Navegando por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemA ansiedade no retorno ao ensino presencial: fatores protetivos e estressores em graduandos de psicologia(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Anielle Karen Domingos da Silva ; Júlia Lopes Vieira ; Alessandra Ackel RodriguesA entrada na universidade é uma transição cercada de expectativas, conflitos e mudanças em diversas áreas, tais como cognitiva, afetiva, social e comportamental. A necessidade de adaptação ao desconhecido ocorre com os novos ciclos sociais e compromissos de estudos e tarefas. A pandemia de COVID-19, em 2020, foi um evento estressor adicional à adaptação acadêmica, exigindo isolamento social e aulas remotas. Já o retorno presencial em 2022 trouxe o desafio da adaptação a essa modalidade de ensino, bem como aos relacionamentos sociais. Este estudo objetivou avaliar os níveis de sintomas ansiosos em estudantes universitários com o retorno ao ensino presencial. Para tanto, realizou-se um estudo de levantamento online, descritivo e de recorte transversal com 21 graduandos do 3º ano de Psicologia. Eles responderam ao questionário sociodemográfico e de vida acadêmica elaborado pelas pesquisadoras e ao Inventário de Ansiedade de A Mente Vencendo o Humor. A análise de dados foi quantitativa, com estatística descritiva e inferencial. Os níveis de sintomas ansiosos dos estudantes foram de 32,57 (±13,74) pontos, porém, 47% deles apresentaram escores acima do valor médio encontrado na amostra. Os sintomas ansiosos mais apresentados pelos estudantes foram dificuldade para se concentrar, preocupação excessiva, insônia, cansaço, tensão muscular, taquicardia, tontura e sudorese. Com relação aos fatores estressores, em 2020, 14,3% dos estudantes indicaram extrema dificuldade de relacionamento com os colegas, 4,8% em lidar com as exigências de estudo, 9,5% em lidar com os prazos para entrega de trabalhos e 19% adaptar-se às provas. Já em 2022, 19% dos estudantes indicaram extrema dificuldade de relacionamento com os colegas, 4,8% com professores, 19% em lidar com as exigências de estudo, 14,6% em lidar com os prazos para entrega de trabalhos, 28,6% adaptar-se às provas e 76% dos estudantes pensa/pensou abandonar o curso. Em relação aos fatores que contribuíram para adaptação, na comparação de 2020 e 2022, houve um aumento da percepção de apoio de familiares (de 19% para 33,3%), colegas de sala (de 9,5% para 19%) e professores (de 14,3% para 23,8%), o que pode sugerir um estreitamento dos laços sociais durante a graduação, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia. O teste de correlação de Spearman indicou maiores escores no inventário para estudantes que informaram entre seus gatilhos para ansiedade: trabalhos em grupo (r=0,650; p=0,001), apresentar seminários (r=0,766; p=0,000), fazer novas amizades (r=0,662; p=0,001), conversar pessoalmente com um colega (0,580; p= 0,006) e perguntar algo durante a aula (0,623; p=0,003). Tais resultados podem sugerir um efeito do período pandêmico na formação de vínculos sociais destes estudantes durante o início da graduação, o que poderia contribuir para uma dificuldade atual no tocante às interações sociais. Faz-se necessário pensar em propostas de intervenções no âmbito acadêmico, visando o desenvolvimento de habilidades interpessoais, coesão grupal e o fortalecimento da relação professor-aluno nos estudantes que passaram pelo ensino emergencial remoto nos anos iniciais da graduação e retornaram presencialmente em 2022, a fim de se promover saúde mental no âmbito universitário. Palavras-chave: Ansiedade. Universitários. Fatores protetivos. Fatores estressores.
-
ItemA atuação do psicólogo hospitalar: um olhar fenomenológico a partir da percepção dos profissionais da saúde(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Beatriz Gomes Braga ; Ricardo Mancera Uzuelle ; Me. Felipe de Souza ArecoA psicologia enquanto ciência e profissão contribuiu para o desenvolvimento da saúde dos indivíduos, atendendo as necessidades na instituição hospitalar. O psicólogo especialista em Psicologia Hospitalar tem função centrada em atenção secundária e terciária à saúde, atuando em instituições de saúde e realizando atividades no âmbito de atendimento psicoterápico. Este trabalho tem como objetivo compreender o papel do psicólogo no âmbito hospitalar a partir da percepção dos profissionais de saúde e identificar de que forma a psicologia tem contribuído para a saúde mental no ambiente hospitalar. A psicologia no campo da saúde vem se constituindo como uma das formas de se compreender o adoecimento e as maneiras pelas quais o homem pode manter-se saudável. O desejo em questão é possibilitar uma aproximação entre o psicólogo e os outros integrantes de uma equipe de saúde. Os profissionais de saúde vivenciam as mais variadas situações traumáticas em seu trabalho e compreender por meio de suas percepções a atuação do psicólogo hospitalar poderá gerar uma melhor aproximação de tais profissionais da saúde, para que então ocorra a possibilidade de contribuição na saúde mental desses profissionais. O método fenomenológico permite penetrar o fenômeno vivido por meio de uma densa análise sobre significações dadas aquelas experiências, pois cada indivíduo significa um fenômeno de maneiras diferentes, sendo diretamente relacionado esse significado com a maneira daquele sujeito existir. A proposta de humanização da assistência à saúde visa à melhoria da qualidade de atendimento ao usuário e das condições de trabalho para os profissionais. Os profissionais de saúde constituem um grupo de risco por estarem expostos diretamente aos pacientes, o que faz com que recebam uma alta carga de problemas emocionais e estão submetidos a elevado estresse. É possível identificar nas falas tais experiências. Neste estudo foi possível compreender a dinâmica dos entrevistados em sua vivência hospitalar e o déficit de autocuidado em saúde mental para os profissionais de saúde. E o cuidar para cuidar do próximo visa à valorização do profissional e contribui para uma equipe mais saudável nos sentidos físicos e psicológicos. Palavras-chave: Psicólogo Hospitalar. Fenomenologia. Percepção. Profissionais da Saúde.
-
ItemA cidade e o discurso da modernidade(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-05-10) Laura Garcia Rossi ; Felipe Ziotti NaritaO trabalho analisa o desenvolvimento social e urbano de Ribeirão Preto, no início do século XX, a partir das promessas da modernidade. A ideologia do progresso, a técnica, a ordem urbana e os refinamentos tornaram a cidade um lugar por excelência para a construção de perspectivas de desenvolvimento associadas ao discurso da modernidade. Investigando os códigos de posturas de 1889 e de 1921, documentos do poder municipal para formatação da vida urbana, destacamos como o discurso de civilização e ordem condiz com os horizontes socioculturais abertos pela modernidade no interior paulista, indicando os signos de uma sociedade ingressante no mundo urbano-industrial.
-
ItemA criticidade austeniana: um diálogo entre Emma e Persuasão(Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Ana Beatriz Rodrigues de Moura ; Me. Elaine Christina MotaEste trabalho tem o objetivo de analisar as críticas sociais presentes em duas obras de Jane Austen: Emma (1816) e Persuasão (1818). Em Emma, é narrada a história da personagem-título, uma bela jovem com fortuna e prestígio social, que não deseja se casar, mas exalta-se ao “arranjar” casamentos. Sendo assim, o enredo se desenvolve com Emma em busca de um parceiro que ela considere digno de sua amiga Harriet. Em Persuasão, a narrativa se inicia com o fato de que Anne Elliot foi persuadida a não se casar com o jovem por quem era apaixonada, e, após oito anos, o reencontro de ambos faz com que Anne reflita sobre as suas ações do passado. Dessa forma, são evidenciadas as ironias que Jane Austen utilizou para criticar as normas sociais de sua época e as diferentes significações da presença e da ausência de um casamento na vida de uma mulher a partir de sua classe social. Para isso, foram utilizados os conceitos de ironia, mais especificamente, a observável e a situacional, de Muecke. Nesse sentido, este trabalho está presente no ramo literário da Literatura Comparada, pois analisa os aspectos semelhantes e divergentes em duas obras. Assim, visamos contribuir para a ampliação do conhecimento de obras escritas por autoras femininas, a fim de que seja dada voz às mulheres para falarem por si mesmas de diversas questões sociais e humanas. Palavras-chave: Jane Austen; casamento; posição da mulher; ironia; sociedade inglesa do século XIX.
-
ItemA disciplina de Arte e a formação do pedagogo: conhecimento ou diversão?(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-11) João Vitor Azzola Pereira ; Vanessa Siqueira Leite Ribeiro ; Orientadora: Prof.ª Me. Liliane Cury SobreiraNesse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pesquisamos sobre constituição do ensino de Arte na Educação Básica, a disciplina de Arte nos cursos de Pedagogia, o valor da Arte na formação do pedagogo, para compreender a complexidade e os desafios desse ensino anos iniciais da Educação Básica, mais especificamente na Educação Infantil. O ponto de partida foi uma nova leitura das experiências pessoais vividas pelos pesquisadores no âmbito da família e da escola com a Arte e das percepções profissionais sob o olhar das experiências proporcionadas pela disciplina de Arte na Educação, parte integrante do currículo do curso de Pedagogia em que eles finalizam a formação inicial. Decorrente das percepções profissionais, principalmente, ao final da pesquisa, apresentamos o projeto de um mini curso de formação continuada a ser desenvolvido com visitadores sociais de um programa governamental federal desenvolvido no município de Ribeirão Preto, do qual um dos pesquisadores é parte integrante. A necessidade da elaboração desse projeto foi devido a percepção de um dos pesquisadores sobre a visão da equipe sobre o desenho da criança ao acompanhar a equipe nas visitas domiciliares. Então, levantamos a seguinte questão: a Arte na educação escolar e a disciplina de Arte na formação do pedagogo é conhecimento ou diversão? Para responder essa questão estabelecemos como objetivo geral desse estudo, compreender a complexidade e os desafios do ensino de Arte na Educação Infantil e para isso, os objetivos específicos se compõem em conhecer os caminhos históricos percorridos pela legislação que constituiu o ensino de Arte na Educação Básica; compreender o papel da disciplina de Arte nos cursos de Pedagogia e o seu valor na formação do Pedagogo, tendo em vista o significado da Arte e da representatividade do desenho para a criança. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, tendo como base os estudos de Viktor Lowenfeld (1970); Lowenfeld; Brittain (1977) prioritariamente, e de outros autores da Arte Educação como Barbosa (2012); Ferraz; Fuzari (2010); Iavelberg (1993; 20013); Moreira (2008). Ao final consideramos que a Arte, vista por muitos como diversão, é fonte de conhecimento e como tal, atua na formação da identidade docente. Como importante área de conhecimento escolar, é parte integrante na formação global da criança
-
ItemA escrita criativa e os ateliês na escola: da redação maniqueísta para a redação inquieta(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) João Pedro Lourenço Paulosso ; Me. Michel Luís da Cruz Ramos LeandroA redação escolar é muito trabalhada nas escolas e cobrada nos vestibulares, nesse sentido, é um campo fértil para pesquisas acadêmicas, por isso, o objetivo deste trabalho é refletir de que modo a Escrita Criativa (EC), por meio dos ateliês, pode contribuir para que os estudantes na produção textos que desloquem do “maniqueísmo” para a “inquietação”. A pesquisa é do tipo bibliográfica que, segundo Gil (1999), perpassa quatro etapas, a saber: a) levantamento bibliográfico preliminar; b) busca das fontes; c) a leitura do material; d) redação do texto. Diante disso, o trabalho conceitua o que é a Escrita Criativa, assim como os conceitos de “maniqueísmo” e “inquietude”, apoiados em Bernardo (2010), além disso, faz uma discussão rápida sobre a ausência de oficinas de Escrita Criativa na formação superior, em seguida, traz os princípios dessa escrita voltados para o ensino e aprendizagem de estudantes da educação básica, por fim, evidencia os mitos sobre a escrita e a importância dos ateliês na escola. Diante disso, concluiu-se que a Escrita Criativa é uma ferramenta importante para o trabalho com a “inquietude” na escola, possível de contornar o “maniqueísmo” das/nas redações escolares, além de contribuir para a desconstrução dos mitos sobre a escrita que circulam dentro e fora do espaço escolar, assim, constatou-se que os ateliês de escrita possibilitam um trabalho com a redação escolar de modo mais produtivo e polissêmico. Palavras-chave: Ateliê. Escrita Criativa. Redação. Ensino.
-
ItemA escuta psicanalítica na saúde pública(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) sabela Rosa Lara ; Sávia Caroline Azarias ; Dra. Graziela A. Nogueira de Almeida RibeiroA partir da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), observa-se a ampliação do conceito de clínica e a presença do psicólogo em uma equipe multiprofissional. Com a entrada da psicologia na saúde pública brasileira, também se abre uma nova área de atuação para a psicanálise. Objetivaram-se neste estudo realizar uma revisão integrativa da literatura científica brasileira sobre o trabalho psicanalítico nas instituições de saúde pública no Brasil e analisar como se dá o processo da escuta psicanalítica nesse contexto. A coleta de dados foi realizada por meio da busca de artigos nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Index Psi Periódicos Técnico-Científicos, utilizando a combinação dos descritores: "psicanálise", "saúde pública", "psicoterapia", "instituição" e "saúde mental". A amostra final foi composta por seis artigos científicos e foram estabelecidos os seguintes critérios de inclusão: estudos em português publicados entre 2012 e 2022, realizados com adultos e segundo a abordagem freudiana. Foram encontrados 695 artigos, dos quais foram excluídos 549 pelo título, 130 após a leitura do resumo, cinco após a leitura do texto na íntegra, quatro artigos foram repetidos e um não foi encontrado. Os resultados possibilitaram a discussão sobre o acesso à psicanálise, e à sua escuta, por outras populações que não aquelas do consultório, bem como compreender, criticamente, a necessidade de suas contribuições em outros settings. Palavras-chave: Psicanálise. Saúde pública. Psicoterapia. Instituição. Saúde mental.
-
ItemA experiência de cuidadores familiares de pessoas em sofrimento mental(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Helen Julia Aparecida da Silva ; Leonardo Chagas Mota ; Tayná Colturato Morais ; Dra. Vanessa Cristina MachadoPor muito tempo o cenário psiquiátrico no Brasil foi caracterizado por internações indiscriminadas, marcadas pelas condições desumanas, afastamento familiar e ausência de perspectiva de alta. Em 2001, com o advento da Lei nº 10.216, nomeada de Lei da Reforma Psiquiátrica, foi alterado o modelo de assistência em saúde mental e garantido os direitos das pessoas em sofrimento mental. A partir do processo de desinstitucionalização, a família foi incluída como corresponsável pelos cuidados das pessoas em sofrimento mental, sendo uma estratégia de aproximação do paciente ao convívio sociofamiliar. Diante desse contexto, o objetivo deste presente trabalho foi analisar as experiências do familiar nos cuidados prestados à pessoa em sofrimento mental, desde as adversidades experimentadas até o potencial apoio ao tratamento e melhora do quadro clínico. Atendendo às recomendações éticas, a pesquisa se iniciou após a aprovação do Comitê de Ética e pesquisa do Centro Universitário Barão de Mauá. Para o desenvolvimento do estudo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, baseada em uma amostragem não probabilística, por meio do método “bola de neve”, sendo que um participante nomeado como “semente” indicou outros participantes. Enquanto critério de seleção dos entrevistados foram considerados a capacidade de cognição e verbalização para compreender o roteiro da entrevista, vínculo familiar e ser cuidador de pessoa em sofrimento mental. Como instrumento de pesquisa foi aplicado um roteiro de entrevista semiestruturada que possibilitou a captação dos dados, os quais, posteriormente, foram submetidos à análise de conteúdo dos resultados. Após transcrição e leitura das entrevistas, foram constituídas três categorias temáticas. A primeira categoria temática, “dificuldades encontradas no cuidado”, desmembrou-se em quatro subcategorias, dentre elas foram discutidas as dificuldades econômicas, o cuidado exercido de maneira integral e solitária, a sobreposição de outras atividades ao cuidado, bem como o isolamento e restrições sociais/familiares. Na segunda categoria temática, “facilitadores do cuidado”, foram discutidas três subcategorias, incluindo as potencialidades e disponibilidade interna para o cuidado, a importância da rede social de apoio emocional e informacional, assim como o acesso a cuidados profissionais. E por fim, a última categoria temática, “contribuições do cuidador ao tratamento do familiar adoecido”, abordou duas subcategorias, discutindo os cuidados gerais através da perspectiva do cuidador e como o cuidado familiar pode auxiliar na adesão ao tratamento e, assim, prevenir novas crises e internações. De maneira geral, por meio da análise dos relatos trazidos pelos entrevistados, notou-se que existem muitas dificuldades envolvidas na experiência do cuidado, incluindo dúvidas com relação ao diagnóstico, a como manejar os sintomas decorrentes do sofrimento mental, além das limitações financeiras, restrições sociais e preconceito enfrentados. Por meio dos relatos, notou-se também a importância do papel do cuidador para a pessoa em sofrimento mental, favorecendo a manutenção do tratamento e estabilidade do quadro. Espera-se que este trabalho se some a outras discussões na área, contribuindo para o avanço teórico e prático no que diz respeito à importância da valorização e cuidado do cuidador familiar no contexto da saúde mental. Palavras-chave: Sofrimento mental. Família. Cuidador familiar.
-
ItemA formação dos aparelhos repressivos após o início do regime militar(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Caio Trevisan Teodoro Silva ; Felipe Ziotti NaritaNa atual conjuntura da democracia brasileira, o estudo do regime político antecedente se faz necessário como elemento essencial para um entendimento claro de como algumas figuras e ideais adentraram a República e se perpetuaram até hoje. Além disso, um olhar sobre a configuração do Estado no tempo nos fornece subsídios para captarmos de onde advém diversos problemas administrativos em meio aos órgãos públicos, uma vez que seus vestígios restam como permanências históricas. Esse estudo, portanto, analisa o regime militar brasileiro, destacando a construção dos aparelhos de repressão como ferramentas para a legitimação do poder militar. Por meio da discussão com a bibliografia especializada e análise documental, a partir de documentos consultados junto ao Projeto República UFMG, o trabalho investiga os processos institucionais que construíram o Estado no final dos anos 1960. Palavras-chave: Repressão. Estado. Golpe. Ossatura institucional.
-
ItemA goiabeira (Psidium guajava L.) na fitoterapia brasileira(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020) Bianca Paiva Zanchetta Camargo de Melo ; Gabriele Silva dos Anjos ; Henrico Alcino Antico ; Raul Suarez Mantovani ; Orientadora: Prof.ª Me. Ana Rosa CrisciA fitoterapia é uma denominação dada ao uso de plantas medicinais no tratamento e prevenção de diferentes enfermidades. No Brasil, essa terapia é relacionada com a cultura de populações indígenas e tornou-se uma cultura popular. Atualmente, o governo brasileiro reconhece a eficácia da ação dos extratos vegetais e proporciona aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) os benefícios desses medicamentos. Dentre as espécies vegetais presentes no Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos destaca-se a goiabeira (Psidium guajava L.) que pode ser utilizada no tratamento de doenças e também apresenta atividades antimicrobiana, antifúngica, antioxidante, anti-hipertensiva e antiproliferativa de células cancerígenas. O uso da fitoterapia tem sido exaltado em razão do fácil acesso, do baixo custo e pelo aumento do consumo de produtos naturais. Com isso, o presente estudo tem como objetivo revisar as propriedades terapêuticas dessa espécie na fitoterapia brasileira. A metodologia empregada foi a revisão bibliográfica integrativa nas bases de dados Scielo (Scientific Electronic Library Online), Google Acadêmico, biblioteca do Centro Universitário Barão de Mauá (EBSCO) e site do Ministério da Saúde. A partir da revisão concluiu-se a importância da fitoterapia e a eficiência dos extratos da goiabeira como medicamento fitoterápico. Palavras-chave: Psidium guajava L. Fitoterapia. Goiabeira.
-
ItemA identidade cultural de Serrana- SP(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Maria Eduarda Teixeira ; Dra. Nainôra Maria Barbosa de FreitasO presente trabalho tem como objetivo refletir acerca da identidade cultural de Serrana, cidade interiorana do estado de São Paulo. Dessa forma, será discutido se o município possui, ou não, legislações que buscam resguardar essa identidade, englobando os possíveis patrimônios culturais. Essa pesquisa parte das ideias de Pedro Paulo Funari e Alessandra Pelegrini para abordar a transformações dos conceitos de Patrimônio Cultural no Brasil, além de analisar como os bens culturais colaboram para a memória e identidade de um determinado núcleo social. Ademais, se faz importante descrever o processo de formação de Serrana, a partir do final do século XIX, para que seja contextualizado os possíveis bens culturais da cidade. Palavras-chave: Identidade. Patrimônio cultural. Serrana- SP.
-
ItemA importância da humanização da enfermagem frente aos cuidados paliativos(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Beatriz Rosa Dias ; Daniela Sara de Queiroz ; Jade Rodrigues Cunha ; Me. Ricardo Alexandre Coimbra de MendonçaAtravés de análise de estudos bibliográficos, contendo em seu conteúdo, livros, artigos e teses, incluindo discussão e entrevista com um médico especialista na área oncológica-paliativa, foi possível identificar que os cuidados paliativos e humanização estão interligados, sendo as principais temáticas abordada neste trabalho. É de suma importância a contribuição deste trabalho para a área da saúde, em destaque, a enfermagem e o papel das universidades a fim de desenvolver o cuidado mais humanizado para o paciente em sua terminalidade pois os cuidados paliativos e a humanização estão por causas e consequências ligados. Pois, um é dependente do outro. Palavras Chaves: Cuidados Paliativos; Humanização, Enfermagem.
-
ItemA importância da psicoterapia breve para as demandas de urgência: vivências e experiências(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Marcelo Monteiro de Souza ; Naiara Alves Pereira ; Dra. Fernanda Pessolo RochaOs serviços de atendimento de urgência como o plantão psicológico e a psicoterapia breve são importantes meios de acesso da comunidade ao cuidado mental. Entre as demandas de urgência destacam-se: a dificuldade de regulação emocional; a dificuldade nos relacionamentos interpessoais; os sintomas depressivos; os sintomas ansiosos; a angústia; o luto e a ideação suicida. O presente estudo teve por objetivo verificar a importância do atendimento de psicoterapia breve em pacientes que apresentam demandas de urgência. A amostra foi composta por 4 (quatro) pacientes de ambos os sexos com idade acima de 18 (dezoito) anos que compareceram a 5 (cinco) sessões de psicoterapia breve. Os participantes foram submetidos a entrevista semiestruturada e a aplicação do Inventário Breve de Sintomas (BSI) em dois momentos distintos do tratamento em psicoterapia breve: o primeiro se refere ao início do tratamento, e o segundo, após a finalização. Os resultados coletados nas duas entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo segundo os pressupostos teóricos de Bardin (1977) em três fases distintas: pré-análise; exploração do material; tratamento dos resultados – inferência - interpretação. A partir dessa análise, levantou-se as principais categorias alusivas ao estado emocional dos participantes no momento da primeira entrevista e os achados foram: “Sofrimento psíquico”; “Relacionamento interpessoal” e “Luto”. Essas categorias se ramificaram em subcategorias que esclarecem em maior grau as demandas, assim como o seu nível de gravidade levadas à urgência pelos entrevistados. São elas: “Ideação suicida”; “Reações emocionais”; “Problemas com a parceira” e “Problemas familiares”. Na segunda fase do estudo, as principais categorias foram: “Suporte psicossocial”; “Autoconscientização” e “Melhora dos relacionamentos interpessoais”, as quais atestaram a melhora no estado emocional dos participantes. Mediante a aplicação do Inventário Breve de Sintomas (BSI), obtiveram-se os resultados das nove dimensões avaliadas dos quatros participantes: “Somatização”; “Obsessivo-Compulsivo”; “Sensibilidade Interpessoal”; “Depressão”; “Ansiedade”; “Hostilidade”; “Ansiedade Fóbica”, “Ideação Paranoide” e “Psicoticismo”. A presente pesquisa respaldada pelos resultados significativos na melhora do estado emocional do paciente frente às demandas de urgência ressalta a importância da inserção da psicoterapia breve nos ambulatórios de saúde mental a fim de acolher de forma rápida e eficaz a população que necessita de acolhimento psicológico imediato. Palavras-chave: Psicoterapia breve. Demandas de urgência. Psicologia.
-
ItemA importância dos lipídios no desenvolvimento de doenças nutricionais(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-12) Natalia Cristina Bernuzzi Bisco ; Cecilia Rodrigues SilvaEm virtude da importância bioquímica e metabólica dos lipídios para o desenvolvimento de doenças nutricionais, que estão relacionadas a uma dieta rica em gorduras, foi realizada uma revisão da literatura, sobre a relação entre a importância nutricional dos lipídios e o desenvolvimento de patologias associadas. O estudo foi desenvolvido por meio de conteúdos disponíveis no acervo da biblioteca do Centro Universitário Barão de Mauá e em bases de dados, como: Science Direct, Scielo, Pubmed, Google acadêmico, Portal de Periódicos da Capes e livros. Foi possível observar a relação entre as doenças nutricionais e o consumo de alimentos ricos em lipídios, especialmente gorduras saturadas, os quais aumentam a concentração de lipoproteínas LDL-C e diminuem as lipoproteínas HDL-C. Além disso, os níveis de HDL-C elevados e LDL-C baixos podem contribuir para evitar riscos cardiovasculares e desenvolvimento das doenças nutricionais
-
ItemA importância dos quadrinhos no ensino aprendizagem de história(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Valdir Claudino Grupioni ; Liliane Cury SobreiraO uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) em sala de aula, pode ser visto como um instrumento no processo de ensino-aprendizagem, por auxiliar na leitura e no entendimento das ações e palavras. Sendo assim, o referido estudo pautou-se em uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa, cuja coleta de dados recai sobre publicações de revista, livros e artigos científicos. Este estudo, teve como objetivo geral reconhecer as histórias em quadrinhos como recurso de desenvolvimento da aprendizagem em História e como objetivo específico, compreender a contribuição da arte rupestre na constituição das HQs como arte sequencial, conhecer o desenvolvimento das HQs ao longo da história e apresentar o potencial das HQs para a aprendizagem do componente curricular História de forma lúdica e prazerosa. Desta forma, justifica-se a escolha do tema por acreditar nas HQs como uma ferramenta favorável para o desenvolvimento da aprendizagem de História. Portanto, este estudo considera as HQs para o ensino de História uma aliada do processo de aquisição do conhecimento tanto para o docente quanto para o discente. Palavras-chave: História em quadrinhos. Arte. Ensino de História.
-
ItemA inclusão da criança com TEA no sistema regular de ensino no filme “Uma viagem inesperada”(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Amanda Helena Bernardes Paixão ; Maria Antônia Comim Garcia ; Dra. Marta Regina Gonçalves Correia ZaniniNos últimos anos, houve um aumento significativo no conhecimento sobre o Transtorno do Espectro autista (TEA), portanto, é importante saber quais são as características desse transtorno, saber um pouco mais sobre a inclusão das crianças autistas nas redes regulares de ensino e as legislações que defendem o TEA, também ter informações sobre a formação básica e especializada do professor para atendimento das crianças com TEA e quais são métodos apropriado para um aprendizado completo dessas crianças, essas informações são encontradas nesse trabalho. O presente trabalho teve como objetivo a análise de cenas do filme “Uma viagem Inesperada (Miracle Run)” sob olhar da literatura sobre a inclusão da pessoa com Transtorno do Espectro Autista - TEA, no sistema regular de ensino. O filme, lançado em 2004, trata da história de vida de Corinne e seus filhos gêmeos que possuem o diagnóstico de TEA e suas dificuldades, vividas desde a infância até a vida adulta. Neste estudo o diagnóstico e o início da escolarização foram os temas selecionados para análise, que apresentou dificuldades no diagnóstico e no processo de inclusão. Alguns pontos foram mais evidentes como a segregação dos gêmeos nas atividades escolares, o não conhecimento sobre legislação e direitos das pessoas com TEA, inclusive por parte da escola, a importância do atendimento especializado e da relação família e escola no processo de ensino e aprendizagem. Como limitação, pode-se dizer que o filme se passa nos Estados Unidos, país com cultura, sistema educacional e legislações diferentes das brasileiras, além de ter sido lançado há 18 anos. Ainda assim, acredita se que a análise do filme foi relevante, por ele ser uma importante fonte de informações e de sensibilização para o grande público sobre a inclusão da pessoa com TEA na escola regular e para profissionais da educação inclusiva. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Inclusão; Rede regular de ensino.
-
ItemA influência da afetividade no processo ensino-aprendizagem: uma revisão bibliográfica(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-11) Danielle Cândido Tozi ; Lara Patricia Gomes Queiroz ; Orientadora: Prof.ª Me. Marina Candiani MelesO presente artigo aborda a relevância das relações de afetividade durante o processo de ensino aprendizagem, tendo como parâmetro artigos que abordam a concepção de Henry Wallon sobre a afetividade. Nesse sentido, o objetivo geral é analisar publicações que delineiam a implicação da afetividade sob o olhar Walloniano na educação. Dessa forma, foi realizada uma revisão sistemática em artigos publicados no período de 2009 a 2019, os quais abordam a teoria walloniana. A abordagem exploratória da pesquisa realizada está pautada na ideia de que o indivíduo tratado com afeto pode-se transformar em um ser humano melhor, com a capacidade de enfrentar os problemas não só dentro da sala de aula, como também, no seu cotidiano fora da escola. Nesse contexto, é possível observar por meio desta análise, que o educador deve fazer o seu trabalho procurando estar emocionalmente equilibrado para poder intervir nos conflitos que surgem em sala de aula, mas que pode advir da vivência no cotidiano do aluno. Dessa forma, constata-se que o autor analisado considera a afetividade, juntamente com as atividades que incentivam a capacidade motora e cognitiva fatores primordiais do processo ensino- aprendizagem e o desenvolvimento da criança depende também da participação da família como ferramenta importante nesse desenvolvimento. Além disso, observa-se que o bom relacionamento em sala de aula, pautado no respeito favorece essa mediação, sendo que a relação afetiva entre professor e aluno melhora o desenvolvimento da criança através da humanização.
-
ItemA literatura de Jorge Amado (1930-1945) no ensino de história(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Gabriel da Rocha Pereira ; Milena da Silveira PereiraEsse trabalho tem como propósito investigar as possibilidades de uso da literatura amadiana no ensino de História. Para tanto, num primeiro momento, buscamos compreender a historiografia, passando pela filosofia positivista, a ciência do marxismo e da Escola dos Annales, e como estas correntes se desdobraram no campo educacional no Brasil. Além disso, analisamos na educação o ensino tecnicista, alicerçado pela teoria do capital humano, cuja educação é um meio para atender as necessidades do capital; a pedagogia libertadora, embasada no contexto social dos alunos e voltada para a emancipação social deste, a intervenção e a transformação do mundo; e o ensino fundamentado pelos Annales, que amplia as possibilidades de pesquisa e propõem uma gama extensa de documentos, como, por exemplo, uma pintura, uma poesia, um texto literário etc. Desse modo, a metodologia utilizada para levar a cabo a pesquisa foi a análise dos romances do Jorge Amado (1930 a 1945) comparando-os e relacionando-os com a historiografia brasileira do período e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), com o intuito de despertar no aluno não somente o gosto pela leitura, mas também pela análise crítica documental, tornando o educando protagonista na reflexão e questionamento da produção do documento, bem como possibilitando outros meios de aprendizado da História do Brasil. Palavras-chave: Literatura. Ensino de História. Fonte.
-
ItemA literatura de mangá no espaço escolar: conceito, história, linguagem e enredos(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) John Marcos Queiroz de Oliveira ; Me. Michel Luís da Cruz Ramos LeandroEste trabalho discute o direito à literatura de mangá no espaço escolar e busca refletir a importância do seu acesso neste lugar, para isso, abordou-se o conceito de mangá, a história desta produção literária (dentro e fora do Brasil), a linguagem e (alguns) enredos, tudo isso com o objetivo de contribuir aos educadores que queiram navegar por essa literatura levando-a para a sala de aula. A pesquisa é do tipo bibliográfica e vincula-se à leitura, análise e interpretação, nesse sentido, utilizou-se os procedimentos indicados por Gil (1999): a) levantamento bibliográfico preliminar; b) busca das fontes; c) leitura do material; d) redação do texto. A pesquisa procurou romper com os preconceitos e estigmas que o gênero literário das Histórias em Quadrinhos tem carregado ao longo da sua história, isso porque o mangá é uma vertente desse gênero, além disso, apontou os pontos positivos e produtivos que fizeram com que essa literatura seja conhecida em todos os lugares do mundo, assim como apresentou enredos para auxiliar o professor no momento da escolha de uma obra, possibilitando oferecer um panorama dos mangás a esse educador e ao seu planejamento de aulas sobre essa temática levando em consideração as condições materiais da escola onde atua. Palavras-chave: História em Quadrinhos. Literatura de mangá. Linguagem dos mangás. Enredos.
-
ItemA literatura indígena como mecanismo de luta e resistência dos povos originários do Brasil(Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Rayssa Martins de Oliveira ; Me. Elaine Christina MotaEste trabalho tem o objetivo de analisar de que forma a literatura indígena atua como mecanismo de luta e resistência para os povos originários do Brasil. Com essa finalidade, é feita uma análise de um longo processo histórico que produziu uma imagem inferiorizada dos povos indígenas, ou seja, as consequências da colonização do Brasil e da invasão territorial de 1500 e como isso influenciou diretamente os povos nativos. Nesse sentido, considera-se a educação como meio essencial para assegurar uma aprendizagem direcionada para equidade, ética e respeito, desconstruindo o molde estereotipado designado aos povos indígenas. Assim, é discutido tanto como as leis funcionam quanto como a inserção dos saberes e conhecimentos indígenas no currículo escolar garantem uma educação voltada para a valorização da diversidade. Dessa forma, a relevância do atual trabalho se dá por meio do reconhecimento da literatura indígena como ferramenta de combate ao silenciamento e discriminação, bem como a compreensão do papel transformador e humanizador da literatura. Ademais, entende-se que, por meio da literatura, é possível identificar as contribuições dos povos indígenas para a formação cultural do país. Os procedimentos metodológicos consistem em revisão da literatura teórica e análise documental, objetivando analisar as informações e conhecimentos acerca do tema literatura indígena e, ainda, analisar documentos que citam os povos originários no âmbito da educação, como a LDB e a BNCC. Além disso, há uma proposta de aula voltada para a análise crítica da literatura indígena, permitindo que o leitor reflita sobre a diferença do enfoque de uma aula de literatura eurocêntrica e de uma aula de literatura indígena. O referencial teórico é composto por autores da área de história e arqueologia, como Darcy Ribeiro e Reinaldo José Lopes. A pesquisa também é embasada nas contribuições de autores indígenas e suas produções literárias, como Daniel Munduruku, Janice Thiél, Eliane Potiguara, Márcia Wayna Kambeba, entre outros. Palavras-chave: literatura indígena; diversidade; temática indígena; equidade; resistência indígena.