Navegando por Data de Publicação
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemEducação e governo das condutas urbanas: uma análise do Código de Posturas de 1921 de Ribeirão Preto(Anais do XII Encontro de Iniciação Científica, 2018-07) Paulo Bastianini Neto ; Felipe Ziotti NaritaA pesquisa analisa a formação de valores (educação) vinculados às condutas urbanas em Ribeirão Preto no começo do século XX. Em um período de transformações socioeconômicas e culturais importantes advindas da economia cafeeira e da incipiente industrialização, a expansão da vida urbana ocorreu paralelamente à modificação e à observância em relação às condutas e à moralidade no espaço social da cidade. Nesse sentido, analisando o Código de Posturas de 1921, documento do poder municipal que regulamentava comportamentos e a organização da cidade, o trabalho investiga o impacto da modernização social em uma região do interior ainda muito marcada pelos traços da ruralidade
-
ItemFotopaisagismo (projeto de extensão universitária)(Centro Universitário Barão de Mauá, 2019-06) Maurício Estellita ; Jadiel Tiago ; et al.Com o advento e propagação das ferramentas digitais, a representação na área de arquitetura, urbanismo e paisagismo sofreu também grandes mudanças. Tendo em vista tais mudanças, bem como a criação de conteúdo veiculado pela internet como ferramenta pedagógica, este blog disponibiliza gratuitamente material para profissionais e estudantes aperfeiçoarem suas representações digitais. Disponibilizamos imagens pesquisadas ou fotografadas e editadas pelos alunos, em formato PNG, com fundo transparente, para utilização em fotomontagens e representações de projetos. Através da participação ativa dos discentes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Ciências Biológicas do Centro Universitário Barão de Mauá, buscamos identificar e descrever espécies de plantas ornamentais de amplo uso no paisagismo brasileiro de forma a alimentar, de tempos em tempos, o blog com espécies relevantes na atividade do paisagismo. Autores e colaboradores: Ana Laura Orsini, Ligia Scatambulo, Rodrigo Antonelli, Diane Rodrigues, Natália das Neves, Roberta Geraldo, Gisele Primon, Luisa Serra, Tatiane Segantini, Marcos Pedroso, Barbara Silva, Bruno Alves, Gabriel Armellino Garcia, Isabela Oliveira, João Vitor Rodrigues Marino, Junio Nunes dos Santos, Marina Souza Canuto da Silva, Ygor dos Santos, Jadiel Tiago, Maurício Estellita. Agradecimento especial ao Jardim São Lourenço (viveiro) e a Miguel Massula (webdesigner).
-
ItemFigurações da cidade e da modernidade no romance urbano de Alfredo Taunay(Centro Universitário Barão de Mauá, 2019-10) Paulo Bastianini Neto ; Orientador: Prof. Dr. Felipe Ziotti NaritaA pesquisa analisa o romance urbano de Alfredo Taunay, importante escritor brasileiro do fim do século XIX, especialmente a partir da narrativa construída na obra O encilhamento (1894). O objetivo é desvelar, por meio da análise histórica do texto literário, componentes representacionais (figurações) da modernidade junto ao texto do autor, tendo em vista o diálogo entre a forma literária/ficcional e o processo histórico e social. Para tanto, além do debate com a bibliografia especializada, o trabalho articula as percepções e os valores construídos no ambiente urbano de Taunay a uma abordagem dos impactos da modernização e das transformações socioculturais no Brasil do período. Nesse sentido, além da ascensão da vida urbana, destacamos a presença da economia monetária e financeira, a infraestrutura das cidades (especialmente da então capital republica, o Rio de Janeiro) e as novas condições de vida social e socialização na cidade. Palavras-chave: Modernidade. Alfredo Taunay. Cidade. Modernização.
-
ItemBazar comunitário: educação, comunidade, cultura e socialização(Centro Universitário Barão de Mauá, 2019-11) Lilian Silva de Carvalho ; Natalia dantas Ferreira ; Orientador: Prof. Dr. Felipe Ziotti NaritaA presente pesquisa pretende analisar o bazar comunitário como espaço para o desenvolvimento de práticas educacionais. Por meio da experiência das autoras e da discussão com bibliografia especializada e referências teóricas das ciências sociais e da pedagogia, o tema é articulado às potencialidades da educação não formal e de seus espaços, bem como à importância da inserção dos alunos em contextos de produção de vínculos e formas de socialização. O trabalho, então, articula elementos do bazar comunitário a balizas importantes dos processos de ensino e aprendizagem, destacando a ajuda mútua, a participação cidadã em causas comuns (comunitárias), a arrecadação de fundos (economia local) e o conhecimento de produtos, produtores e vendedores – conteúdos que, aliás, permitem enfoques interdisciplinares. Nosso argumento é que esses elementos, indissociáveis das vivências propiciadas pelo bazar comunitário, compõem um mosaico de valores enraizados na socialização e fundamentais para o desenvolvimento social e a educação para a cidadania em contextos democráticos. Palavras-chave: Educação; Bazar; Comunidade; Socialização.
-
ItemParasitas encontrados em alfaces (Lactuca sativa) comercializadas nas regiões brasileiras(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020) Amanda Zuin Oliveiria ; Chandler Mazer Cicillini ; Thamires Muniz Caldeira ; Vitoria Cristina do Nascimento Turin ; Orientadora: Prof.ª Dr.ª Janaína Fernanda de Souza Gonçalves NetoA presença de parasitas causadores de enteroparasitoses em alfaces (Lactuca sativa) em todo o território nacional é um problema de saúde pública. Por essa e outras questões o objetivo do trabalho é realizar um levantamento bibliográfico, realizado por meio de uma revisão de literatura narrativa, sobre a presença de parasitas em alfaces (L. sativa) comercializadas nas regiões brasileiras, comparando os dados obtidos entre as regiões e possíveis fatores que estejam colaborando com a epidemiologia das parasitoses. Foi possível observar que o parasita Entamoeba spp foi o mais prevalente aparecendo em todas as regiões de acordo com estudos publicados por vários autores. A região Norte é a mais afetada, apresentando altos índices de contaminação de hortaliças, sendo a alface a mais contaminada. Pôde-se concluir que há a necessidade de uma melhoria na estrutura socioeconômica das regiões mais afetadas que sofrem com a falta de acesso aos serviços de saneamento básico, abastecimento de água e pobreza.
-
ItemA goiabeira (Psidium guajava L.) na fitoterapia brasileira(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020) Bianca Paiva Zanchetta Camargo de Melo ; Gabriele Silva dos Anjos ; Henrico Alcino Antico ; Raul Suarez Mantovani ; Orientadora: Prof.ª Me. Ana Rosa CrisciA fitoterapia é uma denominação dada ao uso de plantas medicinais no tratamento e prevenção de diferentes enfermidades. No Brasil, essa terapia é relacionada com a cultura de populações indígenas e tornou-se uma cultura popular. Atualmente, o governo brasileiro reconhece a eficácia da ação dos extratos vegetais e proporciona aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) os benefícios desses medicamentos. Dentre as espécies vegetais presentes no Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos destaca-se a goiabeira (Psidium guajava L.) que pode ser utilizada no tratamento de doenças e também apresenta atividades antimicrobiana, antifúngica, antioxidante, anti-hipertensiva e antiproliferativa de células cancerígenas. O uso da fitoterapia tem sido exaltado em razão do fácil acesso, do baixo custo e pelo aumento do consumo de produtos naturais. Com isso, o presente estudo tem como objetivo revisar as propriedades terapêuticas dessa espécie na fitoterapia brasileira. A metodologia empregada foi a revisão bibliográfica integrativa nas bases de dados Scielo (Scientific Electronic Library Online), Google Acadêmico, biblioteca do Centro Universitário Barão de Mauá (EBSCO) e site do Ministério da Saúde. A partir da revisão concluiu-se a importância da fitoterapia e a eficiência dos extratos da goiabeira como medicamento fitoterápico. Palavras-chave: Psidium guajava L. Fitoterapia. Goiabeira.
-
ItemModernização e produção social do espaço no complexo cafeeiro do início do século XX(Anais do XIII Encontro de Iniciação Científica, 2020-08) Rafael Elizandro Mataruco ; Felipe Ziotti NaritaA pesquisa analisa a construção do espaço urbano em Ribeirão Preto, no começo do século XX, a partir da racionalização das atividades produtivas que materializavam as estruturas de socialização da cidade. Analisando o Código de Posturas de 1921, o trabalho investiga o impacto da modernização social à luz dos processos de integração do interior paulista ao circuito transnacional do capitalismo.
-
ItemAnálise etimológica de termos técnicos em livros didáticos de biologia no ensino médio e sua importância como critério de seleção pelos professores da rede estadual de ensino - região de Ribeirão Preto(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Raphael Carolo dos Santos ; Orientador: Prof. Me. Marcelo Nunes MestrinerOs livros didáticos são recursos didáticos essenciais nas práticas pedagógicas. As referências oficiais ao acesso a este material são fornecidas pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). O conteúdo dos livros didáticos de biologia são parte da construção do conhecimento científico. Os termos biológicos utilizados em seus conteúdos, em grande parte são de origem greco-latina, e a dificuldade encontrada pelos alunos em relação à sua compreensão representa uma grande barreira no processo ensino-aprendizagem dessa área de conhecimento. A etimologia estuda a origem das palavras e, quando usada como ferramenta nesses casos, é capaz de elucidar ou facilitar o entendimento relacionado à terminologia científica. Este trabalho busca verificar se os autores de livros didáticos de biologia se preocupam com a análise etimológica de termos biológicos em seus conteúdos, e se esse procedimento é levado em consideração na escolha dos livros didáticos, que foram utilizados no ano letivo de 2020, pelos professores da rede pública estadual de ensino na região de Ribeirão Preto no estado de São Paulo. Concluiu-se que a análise etimológica aparentemente não é um parâmetro fundamental na seleção das obras a serem utilizadas por seus alunos, mesmo aparecendo em todo o corpus desta pesquisa. Palavras-chave: Livro didático. Biologia. Etimologia. Linguagem científica.
-
ItemAnálise comparativa entre "A cartomante" e "Mariana", de Machado de Assis(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Gabriel Azevedo Teixeira ; Orientador: André Luiz AlselmiEste trabalho possui como objetivo analisar os contos “A Cartomante” (1884) e “Mariana” (1891), de Machado de Assis, destacando suas relações sociais no contexto do século XIX. O estudo foi desenvolvido a partir de leitura e fichamento de textos – do campo da teoria literária e da fortuna crítica do autor – seguida de análise dos contos, com aplicação da teoria estudada. Inicialmente, será discutido o conceito de conto, desde as suas origens como algo mítico e folclórico até se consolidar como gênero literário no século XIX. Para isso, estudamos autores como Massaud Moisés e Antonio Candido para tratar sobre o conto como gênero literário e sobre a obra machadiana. Buscando melhor entender a especificidade e controvérsia desse gênero, será apresentado o conceito de intensidade nos contos, elaborado por Edgar Allan Poe e posteriormente continuado por Júlio Cortázar. Ao analisar os contos, focaremos na questão do adultério, levando em consideração o contexto da época, e na construção do discurso narrativo, mostrando como o discurso do narrador é permeado por elementos como polifonia, intertextualidade e ironia. Palavras-chave: Machado de Assis. Conto. Literatura brasileira. Realismo
-
ItemO epistológrafo é um fingidor: o ethos discursivo de Fernando Pessoa nas cartas a Ofélia(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Ana Carolina Rodrigues de Freitas ; Orientador: Prof. Dr. André Luiz AlselmiEsta pesquisa tem o objetivo de analisar os aspectos temáticos, linguísticos e estilísticos das cartas de Fernando Pessoa à sua amada, Ofélia Queiroz, com a finalidade de investigar os papéis estabelecidos pelas pessoas epistolares, a partir do conceito de ethos, que demonstra a faceta do autor criada pelo texto, e do pathos, que se configura como o destinatário da carta, e, portanto, tem interferência desde a intenção de escrita da epístola até a sua realização. A partir da leitura e do fichamento de pesquisas a respeito da teoria da enunciação desenvolvidas por grandes linguistas, como José Luiz Fiorin e Mikhail Bakhtin, pretende-se expor a maneira como o autor utiliza sua escrita ficcional para compor sua escrita íntima, devendo, assim, ser lido não como uma figura em carne e osso, mas como uma personalidade poética atravessada pela interferência de sua ficção. Dessa maneira, esse estudo se mostra relevante ao abordar a obra de Pessoa por meio de um viés pouco explorado: sua correspondência. Palavras-chave: Epistolografia. Ethos discursivo. Fernando Pessoa.
-
ItemEducação e mobilização popular (1950-1960)(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Juliana Rodrigues de Lima ; Orientador: Prof. Dr. Felipe Ziotti NaritaAs transformações trazidas pela modernização do país nos anos 1950 e 1960 estão diretamente ligadas à mobilização popular e à educação. Essas dinâmicas são respostas ao desenvolvimento brasileiro acarretado pela industrialização. O trabalho analisa essa conjuntura à luz das propostas de Paulo Freire, enfatizando dois livros importantes do autor: Educação como prática da liberdade e Pedagogia do oprimido. Entendemos as teorias de Freire como perspectivas de análise social e histórica do país e dos impasses de sua modernização, de modo que essa interpretação mais ampla da formação dialoga diretamente com as ideias educacionais. Articulamos, então, as propostas freireanas às transformações em curso no Brasil. A pesquisa sublinha impasses sociais e educacionais presentes até a contemporaneidade, exigindo que educadores e planejadores de políticas públicas elaborem respostas ativas e conscientes a respeito das mudanças de forma comprometida com uma concepção crítica do ensino e da educação. Palavras-chave: Mobilização popular. Educação. Crítica. Modernização.
-
ItemO homoerotismo nos contos de Caio Fernando Abreu(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Mario Sérgio Nunes de Oliveira ; Orientador: Prof. Dr. André Luiz AlselmiA partir da narrativa curta de Caio Fernando Abreu, esta pesquisa analisa aspectos correspondentes às identidades das personagens homoeróticas, que fazem parte de um grupo social marginalizado no campo literário. Com isso, a pesquisa tem a finalidade de verificar de que forma as identidades das personagens homoeróticas se estabelecem nos contos do autor, a partir da relação que existe entre o eu (personagens) e os outros (o contexto social). Com esse trabalho, pretende-se pôr em foco um grupo que por muito tempo foi — e ainda é — periférico no campo literário, analisando de que maneira essas personagens são tratadas ao longo da produção literária do escritor. Como corpus, foram escolhidos os contos A Paixão Segundo o Entendimento (1970), O Afogado (1975), Holocausto (1977), Caçada (1977), Terça feira Gorda (1982) e Linda, Uma História Horrível (1988). Essa seleção, além de tratar da temática do homoerotismo de forma mais explícita, foi escolhida levando em consideração aspectos que envolvessem diferentes focos narrativos em diferentes fases de produção do autor. Para a realização da pesquisa, foram realizadas leituras e fichamentos de textos como monografias, dissertações, teses e livros sobre o autor e sua obra. Na sequência, foi feita a aplicação da teoria ao corpus, na análise dos contos. Ao final das análises, verificou-se, também, dentro da relação que existe entre as personagens e o meio social, as formas de liberdades e tentativas de liberdades das personagens que, por vezes, são passíveis de violação. Nos contos, o conceito de liberdade é construído quando as personagens tentam assumir suas identidades. Essa existência, muitas vezes, desenvolve-se no silêncio que permeia as narrativas, impedindo-as de existirem, contendo-as em “armários sociais”. Palavras-chave: Caio Fernando Abreu. Literatura Brasileira Contemporânea. Conto. Homossexualidade.
-
ItemAnálise da voz feminina das personagens negras três contos da obra "Olhos D'água", de Conceição Evaristo(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Ana Lívia Nunes de Carvalho ; Orientador: Prof.ª Me. Elaine Christina MotaA Literatura Negra no Brasil, ainda passa por um processo de construção, principalmente quando nos referimos a escritoras negras e à falta de validação de suas escritas. Diante desse cenário que desvaloriza as múltiplas vivências, Conceição Evaristo rompe com o silêncio e denúncia por meio de suas histórias, as diversas realidades e maneiras de existir e resistir. O objetivo desta pesquisa é analisar o significado das vozes das personagens femininas negras presentes em três contos, (“A gente combinamos de não morrer”, “Duzu Querença” e “Ayoluwa”) na obra Olhos D’Água. Com este estudo, foi possível fazer uma comparação entre as personagens femininas e o silêncio, partindo da perspectiva de uma mulher negra, e o efeito de sentido causado no leitor. O que se refere ao embasamento teórico, Djamila Ribeiro propôs observarmos os aspectos a respeito do lugar de fala e social o qual a mulher negra ocupa atualmente e o quanto essas validações sejam literárias, sociais ou epistêmicas são importantes. Ademais, Cuti (pseudônimo de Luiz Silva) nos proporciona elucidações em relação à trajetória do negro na literatura e da Literatura Negra em si. Os autores demostram, por meio de suas obras, os reflexos causados pela escravidão e consequentemente, pelo racismo o qual reverbera por todos os lados. Por isso, o trabalho realizado permite, reflexões sobre a importância da existência de produções literárias de mulheres negras, demonstrar a potência que a voz de Conceição Evaristo possui, por ser uma representante dessa luta e também sobre a emergência de possibilitar que essas vozes sejam ouvidas, fazendo com que a literatura nacional seja subjetiva. Palavras-chave: Literatura Negra. Conceição Evaristo. Olhos D’Água
-
ItemFormação do professor de literatura: o letramento literário em pauta(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Leticia Galvão Caroni ; Orientadora: Prof.ª Me. Marilia Ferranti Marques ScorzoniO ensino de literatura no âmbito da educação básica tem sido objeto de estudo e pesquisas, contudo a formação do professor que ministra esse componente curricular não tem avançado do mesmo modo, sendo poucas as bibliografias que discorrem a respeito da formação de professores para o ensino de literatura. É curioso pensar nessa relação, visto que as duas etapas estão intimamente conectadas e a formação docente impacta no ensino ofertado na educação básica. Assim sendo, a formação do professor de literatura depende tanto do contato que ele teve com o literário em sua jornada escolar, quanto com o que experimenta na graduação. Partindo do referencial teórico de Candido (2004), Cereja (2005), Cosson (2018), Lajolo (2001) e Zilberman (2008 e 2012), buscou-se compreender como ocorre o ensino de literatura no ensino superior e a formação docente, especialmente no curso de Letras. Diante das questões levantadas pelos autores, percebemos a urgência em discutir o letramento literário nas práticas de ensino em literatura no ensino superior. Nessa perspectiva, a fim de compreender de que modo a literatura e seu ensino estão inseridos na matriz curricular do curso de Letras realizamos uma pesquisa documental de caráter qualitativo. Para obter resultados mais precisos, foi selecionado o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de três instituições de ensino, sendo duas do estado de São Paulo e uma do estado de Minas Gerais. A pesquisa auxilia a compreensão de alguns aspectos, como a aplicação do letramento literário no ensino superior, e evidencia o porquê de algumas práticas de ensino continuarem presentes na educação básica. Os documentos demonstram também, como o ensino de literatura ainda está fortemente resguardado em práticas tradicionais, limitando-se a concepções que visam unicamente instrumentalizar os discentes para o ofício de professor. Palavras-chave: Ensino de Literatura. Letramento Literário. Formação Docente
-
ItemA relação entre língua e sociedade: uma análise da linguagem não binária(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Talita Lavecchia Almeida ; Orientadora: Prof.ª Dr.ª Renata Maria Cortez da Rocha ZaccaroEste trabalho apresenta a análise da tentativa de criação e oficialização de uma “linguagem não binária” ou “linguagem neutra” no Brasil, iniciada principalmente pela comunidade LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queers, Intersex, Agêneros, Assexuados e mais) e pelo movimento feminista, visto que entendem a língua portuguesa como um sistema machista e que não proporciona a inclusão de pessoas não binárias. Para possibilitar a discussão desse tema, foram apresentados os conceitos de discurso, sujeito e formação discursiva, da Análise do Discurso, e de vogal temática e gênero, objetos de estudo da Morfologia. Partindo de tais conceitos, a “linguagem não binária” ou “linguagem neutra” foi discutida a partir de diferentes argumentos, uma vez que está passando por um período de resistência não só por parte de estudiosos da língua portuguesa, como também por leigos. Posteriormente, imagens que apresentam o uso da linguagem neutra no cotidiano brasileiro foram analisadas, demonstrando que sua aquisição está ultrapassando o ambiente virtual. Palavras-chave: LGBTQIA+. Linguagem neutra. Análise do Discurso.
-
ItemPráticas docentes nas aulas de língua portuguesa da educação básica: o papel do professor no processo de aprendizagem de gramática(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Maria Lucia Branco Costa ; Patricia Aparecida Rossi ; Orientadora: Prof.ª Me. Marilia Ferranti Marques ScorzoniA presente pesquisa objetiva investigar as práticas docentes adotadas por professores de língua portuguesa para o ensino de gramática na educação básica, a fim de propor reflexões sobre seu papel na construção do conhecimento. A metodologia utilizada foi a Revisão Integrativa da Literatura, que possibilitou pesquisar e identificar estudos primários que discutem a questão. A partir da análise das concepções de linguagem e das orientações da BNCC – Base Nacional Comum Curricular para a área de linguagens, em comparação à amostra teórica pesquisada, este estudo constata disparidade entre os apontamentos conceituais e legais para o ensino de gramática e sua efetivação em sala de aula. Também demonstra escassa produção acadêmica embasada na escuta de professores quanto a suas práticas pedagógicas e aponta para a necessidade de avanços dos estudos nesse sentido. Palavras-chave: Língua portuguesa. Gramática. Práticas docentes.
-
ItemO desenvolvimento do cortex a partir do domínio do fogo e consumo de alimentos cozidos(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Rafael Dassie São José ; Rafael de Souza Costa ; Hugo Mattos Lima ; Orientador: Prof. Me. Marcelo Nunes MestrinerOs humanos ao nível cognitivo, nem sempre foram o que são hoje, alcançaram este nível de cognição graças à complexidade e o tamanho de seu cérebro, resultado de milhões de anos de adaptação e processo evolutivo. Registros fósseis coletados em cavernas e sítios arqueológicos na África sustentam diversas hipóteses de evolução da espécie, entre elas, as que procuram desvendar o mistério “de onde viemos” e de como o córtex cerebral humano atingiu o tamanho atual e o alto nível de complexidade. Alguns dizem que o longo caminho da complexidade cerebral humana se iniciou após adotarmos uma dieta baseada em carne. Outros defendem a ideia de que essa complexidade aconteceu sutilmente enquanto os hominídeos da época se forçavam a resolver problemas, criar grupos e manter outros tipos de interações sociais. A hipótese defendida neste trabalho interage com às duas ideias sem conflitos, e adiciona o encontro com o fogo, seu domínio e sua utilização para o cozimento. O controle do fogo trouxe inúmeras vantagens ao homem primitivo, como, por exemplo, modificar o ambiente, proteção contra predadores, e até mesmo cozinhar alimentos. Esta monografia foi feita através de revisão bibliográfica relacionando dados que esclareçam a ligação entre o domínio do fogo e o consumo de alimentos cozidos com o desenvolvimento do córtex cerebral humano. Palavras-chave: Evolução biológica. Fogo. Alimentos cozidos. Hominídeo.
-
ItemAtividades e importância do Zoológico "Dr. Fábio Barreto" para a região de Ribeirão Preto-SP(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Marília Gabriela Venturi dos Santos e SilvaOs zoológicos, na antiguidade, eram tidos como ambientes de lazer e turismo que não visavam a qualidade de vida dos animais cativos. Os avanços significativos no conhecimento da biologia dos animais e ciência do bem-estar animal provocaram grandes mudanças nos jardins zoológicos modernos. O presente trabalho teve como objetivo analisar as atividades e importância do zoológico Dr. Fábio Barreto para região de Ribeirão Preto, descrevendo os trabalhos de reintrodução de animais na natureza, os meios de enfrentamento para sua realização e indicar as dificuldades para a manutenção e organização. Foram feitas pesquisas bibliográficas, análises de documentos municipais, utilização de livros, dados do IBAMA e entrevista com o médico veterinário responsável pelo setor. Um levantamento histórico do bosque de Ribeirão Preto revelou os processos pelos quais passou para ser um centro de tratamento a animais vitimados, considerando as cinco liberdades dos animais como direitos adquiridos dos seres vivos, colocados em um ambiente artificial que deve reproduzir o seu habitat natural. O estudo concluiu que o Bosque Zoológico Dr. Fábio Barreto é o único da região que proporciona estas atividades em favor dos animais, porém ainda necessita de investimentos e apoio da população. Palavras-chave: Zoológicos. CRAS. CETAS. Bosque Fábio Barreto. Zoológico de Ribeirão Preto
-
ItemHistoricidade e ontologia em "Ser e tempo", de Heidegger(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Wallace Aparecido de Barros ; Orientador: Prof. Dr. Felipe Ziotti NaritaEste texto pretende refletir sobre o conceito de historicidade na filosofia de Martin Heidegger. Assim, começamos com o contexto do desenvolvimento das ciências humanas na Alemanha, em especial com o desenvolvimento da história, dos problemas do historicismo e da construção de uma ciência histórica. Depois, examinamos a estrutura do trabalho principal de Heidegger, o livro Ser e tempo (1927), discutindo os principais problemas conceituais desta obra, bem com as influências e os desenvolvimentos temáticos, como a questão-do-ser, a relação entre o Dasein e o mundo ao redor, a temporalidade, a propriedade e impropriedade do Dasein e sua relação com a morte. Assim, o trabalho analisa como Heidegger desenvolve o conceito de historicidade e como esse conceito se refere ao Dasein como um ser-no-mundo, propondo algumas possibilidades para que a historiografia possa refletir sobre seu ofício e suas fundamentações teóricas e filosóficas. Palavras-chave: Heidegger. Ontologia. Historicidade. História.
-
Item“Vai namorar comigo sim”: incitação à violência contra a mulher em músicas sertanejas pela ótica da análise do discurso(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Higor Augusto Ferreira Pena ; Orientador: Prof. Me. Rafael de Almeida Arruda FelixPor meio da análise das músicas do gênero sertanejo, pretende-se identificar a incitação da violência contra a mulher nos discursos reproduzidos por homens e qual a motivação para que seja efetivado, levando em consideração o contexto social da mulher. Pensando na luta feminina para ocupar seu espaço na sociedade e na arte como representação da realidade, é importante analisar sua imagem, atribuída pelo homem, a fim de refletir sobre a violência que, muitas vezes, é implícita. Para que o objetivo seja alcançado, é feito um levantamento do papel histórico da mulher na sociedade, considerando as leis que foram sancionadas para as resguardarem contra a violência como, por exemplo, a lei Maria da Penha. Entretanto, mesmo que tal violência tenha-se tornado crime, estes discursos são normalizados nas músicas. Considerando o processo de evolução social e mudanças temáticas, pode-se perceber como a questão sócio-histórico-ideológica influenciou os cantores sertanejos, que em sua maioria são assumidamente heterossexuais, a reproduzirem tais discursos depreciativos, tendo, como consequência, a normalização e romantização da violência. Para isso, como fundamentação teórica, foi utilizada a Análise do Discurso, de linha francesa, seguindo a perspectiva de Eni Orlandi (2015) e Claudemar Alves Fernandes (2008) e os conceitos por eles definidos de Discurso, Ideologia, Sentido, Sujeito, Polifonia, Formação Discursiva, Paráfrase, Polissemia e Concepção sócio-histórico-ideológica. Esse campo teórico nos permite refletir sobre o homem na sociedade e seu contexto histórico, por meio dos discursos em enunciação, permitindo um olhar crítico e histórico das letras de músicas sertanejas. Foram analisadas nove músicas contrastando o tema que cada fase trouxe e pôde-se perceber que no Sertanejo Universitário, por abordar relacionamentos e, frequentemente, com a mulher condicionada a ser submissa, houve uma predominância da temática violenta. Palavras-chave: Violência contra a mulher. Música Sertaneja. Análise do Discurso