas para essa população. Para a elaboração desta revisão bibliográfica foi realizado um levantamento eletrônico de artigos nacionais, publicados nos últimos 20 anos, utilizando bancos de dados como SciELO, BVS Brasil e PePSIC, tendo sido selecionados 20 artigos no total. Os artigos reconhecem que os sobreviventes vivenciam sentimentos singulares, tornando o processo de luto particular, além dos sentimentos experienciados, também precisam encarar o estigma social. Há escassez de estudos no Brasil, principalmente na perspectiva analítico-comportamental. Quanto às intervenções foram encontradas quatro possibilidades, todas pouco exploradas: Autópsia psicológica, grupos de ajuda mútua ou suporte, atendimento psicológico integrado e psicoterapia individual. Assim, conclui-se sobre a necessidade de maiores estudos e pesquisas no âmbito do sobrevivente/enlutado, para que possam ser desenvolvidas ações preventivas e de posvenção, com o intuito de ampliar informações e minimizar os danos associados.
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ItemAvaliação psicológica para cirurgia do implante coclear em adultos surdos pós-linguais: revisão integrativa e proposta de protocolo(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-12) Paulo Francisco de SousaA avaliação psicológica é um processo de caráter compreensivo e visa responder questões sobre o funcionamento psíquico de uma pessoa, num determinado período de tempo, em contextos e situações de vida específicos. Em se tratando de pessoas com deficiência auditiva candidatas à cirurgia do implante coclear, a avaliação psicológica é considerada compulsória e tem o propósito de identificar fatores de inclusão e exclusão para a cirurgia. Por isso a importância de que seja eficaz e garanta que determinados critérios sejam preenchidos, tendo em vista que uma avaliação rudimentar pode comprometer a preparação cirúrgica e também o engajamento pós operatório dessas pessoas. Diante desta compreensão, os objetivos deste trabalho foram : 1- Analisar a produção nacional de artigos relacionados à avaliação psicológica para cirurgia de implante coclear. 2- Propor um protocolo de avaliação psicológica para adultos surdos pós-linguais. Para tanto, realizou-se estudo de revisão, utilizando-se da Revisão Integrativa para coleta e análise dos dados, foi desenvolvido um protocolo de avaliação psicológica, com base no estudo de revisão e na experiência do autor, enquanto estagiário na área. Para coleta de dados, realizou-se busca de artigos nas bases: Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE / PUBMED), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Periódicos CAPES e Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PEPSIC). Utilizou-se a combinação dos descritores "avaliação psicológica" e "implante coclear" e os seguintes critérios de inclusão: artigos publicados em português, na íntegra e publicados até março de 2020, sem definição de data de partida de publicação. A amostra final da revisão foi constituída por três (03) artigos científicos. Para a criação de categorias de análise buscou-se elementos que apontassem para a elaboração e especificação do processo de avaliação psicológica. Nenhum artigo apresentou os pormenores do processo avaliativo psicológico, no que diz respeito às etapas envolvidas, tempo e número de sessões, uso de instrumentos de testagem e até mesmo a forma de apresentação dos resultados da avaliação. Considerando-se a inexistência de fortes evidências disponíveis na literatura científica nacional sobre o proceder da avaliação psicológica, nesta área, e considerando-se também a experiência do autor, foi possível proceder à elaboração de um protocolo norteador do processo de avaliação psicológica para cirurgia do IC, contendo os seguintes direcionadores: Entrevista Clínica, Aplicação de Instrumentos (avaliação de personalidade, avaliação cognitiva, avaliação de rastreio de sintomas depressivos e ansiosos, avaliação de risco de suicídio), Entrevista Devolutiva e Entrega do Documento/Laudo.
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ItemUm estudo de revisão bibliográfica sobre os aspectos psicológicos do paciente transplantado cardíaco(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-12) Angélica Tamires Luciano dos Santos ; Bárbara da Cruz Ferreira ; Dra. Fernanda Pessolo RochaO transplante de coração é um procedimento complexo e delicado. Trata-se de uma fase de grandes desafios ao transplantado, modificando a vida do paciente. Justifica se a escolha do tema por ser um caso de saúde pública, no qual estudos sobre os principais reflexos psicológicos do transplantado podem ser de grande valia para compreender melhor os aspectos emocionais. O objetivo desse estudo foi compreender os aspectos emocionais e as maneiras de enfrentamento dos pacientes transplantados. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica sistemática, na qual a base de dados para composição dos textos foi consultada em outras literaturas e pesquisas científicas já realizadas. Concluiu-se que os reflexos psicológicos e emocionais são questões importantes que precisam ser discutidas e tratadas no paciente com a mesma intensidade e dedicação que sua parte fisiológica, uma vez que o equilíbrio psicológico e emocional são fatores essenciais à qualidade de vida de todo ser humano.
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ItemCâncer de mama e mastectomia: a ressignificação do ser feminino(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-12) Joana Barbieri Vian ; Louise Cássia Maria de Morais Viana ; Viviane Ferraz Ferrari dos Santos ; Me. Felipe de Souza ArecoA palavra câncer traz grandes sensações e sentimentos à existência de muitas pessoas, principalmente àquelas que experienciam tal significado. A partir do diagnóstico muitos se veem com incertezas perante vida, o enfrentamento e tratamento. Ao se falar sobre o câncer de mama em mulheres, um fator é acrescentado: o ser feminino e a visão de si. O presente estudo busca a compreensão acerca da visão da mulher e a ressignificação do que é ser-no-mundo após o diagnóstico de câncer de mama e da realização da mastectomia. A pesquisa foi submetida ao comitê de ética em pesquisa com seres humanos, sendo aprovada sob o parecer n° 4.027.761, visto isso, as entrevistas foram realizadas com cinco mulheres que receberam o diagnóstico de câncer de mama e passaram pelo procedimento de mastectomia, com faixa etária superior aos 18 anos e em um local de melhor comodidade para as participantes. O referencial teórico utilizado foi pautado na Abordagem Fenomenológico Existencial, embasada no método qualitativo, através de uma entrevista em profundidade com uma questão norteadora: “Enquanto mulher qual foi o significado que a sua vida passou a ter após o diagnóstico do câncer de mama e a realização da mastectomia?”, possibilitando que a participante verbalizasse abertamente e refletisse sobre sua condição de adoecimento e cura, sem interrupções por parte das entrevistadoras. Os materiais coletados nas entrevistas foram analisados pelo procedimento exposto pela fenomenologia existencial em quatro etapas, que consiste em analisar as unidades de significados no discurso, viabilizando assim a descrição e compreensão do fenômeno, ao proporcionar a categorização de cinco temáticas Vivência da descoberta: visão de morte e de cura; O impacto do tratamento; Figuras de cuidado; Visão de ser no mundo e a Importância de compartilhar a vivência. Desta forma, as participantes abordaram suas vivências perante a iminência da morte e de um novo sentido ao existir, ou seja, apresentaram seu modo de ser antes e depois do diagnóstico do câncer de mama e da mastectomia. Todavia, para as pesquisadoras, a pesquisa contribuiu para a compreensão do processo de adoecimento e cura de cada indivíduo, sendo possível observar diferentes maneiras de ser e de enfrentamento, e sobretudo suas ressignificações existenciais após o diagnóstico do câncer de mama e da mastectomia.
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ItemViolência doméstica: impactos psicológicos, distorções cognitivas e estratégias de enfrentamento de mulheres vitimadas(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-12) Camila dos Santos ; Grazielli de Sá Bionês ; Jessica Lellis Ferreira ; Gabriela Salim Xavier MoreiraVivenciar situações de violência doméstica trazem grandes impactos na vida das vítimas, considerando danos físicos e os grandes impactos psicológicos. Estes danos psicológicos são previstos, mas também estão associados a variáveis psicológicas, sendo este o enfoque da presente pesquisa, que teve por objetivo investigar os principais danos psicológicos nas mulheres vítimas de violência doméstica e a relação destes com as distorções cognitivas e as estratégias de enfrentamento das vítimas. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário Barão de Mauá. Mediante a esta aprovação, foi dado início à coleta de dados, que foi realizada via remota, através da internet, por meio de investigação científica qualitativa. Participaram da pesquisa oito mulheres que já vivenciaram algum tipo de violência doméstica. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi estruturada, cujo roteiro foi elaborado pelas pesquisadoras. Foi composto por oito perguntas que investigaram como as mulheres vivenciaram os conflitos domésticos e as estratégias de enfrentamento utilizadas, com duração aproximada de 30 minutos. As entrevistas foram realizadas através de vídeo-chamadas, foram audiogravadas e transcritas na íntegra. A análise de dados foi realizada de acordo com o método de Análise de Conteúdo de Bardin, em que as informações obtidas por meio dos relatos foram tratadas, utilizando-se procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição de conteúdo. Por meio da análise dos dados obtidos, foi possível observar grandes impactos na autoestima e na autoconfiança das mulheres que vivenciaram a violência, estando muito presentes os sentimentos de incapacidade, inferioridade, insegurança, medo e vergonha, além de ser perceptível que grande parte das vítimas precisou passar por tratamento psicológico ou psiquiátrico. Por meio das informações, é notável que os principais motivos que levam as vítimas a permanecerem no relacionamento foram: o medo, que inclui o medo de ameaças, a dependência financeira e a dependência emocional; e a esperança na mudança do parceiro. Diante disso, foram identificadas distorções cognitivas relacionadas aos sentimentos negativos que as mulheres têm em relação a si mesmas, a falta de credibilidade que elas dão aos seus próprios recursos para lidar com a situação e a potencialização do problema, sendo destacado que estas distorções cognitivas contribuem para que as vítimas permaneçam no relacionamento e no ciclo de violência. Dentre as principais estratégias de enfrentamento identificadas encontram-se o apoio de familiares e amigos, o apoio religioso e o tratamento psicológico e psiquiátrico.
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ItemRevisão integrativa da literatura sobre o sofrimento de pessoas com transtornos de personalidade Borderline(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-12) Túlio Augusto Gonzalez ; Felipe de Souza ArecoO Transtorno da Personalidade Borderline (TPB), também conhecido como “Transtorno de personalidade limítrofe”, é um transtorno que vem sendo estudado com maior assiduidade de um tempo pra cá. Embora seu diagnóstico já exista há algum tempo no cotidiano médico e terapêutico, a literatura sobre sua sintomatologia e tratamento ainda carece de revisões e aprimoramento literário. O transtorno provoca sofrimento psíquico, devido sua capacidade de ocasionar alterações comportamentais, além de promover a instabilidade emocional em seu portador, podendo levar as pessoas com esse transtorno à consequências que dificultam o relacionamento com outras pessoas de seu convívio, seja pessoal ou profissional e, também consequências catastróficas, como o suicídio. Por essa razão, o objetivo do presente trabalho é revisar a literatura sobre o TPB, através de buscas sobre a literatura já existente sobre o transtorno. A busca foi realizada através de periódicos eletrônicos nas plataformas digitais: SciELO e também na plataforma Index Psicologia. A busca pela literatura visou compreender de que forma a patologia pode interferir no relacionamento de pessoas que possuem o transtorno. Sendo assim, o conteúdo pesquisado e discutido ao longo do trabalho, foi delimitado através da elaboração de uma pergunta norteadora, sendo “Quais as dificuldades enfrentadas por pessoas portadoras do Transtorno de Personalidade Borderline, e de que forma o transtorno reflete nos relacionamentos pessoais”, pergunta esta, que foi o foco principal daquilo que se buscou entre os artigos revisados. Contudo, a revisão contribui para o esclarecimento sobre a adesão ao tratamento e sobre a importância da família ao longo de todo o processo terapêutico. Após a leitura dos artigos, 3 foram excluídos por não serem compatíveis com o tema, de acordo com a proposta do estudo e 2 por estarem em línguas estrangeiras. Sendo assim, um total de 12 artigos foram excluídos e 6 incluídos nessa revisão. Considera-se de grande valia os estudos realizados sobre o TPB. Assim sendo, essa revisão teve como objetivo proporcionar ao leitor maiores conhecimento e esclarecimentos a respeito do transtorno de borderline e oferecer a possibilidade de reflexões teóricas acerca da literatura apresentada
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ItemRelações terapêuticas e intervenções na análise do comportamento com pacientes com transtorno de personalidade Borderline(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-12) Andressa Santana da Costa Fernandes ; Mariana Mielli Bonacim ; Dra. Caroline da Cruz Pavan-CândidoO Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), é caracterizado por instabilidade afetiva e comportamentos interpessoais conturbados. Essas dificuldades podem atrapalhar o atendimento psicoterápico e a relação terapêutica. O objetivo deste estudo é apresentar as características da relação terapêutica e das intervenções clínica analítico-comportamentais para indivíduos com este diagnóstico. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir dos termos Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), relação terapêutica e intervenções na análise do comportamento, nas seguintes bases de dados: EBSCO Information Services, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal da Rede Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (RBTCC). As buscas foram realizadas no período entre janeiro e outubro de 2020. Com bases no levantamento, foi possível observar que existem diversos fatores relacionados a TPB que interferem no tratamento e na relação entre o cliente e o terapeuta, comisso dificultando o atendimento. As intervenções apresentam tratamentos mais eficazes para pacientes com TPB, em razão da extensa comprovação científica sobre sua eficácia para os casos relacionados a esses pacientes. Dentre as terapias encontradas houve a Terapia Comportamental Dialética (DBT) e a Terapia Analítica Funcional (FAP), que contribuem de uma forma flexível para encarar os desafios do relacionamento com o cliente com o TPB, contribuindo no tratamento com clientes com Transtorno de Personalidade Borderline, tornando os atendimentos mais eficazes e ajudando a superar essas adversidades. Após a análise realizada, foi possível perceber que a área de pesquisa sobre relação terapêutica e intervenções na análise do comportamento com pacientes com transtorno de personalidade borderline, aumentou nos últimas dez anos, mas ainda merece atenção dada a complexidade do transtorno e de seu tratamento.
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ItemO impacto do diagnóstico na vida do paciente acometido pelo câncer de próstata: revisão da literatura(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-12) Ana Laura de Carvalho Coelho ; Beatriz Barato Silva ; Dra. Fernanda Pessolo RochaO câncer é um conjunto de várias doenças que englobam o crescimento desordenado das células cancerígenas. O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo, é considerado um câncer da terceira idade, visto que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. No Brasil, é o segundo tipo mais comum entre os homens. Referindo-se ao diagnóstico, vários fatores interferem na adesão ao principal exame preventivo do câncer de próstata (toque retal): constrangimento, desinformação, medo e preconceito devido à cultura da masculinidade, porém o diagnóstico precoce é muito importante e pode contribuir para uma melhor adesão ao tratamento e uma maior chance de cura/eficácia. Os tratamentos para o câncer de próstata, com exceção da vigilância, geralmente resultam em efeitos colaterais desagradáveis que acabam por deixar o homem vulnerável em relação a aspectos que envolvem sua masculinidade. O presente estudo teve como objetivo analisar os principais impactos na vida do paciente que recebe o diagnóstico de câncer de próstata. Através de uma revisão sistemática da literatura realizada no período entre janeiro a maio de 2020, foram realizadas buscas por materiais científicos nas seguintes bases de dados: EBSCO, Scielo e Index Psi. Com bases nos resultados obtidos foi possível observar que existem diversos fatores relacionados ao adoecimento pelo câncer de próstata e como esse diagnóstico pode acarretar em sofrimento para esse indivíduo. Foi possível evidenciar que os maiores impactos na vida do paciente são relacionados à disfunção sexual (perda e dificuldade de ereção), diminuição da libido, incontinência urinária e sobrevida, uma vez que o diagnóstico de câncer pode ser estigmatizado a uma sentença de morte (principalmente em pacientes que realizam a cirurgia de prostatectomia parcial ou total, que consiste na retirada da próstata). Após a análise realizada, foi possível também perceber que a área de pesquisa sobre o sofrimento psíquico do indivíduo após o diagnóstico de câncer de próstata é escassa, principalmente se comparada a outros tipos de câncer.
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ItemCrianças e o uso de mídias digitais: uma investigação da perspectiva parental acerca de prejuízos no desenvolvimento cognitivo e emocional(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-12) Daniely Cristina da Silva Rocha ; Gabriela Pereira Mattos ; Josiane Caetano de OliveiraIntrodução: Com o surgimento da internet, o uso constante das mídias digitais se encontra cada vez mais presente na vida das pessoas, facilitando o acesso à informação e a comunicação. Todavia, o uso constante da tecnologia tem influenciado os relacionamentos interpessoais, aumentando o contato entre os distantes e diminuindo as interações entre os mais próximos, aumentando, assim, o tempo que se é gasto em frente às telas digitais. Seu uso em excesso pode trazer riscos que podem acometer a saúde de seus usuários, especialmente as crianças. Objetivos: Investigar a perspectiva parental acerca dos prejuízos das mídias digitais no desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças. Método: O recrutamento dos participantes foi feito por meio das redes sociais como facebook e Whatsapp e a participação da pesquisa se deu com acesso à plataforma Google formulários. Nela 127 pais de crianças de até 12 acessaram TCLE e após o aceite, responderam o questionário de caracterização sociodemográfica, seguido do questionário de práticas parentais e o uso de mídias digitais e para finalizar a pesquisa o questionário sobre impactos do uso das mídias no desenvolvimento de crianças. Os dados compilados foram analisados de forma quantitativa, por meio de estatística descritiva e inferencial no programa IBM/SPSS versão 22. A maioria da amostra era do sexo feminino (78%), casadas ou em uma união estável (88,2%), têm filhos entre 1 e 6 anos (58%) e do sexo masculino (45,7%). Os pais referiam que 28,3% das crianças tiveram acesso às mídias digitais entre 2 e 3 anos, 95,3% acessam para assistirem vídeos do Youtube e 37,8% afirmaram perceber nos filhos um impacto em relação ao humor e o isolamento em decorrência do uso de mídias digitais. Na avaliação subjetiva de questões relacionadas ao uso de mídias pelos filhos, em uma escala de 0 a 10, na média, 5,40 (± 2,20) acreditam que as mídias são prejudiciais, 4,98 (± 2,76) que seu filho era dependente de mídias digitais e 5,55 (± 2,93) considerou que o uso de mídias influencia no comportamento da criança. A análise de correlação destas questões com o teste de Spearman mostrou que quanto mais acham que os filhos estão dependentes das mídias, menos acreditam que eles mesmos poderiam ficar sem acesso por 24 horas (r= -0,196; p=0,027) ou seus filhos (r= -0,311; p=0,000) e quanto mais os pais acreditam que as mídias são prejudiciais, mais eles acreditam que os filhos estão dependentes (r=0,164; p=0,0066) e que as mídias influenciam no comportamento dos filhos (r= 0,379; p=0,000). Os dados coletados possibilitaram uma melhor compreensão acerca do perfil de uso de mídias digitais, dos impactos prejudiciais cognitivos, afetivos e comportamentais percebidos pelos pais durante os períodos em que os filhos utilizam mídias digitais, bem como o uso de mídias nas escolas. Entretanto, faz-se necessário a realização de novas pesquisas para ampliar a compreensão sobre os prejuízos das mídias digitais no desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças, bem como a publicização de informações acerca dos potenciais benefícios e prejuízos do uso de mídias, de modo a possibilitar uma melhor monitoria e supervisão deste comportamento por parte dos pais. Palavras-Chave: Mídias digitais. Prejuízos. Crianças. Pais
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ItemUma revisão bibliográfica da literatura sobre o sofrimento psíquico da mulher negra em decorrência da discriminação racial no Brasil(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-12) Mariana Clara Cipriano de Barros ; Naira Cecilia Ferreira ; Sandy Barroso Camillo ; Ane Ribeiro PattiEste estudo pretende analisar a partir da literatura multidisciplinar, com enfoque na interlocução entre Psicologia, Antropologia, Sociologia, História, Filosofia e Direito as principais consequências psíquicas vivenciadas pela mulher negra em decorrência da discriminação racial, assim como os fatores que constituem as vulnerabilidades e os impactos da escravidão na vida dessas mulheres. Além de discutir como a Psicologia pode atuar frente ao sofrimento psíquico dessas mulheres a partir das vivências relacionadas a situações discriminantes, além de analisar como o empoderamento e o feminismo podem funcionar como fator protetivo na saúde dessas mulheres. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma revisão integrativa da literatura utilizando do método qualitativo para análise das referências obtidas. A seleção das obras se deu no período de julho a outubro de 2020. Foram analisadas qualitativamente produções escritas na língua portuguesa com conteúdo pertinente ao tema abordado e escritos preferencialmente por mulheres para que fossem incluídos. As obras que se repetiram nas bases de dados, outras monografias e ou revisões da literatura, ou que não se adequavam aos critérios de inclusão estabelecidos, foram excluídos. Foram utilizadosracismo, mulher negra,sofrimento psíquico, feminismo e violência como descritores na base de dados eletrônicos Scielo, além de livros, normas técnicas e publicações em órgãos governamentais que fossem pertinentes ao tema abordado. O estudo propiciou visualizar que são necessárias mais pesquisas na área da Psicologia sobre a relação estabelecida entre racismo e sofrimento psíquico, pois atualmente, só através da correlação entre a literatura multidisciplinar foi possível perceber os prejuízos da sociedade racista em relação a população negra em especifico, as mulheres.
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ItemCâncer de mama e seus impactos em mulheres jovens: uma leitura fenomenológico-existencial(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-12) Ana Paula Borba ; Rosilene Alves Nunes ; Tainá Natália Lassalli ; Felipe de Souza ArecoO câncer, de forma geral, revela um sentimento de medo e incerteza, por se tratar de uma doença que ainda não mostra cura. O câncer de mama, por sua vez, ocasiona algumas dificuldades na mulher. Alguns fatores podem influenciar no desenvolvimento de um câncer. A idade pode ser um dos fatores desencadeantes, considerando que é mais comum o desenvolvimento da doença entre 40 e 60 anos. Caso a doença acontecça antes dos 35 anos, é considerando precoce. A presente pesquisa envolve a compreensão sobre os impactos psicológicos, físicos e sociais de mulheres jovens desde o diagnóstico de câncer de mama, incluindo o percurso da doença durante o tratamento e sua forma de lidar e suas experiências nesse processo. O estudo foi realizado de forma exploratória e descritiva na abordagem qualitativa, fundamentada sobre a teoria Fenomenológica Existencial. A entrevista contou com a participação de cinco mulheres com idade de 18 a 35 anos. Sendo apresentado com o termo de consentimento livre e esclarecido, que foi aprovado pelo parecer de n° 4.027.771 pelo comitê de ética em pesquisas com seres humanos. O diálogo contou com a participação de cinco entrevistadas com idade entre 18 e 35 anos. Para seleção das participantes foi utilizado o método bola de neve, no qual as mulheres convidaram outras voluntárias para participarem do estudo. Em seguida, houve a análise dos dados e, posteriormente, a leitura buscando identificar proximidades entre os relatos, havendo uma reflexão sobre os dados e transformação da linguagem comum para conceitos da Psicologia, seguindo de um resumo de cada significado para entrelaçar com a abordagem fenomenológica-existencial. Cada uma das participantes vivencia ou já vivenciou sua experiência de forma única, em vários contextos e aspectos: sociedade, relacionamento, feminilidade, ressignificação e morte e morrer. Com um olhar mais humano, as pesquisadoreas puderam enxergar algo que vai além do diagnóstico médico, passando a enxergar cada indivíduo como pessoa, além do óbvio, pois cada vivência é particular, com sofrimento e beleza ímpar, sendo necessário muitas vezes perpassar pelo processo do adoecimento para que seja possível ressignificar, sentir-se vivo e perceber suas possibilidades existenciais.
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ItemA atuação do psicólogo hospitalar: um olhar fenomenológico a partir da percepção dos profissionais da saúde(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Beatriz Gomes Braga ; Ricardo Mancera Uzuelle ; Me. Felipe de Souza ArecoA psicologia enquanto ciência e profissão contribuiu para o desenvolvimento da saúde dos indivíduos, atendendo as necessidades na instituição hospitalar. O psicólogo especialista em Psicologia Hospitalar tem função centrada em atenção secundária e terciária à saúde, atuando em instituições de saúde e realizando atividades no âmbito de atendimento psicoterápico. Este trabalho tem como objetivo compreender o papel do psicólogo no âmbito hospitalar a partir da percepção dos profissionais de saúde e identificar de que forma a psicologia tem contribuído para a saúde mental no ambiente hospitalar. A psicologia no campo da saúde vem se constituindo como uma das formas de se compreender o adoecimento e as maneiras pelas quais o homem pode manter-se saudável. O desejo em questão é possibilitar uma aproximação entre o psicólogo e os outros integrantes de uma equipe de saúde. Os profissionais de saúde vivenciam as mais variadas situações traumáticas em seu trabalho e compreender por meio de suas percepções a atuação do psicólogo hospitalar poderá gerar uma melhor aproximação de tais profissionais da saúde, para que então ocorra a possibilidade de contribuição na saúde mental desses profissionais. O método fenomenológico permite penetrar o fenômeno vivido por meio de uma densa análise sobre significações dadas aquelas experiências, pois cada indivíduo significa um fenômeno de maneiras diferentes, sendo diretamente relacionado esse significado com a maneira daquele sujeito existir. A proposta de humanização da assistência à saúde visa à melhoria da qualidade de atendimento ao usuário e das condições de trabalho para os profissionais. Os profissionais de saúde constituem um grupo de risco por estarem expostos diretamente aos pacientes, o que faz com que recebam uma alta carga de problemas emocionais e estão submetidos a elevado estresse. É possível identificar nas falas tais experiências. Neste estudo foi possível compreender a dinâmica dos entrevistados em sua vivência hospitalar e o déficit de autocuidado em saúde mental para os profissionais de saúde. E o cuidar para cuidar do próximo visa à valorização do profissional e contribui para uma equipe mais saudável nos sentidos físicos e psicológicos. Palavras-chave: Psicólogo Hospitalar. Fenomenologia. Percepção. Profissionais da Saúde.
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ItemFatores protetivos e estressores relacionados a pandemia de COVID-19(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Flávia Alessandra de Camargo ; Laura Junqueira Lima ; Alessandra Ackel RodriguesA Pandemia de COVID-19 é um evento estressor global, que tem trazido uma importante necessidade de adaptação aos indivíduos. A forma como estes lidam com os estressores se relaciona a uma maior chance de adoecimento físico e mental ou a diminuição dos impactos negativos de sua ocorrência. Este estudo teve como objetivo investigar fatores protetivos e estressores relacionados a pandemia de COVID-19 em uma amostra de conveniência de 139 indivíduos maiores de 18 anos, por meio de um estudo online descritivo e exploratório, de caráter quantitativo e recorte transversal. A coleta dos dados aconteceu na plataforma Google Forms e os participantes responderam um questionário sociodemográfico, o questionário de percepções pessoais sobre impactos e fatores protetivos relacionados à pandemia e à Escala de Satisfação de Vida (ESV). Os dados foram analisados com estatística descritiva e inferencial no pacote IBM/SPSS versão 22. Como resultados, a maioria da amostra foi de mulheres (73%) entre 18 e 30 anos (63,9%), solteiras (67,4%), sem filhos (77,3%) e que trabalham (77,3%). As principais mudanças vividas durante a pandemia foram o ensino remoto (75,8%), perda de contato com amigos/familiares (77,3%), alterações na rotina (67,4%) e humor (87,1%). Já as principais dificuldades foram não poder abraçar amigos e familiares (89,4%), viajar sem medo de ser contaminado (88,9%), passear (87,9%), sair com os amigos (81,8%), isolamento social (68,2%) e lidar com perdas/luto em geral (61,4%). Resiliência (78,8%), autocompaixão (64,4%), criatividade (72%), otimismo (67,4%), e a esperança (75,8%) foram praticadas pelos participantes. O nível médio de satisfação com a vida (SV) foi de 22,04 (±6,715). Comparando-se tais escores com os testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, encontrou-se maior SV nos indivíduos resilientes (p=0,000), compassivos (p=0,000), otimistas (p=0,00) e esperançosos (p=0,000) durante o período da pandemia. Já para as estratégias de coping, notou-se maior SV nos indivíduos que tentavam ativamente resolver problemas (p=0,03), planejavam-se para lidar com desafios (p=0,009), apoiavam-se em sua religiosidade (p=0,000) e reinterpretavam positivamente o que estava acontecendo (p=0,04). Também notou-se menor SV naqueles que desinvestiam comportamentalmente (p=0,000), se culpavam (p=0,001) e buscavam alternativas de distração (p=0,004). Os resultados da correlação de Spearman da ESV e percepção de estresse mostraram que quanto maior a percepção de estresse na pandemia, menor SV (r= -0,373; p=0,000), quanto maior o nível de estresse na pandemia, maior a dificuldade de lidar com mudanças (r=0,356, p=0,000) e de se contaminar por COVID (r=0,366, p=0,000). Os efeitos psicológicos de uma pandemia podem ser muito maiores que o número de pessoas infectadas pela doença. Isso sugere a necessidade de se pensar medidas de grande impacto e preventivas com relação a saúde mental da população neste contexto. Estratégias relacionadas a Psicologia Positiva podem ser úteis, visto seu compromisso não apenas com a diminuição de sintomas e sofrimento, mas, principalmente, com uma vida com bem estar, sentido e propósito. Palavras-chave: Pandemia. Estressores. Fatores protetivos. Coping.
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ItemGênero e geração: um estudo compreensivo das práticas parentais(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Ana Laura Achê ; Geovanna Pironelli Viana ; Júlia Ferreira de Menezes ; Dra. Gisele Machado da Silva CaritaAs crianças desenvolvem seus valores e estruturam sua personalidade a partir da relação estabelecida com seus pais e cuidadores durante a infância. Entende-se por práticas parentais todos os meios utilizados pelos pais para educar e controlar o comportamento de seus filhos, estando diretamente relacionadas ao desenvolvimento funcional e adaptativo futuro. Em uma família com dois ou mais filhos, é comum surgirem discussões a respeito das diferenças de carinho e cuidado oferecidos a cada um. A constatação (ou não) dessa distinção entre as práticas parentais educativas direcionadas para cada filho mobilizou a investigação do tema, principalmente no que concerne às diferenças de gênero e ordem de nascimento dos filhos. Este estudo objetivou compreender as práticas parentais envolvendo condutas educativas e disponibilização de recursos afetivos e práticos, considerando o gênero de pais e filhos. Trata- se de uma pesquisa de campo, com análise qualitativa, objetivo exploratório e natureza aplicada. O projeto foi submetido à análise do Comitê de Ética do Centro Universitário Barão de Mauá, através da Plataforma Brasil, garantindo o caráter ético do estudo (Parecer 4.764.552). A coleta de dados com os participantes somente se iniciou após validação e aprovação do Comitê de Ética e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, assegurando ao participante sigilo e utilização dos resultados somente para fins didáticos. A coleta de dados contou com 5 casais heterossexuais voluntários, com idades variando entre 33 e 53 anos e nível de escolaridade, de Ensino Fundamental Incompleto à Ensino Superior Completo, que tinham dois (ou mais) filhos de diferentes sexos, até 12 anos, visando comparar perspectivas de cuidado, investimento e controle. A amostra foi contatada através do “método da bola de neve”, em que um participante inicial, denominado “semente”, indicou o seguinte. Os participantes responderam a uma entrevista individual semiestruturada, cujo roteiro foi elaborado especialmente para este estudo, mediada pela tecnologia, através da plataforma Google Meet. A análise dos dados foi baseada na Teoria da Análise de Conteúdo, constituída por três fases: pré-análise, exploração do material e tratamento de resultados. Desse modo, foram encontradas 9 categorias temáticas, sendo elas: Práticas desenvolvidas pela geração anterior; Percepção sobre personalidade e cuidado dos filhos; Ordem de nascimento dos filhos; Percepção sobre a participação do parceiro nos cuidados (pai/mãe); Delimitação de tarefas aos filhos; Estabelecimento de limites; Expectativas sobre o futuro dos filhos; e, Aprimoramento de práticas. Espera-se que a compreensão sobre a relação entre gênero da criança/pais e as práticas parentais, possa instrumentalizar a ação profissional do psicólogo junto às famílias. Palavras-chave: Práticas parentais. Condutas educativas. Gênero. Ordem de nascimento.
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ItemA terapia assistida por cães como intervenção no transtorno do espectro autista(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Giulia Sales Francisco ; Sarah Helena Prioli ; Dr. Gelson Genaro ; Me. Alessandra Ackel RodriguesO transtorno do espectro autista (TEA) é uma condição global do neurodesenvolvimento que interfere no comportamento, sociabilidade e comunicação. Como representa uma condição que persiste ao longo da vida, diferentes tipos de intervenções têm sido criadas. A terapia assistida por animais (TAA) é um conjunto de intervenções terapêuticas com introdução do animal como parte integrada ao tratamento, favorecendo o trabalho com algumas dificuldades características de pessoas com TEA. Diversos animais podem ser utilizados neste tratamento e cinoterapia é o nome utilizado quando a atividade é facilitada por cães. Este estudo objetivou identificar, através da literatura disponível, os benefícios da cinoterapia utilizada no tratamento de pessoas com TEA. Para tanto, realizou-se uma revisão narrativa da literatura nacional, dentre os anos de 2007 à 2021, incluindo artigos, dissertações, trabalho de graduação e especialização. Foram incluídos nesta análise 9 trabalhos, cujos resultados foram sintetizados em duas categorias: 1) vantagens dos cães como co-terapeutas e 2) benefícios da cinoterapia associada ao TEA. Na categoria 1, notou-se que o cão na TAA trabalha como mediador, ponte e facilitador da relação terapêutica, sendo um estímulo motivacional para as crianças e, através da sua própria personalidade, é capaz de evocar estados mentais eficazes nas crianças com TEA. E na categoria 2, observou-se vários benéficos encontrados nesta forma de intervenção, sendo maiores os benefícios emocionais, seguidos por benefícios sociais, devido a interatividade e sociabilidade, benefícios cognitivos, devido ao estímulo de mecanismos mentais e benefícios físicos, devido ao fato de o cão eliciar na criança a realização de exercícios. Conclui-se que a literatura é escassa em estudos sobre o tema. Apesar disso, a cinoterapia é uma modalidade de tratamento interdisciplinar e promissora no TEA, sugerindo a necessidade de futuros estudos que abordem a temática para melhor compreensão de como são as atividades junto ao animal, o adestramento do cão, a forma como o psicólogo(a) trabalha junto ao cão, bem como os tipos de atividades realizadas durante as terapias e a clarificação da interação entre criança, cão e terapeuta. Palavras-chave: Transtorno do espectro autista. Terapia assistida por animais. Cinoterapia.
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ItemVivências de mães de estudantes no ensino fundamental em meio remoto, durante o isolamento social da pandemia covid-19: uma análise compreensiva dos impactos existenciais(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Aline Guerra Delmonaco ; Karina Camillo Borges ; Tatiane de Lima Sales ; Dra. Martha Ethel SteytlerAs transformações decorrentes do avanço da COVID-19, provocaram diversas mudanças que atingiram a área educacional, e consequentemente, conduziram à indicação explícita de distanciamento social e implementação de medidas de higiene e segurança. Assim, as aulas presenciais foram suspensas, o que levou à adesão do ensino remoto, e implicou em mudanças significativas no âmbito doméstico, como a adaptação do espaço físico, planejamento e rotina, inclusive das mães. O objetivo desta pesquisa centrou-se na compreensão de como as mães foram impactadas existencialmente depois que o ambiente escolar de seu(s) filho(s) passou a ser em casa, considerando, dessa forma, as mudanças na relação dela mesma, com a família e sociedade. Nessa perspectiva, a pesquisa foi elaborada pelo método fenomenológico, a partir da questão norteadora: “Como tem sido sua experiência de estar com seu filho em casa no período em que ele habitualmente estaria na escola?”. Buscou-se compreender os fenômenos existenciais vivenciados pelas mães, resultado das mudanças e adaptações da escola para o espaço familiar, além do novo papel que as mães se apropriaram, os sentimentos envolvidos e outros diversos impactos existenciais que surgiram nesse contexto. Palavras-chave: Mães. Impactos. Ensino. Pandemia. Fenomenologia.
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ItemPoliciais militares e aspectos psicossociais: uma revisão integrativa(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Pamela Loubeiro Bianchi ; Taila Ferreira Rodrigues ; Dra. Graziela Aparecida Nogueira de Almeida RibeiroO crescente aumento da violência na sociedade atual, associado a um ambiente altamente estressante, com exposição cotidiana à situações que acarretam riscos à saúde e à vida, podem gerar um aumento significativo de adoecimento em Policiais Militares. Deste modo, este trabalho teve como objetivo discutir, a partir de pressupostos teóricos, aspectos psicossociais associados à profissão de Policial Militar, com enfoque naqueles relacionados ao trabalho propriamente dito e à autopercepção de saúde mental. Para tal, realizou-se estudo de revisão integrativa, que após levantamento, teve como resultado sete artigos. A busca foi realizada através de periódicos eletrônicos na plataforma digital SciELO. A busca pela literatura visou compreender de que forma o ambiente de trabalho altamente estressante pode interferir em cada indivíduo que trabalha como Policial Militar. Sendo assim, o conteúdo pesquisado e discutido ao longo do trabalho foi delimitado através de uma pergunta norteadora, sendo “Quais os fatores que podem levar os Policiais Militares a experimentar sofrimento psíquico, considerando as características ocupacionais?”, pergunta esta, que foi o foco principal daquilo que se buscou entre os artigos revisados. A revisão contribuiu para o esclarecimento sobre a necessidade e a possibilidade da manutenção e da melhora da saúde psicológica entre os Policiais Militares, favorecendo reflexões profundas acerca de aspectos relativos à importância da prevenção e da promoção de saúde mental nesta categoria. Palavras-Chave: Perfil psicológico. Perfil psicossocial. Saúde mental. Psicologia. Polícia. Policial. Personalidade. Transtorno mental.
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ItemAutoestima e satisfação corporal em homens universitários: comparação entre hetero e homossexuais(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Caíque Rossi Baldassarini ; Lucas Barros Bianchini ; Dra. Graziela Aparecida Nogueira de Almeida RibeiroO conceito de autoestima diz respeito ao produto de uma autoavaliação do indivíduo em relação ao meio. Já a satisfação corporal se refere ao bem-estar que o indivíduo vivencia acerca do seu corpo, e está ligada a um dos aspectos de um construto mais abrangente e multifatorial: a imagem corporal, entendida como a representação mental do indivíduo em relação ao próprio corpo. Observam-se, na literatura científica, estudos que demonstram diferenças quanto à autoestima e satisfação corporal em homens de diferentes orientações sexuais. Desta forma, o presente estudo, de caráter quantitativo e descritivo, teve como objetivo avaliar a autoestima e satisfação corporal em homens universitários hetero e homossexuais. Participaram do estudo 100 homens universitários do estado de São Paulo, entre 18 e 30 anos, sendo 50 heterossexuais e 50 homossexuais. Os participantes foram recrutados por meio de convite direto em ferramentas de comunicação, como Facebook, Instagram e WhatsApp, e por amostragem pelo método bola de neve. Para a coleta de dados, realizada de forma online por meio do Google Forms, após aceite no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), os participantes responderam aos seguintes instrumentos: um questionário sociodemográfico elaborado pelos autores; a Versão Brasileira da Escala de Autoestima de Rosenberg e a Escala de Insatisfação Corporal Masculina (MBDS), em suas versões Padrão e Reduzida. A análise de dados foi realizada por meio de estatística descritiva e inferencial utilizando-se o software IBM SPSS v. 21. Como resultados, o teste Qui-quadrado (χ²) de Pearson demonstrou diferenças entre os grupos quanto ao status de relacionamento, sendo que um maior número de heterossexuais indicou estar em um relacionamento (χ²(1, N=100) = 4,46; p = 0,035). Já o teste t de Student evidenciou diferenças entre os grupos nos escores da MBDS Padrão (t(98) = 2,19; p = 0,031) e no Fator Musculatura da MBDS Reduzida (t(98) = 2,31; p = 0,023), sendo os homossexuais mais insatisfeitos com seus corpos e musculatura. Na classificação dos escores do Fator Musculatura da MBDS Reduzida, o teste Qui-quadrado (χ²) de Pearson também apontou maior insatisfação com os músculos entre os homossexuais (χ²(3, N=100) = 8,87; p = 0,031). Somente no grupo de homossexuais observou-se correlação de Spearman positiva moderada entre IMC e o escore na MBDS Padrão (ρ = 0,393; p < 0,01). Foi investigada, também, a possível influência de variáveis sociodemográficas sobre autoestima e insatisfação corporal entre os homo e heterossexuais, por meio do teste t de Student, ANOVA de uma via, Teste de Mann-Whitney e Teste de Kruskal-Wallis, tendo sido observados efeitos das variáveis “Status de relacionamento”; “Classe IMC”; “Tipo corporal percebido”; e “Com quem reside” entre os homossexuais, e efeito da variável “Frequenta academia” entre os heterossexuais. Conclui-se que os homens homossexuais deste estudo demonstraram maior insatisfação com seus corpos quando comparados aos heterossexuais, especialmente quanto à musculatura. Recomenda-se que a característica de orientação sexual seja considerada na atenção à saúde mental de homens universitários, especialmente diante de queixas associadas a autoestima e imagem corporal. Palavras-chave: Homens universitários. Autoestima. Satisfação corporal. Orientação sexual.