TFG

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 15
  • Item
    CAPS T.I.T.A.: o percurso rumo a recuperação da cidadania de indivíduos com transtornos mentais por meio da arquitetura
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Isabella Aguilar ; Me. Fernando Gobbo Ferreira
    Desde a elaboração dos primeiros princípios da psicanálise, discuiu se acerca da correlação entre a influência exercida pelo meio na progresão dos transtornos mentais. Uma vez que, tal população sempre sofreu com a exclusão dentro do convívio social. O presente trabalho recuperou a discussão da arquitetura funcionando como ferramenta social, em prol da renovação dos ambientes para o incentivo de vivências subjetivas dentro dos equipamentos de tratamento de saúde mental no Brasil. Como protótipo final do estudo concebido após a análise da influência do tema, o percurso rumo a recuperação da cidadania de indivíduos em sofrimento mental, por meio da arquitetura, se deu pela idealização do projeto de um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) tipo II na cidade de Sertãozinho/ SP - infundado no ideal de estímulo no contato entre o paciente e o espaço.
  • Item
    Cultura sustentável: aplicação de técnicas construtivas e materiais
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Vanessa Minqing Luo ; Me. Fernando Gobbo Ferreira
    A temática sustentável é um assunto recorrente em diversos aspectos, sobretudo dentro da arquitetura, desde o uso de sistemas de construção menos nocivas ao meio ambiente até a implantação de soluções para diminuir o gasto energético, visando oferecer uma melhor qua lidade de vida. No presente Trabalho Final de Graduação é proposto um centro cultural na região central da cidade de Ribeirão Preto, aplicando das soluções construtivas consideradas sustentáveis e fundamentos da crítica do canteiro de obras de Sérgio Ferro para a implantação do projeto, de modo a se tornar um incentivo para o município em suas futuras construções.
  • Item
    Centro Abrace
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Daisy Liliane Lima de Souza ; Me. Roberto Luiz Ferreira
    O presente trabalho discute sobre o tema de um Centro de Apoio dedicado para Moradores em situação de rua. É fundamentado pelas necessidades de aten dimento a políticas públicas existentes e a falta de um equipamento social de apoio adequado para atendi mento aos moradores de rua. Foi proposto um projeto arquitetônico de apoio na cidade de Ribeirão Preto / SP, visando a socialização, integração e conexão da arqui tetura com os indivíduos, para que os mesmos constru am novas trajetórias de vida.
  • Item
    Revitalização do Parque Linear Urbano na cidade de Sertãozinho e a integração com o entorno imediato
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Eduarda Pereira Pescuma ; Me. Ana Luisa Miranda
    A proposta deste trabalho é realizar uma requalificação no Comple xo de Macrodrenagem, Viário e Lazer “Antônio João Gimenes” – Toninho Gimenes, conhecido popularmente como “Parque Linear”, situado no bairro Jardim Bothânico, na cidade de Sertãozinho/SP. No qual o intuito principal é tornar o local mais atraente e fazer com que sua utilização pela popula ção residente no município seja mais contínua, além de atrair visitantes de cidades vizinhas, para prestigiar a qualquer hora do dia o espaço público, configurando, assim, mais um ponto importante de Lazer e Turismo para Sertãozinho e região, motivando e expandindo a diversidade de seus frequentadores.
  • Item
    Bosque santuário educacional Fábio Barreto: revitalização e requalificação bosque zoológico municipal de Ribeirão Preto
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Jose Alejandro Guerrero Fernandez ; Dra. Vera Lúcia Blat Migliorini
    O presente trabalho visa mostrar e trabalhar em cima da área do Bosque Zoológico Municipal Fábio Barreto em Ribeirão preto, São Paulo, que está localizado no Morro São Bento e que possui características próprias naturais por abranger uma grande parte da floresta da Mata Atlântica e sendo uma Área de Preservação Ambiental. Procura-se requalificar a área escolhida na qual se prezará pela melhoria das condições de vida dos animais, tendo como prioridade os ambientes adequados para as necessidades básicas e dando uma tranquilidade ao animal afastando o ser humano e com intenção de ser um lugar de proteção e refúgio animal. Pensando na questão estrutural, sustentabilidade e formação educacional sobre a flora e fauna presente no local.