TFG
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TFG por Autor "Me. Fernando Gobbo Ferreira"
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemCAPS T.I.T.A.: o percurso rumo a recuperação da cidadania de indivíduos com transtornos mentais por meio da arquitetura(Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Isabella Aguilar ; Me. Fernando Gobbo FerreiraDesde a elaboração dos primeiros princípios da psicanálise, discuiu se acerca da correlação entre a influência exercida pelo meio na progresão dos transtornos mentais. Uma vez que, tal população sempre sofreu com a exclusão dentro do convívio social. O presente trabalho recuperou a discussão da arquitetura funcionando como ferramenta social, em prol da renovação dos ambientes para o incentivo de vivências subjetivas dentro dos equipamentos de tratamento de saúde mental no Brasil. Como protótipo final do estudo concebido após a análise da influência do tema, o percurso rumo a recuperação da cidadania de indivíduos em sofrimento mental, por meio da arquitetura, se deu pela idealização do projeto de um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) tipo II na cidade de Sertãozinho/ SP - infundado no ideal de estímulo no contato entre o paciente e o espaço.
-
ItemCultura sustentável: aplicação de técnicas construtivas e materiais(Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Vanessa Minqing Luo ; Me. Fernando Gobbo FerreiraA temática sustentável é um assunto recorrente em diversos aspectos, sobretudo dentro da arquitetura, desde o uso de sistemas de construção menos nocivas ao meio ambiente até a implantação de soluções para diminuir o gasto energético, visando oferecer uma melhor qua lidade de vida. No presente Trabalho Final de Graduação é proposto um centro cultural na região central da cidade de Ribeirão Preto, aplicando das soluções construtivas consideradas sustentáveis e fundamentos da crítica do canteiro de obras de Sérgio Ferro para a implantação do projeto, de modo a se tornar um incentivo para o município em suas futuras construções.
-
ItemUma escola sem muros(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Larissa Pimenta Prudencio ; Me. Fernando Gobbo FerreiraA educação no mundo tem sofrido diversos avanços e está em constante transformação. Com isso, a arquitetura escolar a todo o momento é repensada a fim de acomodar as relações entre os seus protagonistas, os quais podem se enquadrar em diversas propostas pedagógicas. Por consequência, o arquiteto tem como responsabilidade conhecer e se aprofundar em outras áreas do conhecimento, a fim de projetar espaços educacionais que dialoguem com o projeto pedagógico proposto pela escola, seguindo a premissa de que cada aprendizado exige um ambiente apropriado.