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    Uma escola sem muros
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Larissa Pimenta Prudencio ; Me. Fernando Gobbo Ferreira
    A educação no mundo tem sofrido diversos avanços e está em constante transformação. Com isso, a arquitetura escolar a todo o momento é repensada a fim de acomodar as relações entre os seus protagonistas, os quais podem se enquadrar em diversas propostas pedagógicas. Por consequência, o arquiteto tem como responsabilidade conhecer e se aprofundar em outras áreas do conhecimento, a fim de projetar espaços educacionais que dialoguem com o projeto pedagógico proposto pela escola, seguindo a premissa de que cada aprendizado exige um ambiente apropriado.
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    Lab Ateliê: arquitetura e prática criativa
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Humberto Borghi Filippini ; Dra. Ana Lúcia Machado de Oliveira Ferraz
    Com o desenvolvimento da produção criativa na atualidade, o aumento de produtos, serviços e teorias tem se revertido em renda e ofício para um novo público, que utiliza a produção criativa e cultural como mote de uma nova indústria, a criativa. Assim a Economia Criativa se fundamenta como a indústria do século XXI, por conciliar criatividade, produção e distribuição através da propriedade intelectual, gerando uma cultura local, a qual reivindica da arquitetura, compreender as novas organizações de trabalho, da produção contemporânea e suas necessidades espaciais. As indústrias criativas são formadas a partir da convergência entre as indústrias de mídia e informação e o setor cultural e das artes, tornando-se uma importante (e contestada) arena de desenvolvimento nas sociedades baseadas no conhecimento [...] operando em importantes dimensões contemporâneas da produção e do consumo cultural [...]