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    A ansiedade no retorno ao ensino presencial: fatores protetivos e estressores em graduandos de psicologia
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Anielle Karen Domingos da Silva ; Júlia Lopes Vieira ; Alessandra Ackel Rodrigues
    A entrada na universidade é uma transição cercada de expectativas, conflitos e mudanças em diversas áreas, tais como cognitiva, afetiva, social e comportamental. A necessidade de adaptação ao desconhecido ocorre com os novos ciclos sociais e compromissos de estudos e tarefas. A pandemia de COVID-19, em 2020, foi um evento estressor adicional à adaptação acadêmica, exigindo isolamento social e aulas remotas. Já o retorno presencial em 2022 trouxe o desafio da adaptação a essa modalidade de ensino, bem como aos relacionamentos sociais. Este estudo objetivou avaliar os níveis de sintomas ansiosos em estudantes universitários com o retorno ao ensino presencial. Para tanto, realizou-se um estudo de levantamento online, descritivo e de recorte transversal com 21 graduandos do 3º ano de Psicologia. Eles responderam ao questionário sociodemográfico e de vida acadêmica elaborado pelas pesquisadoras e ao Inventário de Ansiedade de A Mente Vencendo o Humor. A análise de dados foi quantitativa, com estatística descritiva e inferencial. Os níveis de sintomas ansiosos dos estudantes foram de 32,57 (±13,74) pontos, porém, 47% deles apresentaram escores acima do valor médio encontrado na amostra. Os sintomas ansiosos mais apresentados pelos estudantes foram dificuldade para se concentrar, preocupação excessiva, insônia, cansaço, tensão muscular, taquicardia, tontura e sudorese. Com relação aos fatores estressores, em 2020, 14,3% dos estudantes indicaram extrema dificuldade de relacionamento com os colegas, 4,8% em lidar com as exigências de estudo, 9,5% em lidar com os prazos para entrega de trabalhos e 19% adaptar-se às provas. Já em 2022, 19% dos estudantes indicaram extrema dificuldade de relacionamento com os colegas, 4,8% com professores, 19% em lidar com as exigências de estudo, 14,6% em lidar com os prazos para entrega de trabalhos, 28,6% adaptar-se às provas e 76% dos estudantes pensa/pensou abandonar o curso. Em relação aos fatores que contribuíram para adaptação, na comparação de 2020 e 2022, houve um aumento da percepção de apoio de familiares (de 19% para 33,3%), colegas de sala (de 9,5% para 19%) e professores (de 14,3% para 23,8%), o que pode sugerir um estreitamento dos laços sociais durante a graduação, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia. O teste de correlação de Spearman indicou maiores escores no inventário para estudantes que informaram entre seus gatilhos para ansiedade: trabalhos em grupo (r=0,650; p=0,001), apresentar seminários (r=0,766; p=0,000), fazer novas amizades (r=0,662; p=0,001), conversar pessoalmente com um colega (0,580; p= 0,006) e perguntar algo durante a aula (0,623; p=0,003). Tais resultados podem sugerir um efeito do período pandêmico na formação de vínculos sociais destes estudantes durante o início da graduação, o que poderia contribuir para uma dificuldade atual no tocante às interações sociais. Faz-se necessário pensar em propostas de intervenções no âmbito acadêmico, visando o desenvolvimento de habilidades interpessoais, coesão grupal e o fortalecimento da relação professor-aluno nos estudantes que passaram pelo ensino emergencial remoto nos anos iniciais da graduação e retornaram presencialmente em 2022, a fim de se promover saúde mental no âmbito universitário. Palavras-chave: Ansiedade. Universitários. Fatores protetivos. Fatores estressores.
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    A atuação do psicólogo hospitalar: um olhar fenomenológico a partir da percepção dos profissionais da saúde
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Beatriz Gomes Braga ; Ricardo Mancera Uzuelle ; Me. Felipe de Souza Areco
    A psicologia enquanto ciência e profissão contribuiu para o desenvolvimento da saúde dos indivíduos, atendendo as necessidades na instituição hospitalar. O psicólogo especialista em Psicologia Hospitalar tem função centrada em atenção secundária e terciária à saúde, atuando em instituições de saúde e realizando atividades no âmbito de atendimento psicoterápico. Este trabalho tem como objetivo compreender o papel do psicólogo no âmbito hospitalar a partir da percepção dos profissionais de saúde e identificar de que forma a psicologia tem contribuído para a saúde mental no ambiente hospitalar. A psicologia no campo da saúde vem se constituindo como uma das formas de se compreender o adoecimento e as maneiras pelas quais o homem pode manter-se saudável. O desejo em questão é possibilitar uma aproximação entre o psicólogo e os outros integrantes de uma equipe de saúde. Os profissionais de saúde vivenciam as mais variadas situações traumáticas em seu trabalho e compreender por meio de suas percepções a atuação do psicólogo hospitalar poderá gerar uma melhor aproximação de tais profissionais da saúde, para que então ocorra a possibilidade de contribuição na saúde mental desses profissionais. O método fenomenológico permite penetrar o fenômeno vivido por meio de uma densa análise sobre significações dadas aquelas experiências, pois cada indivíduo significa um fenômeno de maneiras diferentes, sendo diretamente relacionado esse significado com a maneira daquele sujeito existir. A proposta de humanização da assistência à saúde visa à melhoria da qualidade de atendimento ao usuário e das condições de trabalho para os profissionais. Os profissionais de saúde constituem um grupo de risco por estarem expostos diretamente aos pacientes, o que faz com que recebam uma alta carga de problemas emocionais e estão submetidos a elevado estresse. É possível identificar nas falas tais experiências. Neste estudo foi possível compreender a dinâmica dos entrevistados em sua vivência hospitalar e o déficit de autocuidado em saúde mental para os profissionais de saúde. E o cuidar para cuidar do próximo visa à valorização do profissional e contribui para uma equipe mais saudável nos sentidos físicos e psicológicos. Palavras-chave: Psicólogo Hospitalar. Fenomenologia. Percepção. Profissionais da Saúde.
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    A avaliação neuropsicológica no diagnóstico do transtorno do espectro autista
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Gislaine Caroline da Silva ; Mariana da Silva Sentineli ; Dra. Paola Passareli Carrazzoni
    A avaliação neuropsicológica é uma importante ferramenta tanto como apoio para o processo diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) como oferecendo informações que favoreçam estratégias de intervenção. O presente estudo consiste em uma revisão sistemática integrativa da literatura, e tem como objetivo identificar e analisar artigos relacionados à avaliação neuropsicológica no transtorno do espectro autista, além de verificar a importância da avaliação neuropsicológica como recurso complementar para o diagnóstico do TEA, buscando reconhecer seu papel como um recurso que oferece relevantes subsídios para o delineamento de estratégias de intervenção. Para tanto, empregou-se a pesquisa bibliográfica por meio da análise de artigos publicados entre os anos de 2006 a 2021 relacionados ao tema “avaliação neuropsicológica no transtorno do espectro autista” nas bases de indexação de dados Lilacs, Scielo, Pepsic, Periódicos Capes e Indexpsi. Foram utilizados os descritores “Transtorno do Espectro Autista”, “Autismo”, “Avaliação Neuropsicológica”, e “Crianças”, utilizando-se como critérios de inclusão: (a) ano de publicação entre 2006 e 2021, (b) artigos em português e como critérios de exclusão: (a) artigos que não se enquadravam na temática “Avaliação Neuropsicológica no Transtorno do Espectro Autista”, (b) ano de publicação anterior a 2006. Dentre os artigos analisados, apenas quatro se enquadraram nos critérios de inclusão, sendo dois artigos descritos como revisão de literatura e dois descritos como pesquisas experimentais, tratados como estudos empíricos com levantamentos de informações quantitativas. Foi possível observar que, apesar de os artigos apontarem uma ligação entre o TEA e prejuízos nas funções executivas, ainda não se tem uma concordância sobre quais componentes das funções executivas seriam prejudicados. Os artigos também apontaram para a possibilidade de existência de comprometimento linguístico e/ou intelectual no TEA. Adicionalmente, constatou-se a falta de escalas e instrumentos neuropsicológicos para avaliação do TEA que sejam adaptados e validados para serem utilizados no Brasil. Por meio deste estudo foi possível constatar a importância da avaliação neuropsicológica no diagnóstico do TEA, como recurso para o levantamento de informações que possibilitem o diagnóstico precoce, assim como o desenvolvimento de estratégias e intervenções que podem beneficiar o prognóstico de crianças com TEA. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista. Avaliação Neuropsicológica. Crianças.
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    A cidade e o discurso da modernidade
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-05-10) Laura Garcia Rossi ; Felipe Ziotti Narita
    O trabalho analisa o desenvolvimento social e urbano de Ribeirão Preto, no início do século XX, a partir das promessas da modernidade. A ideologia do progresso, a técnica, a ordem urbana e os refinamentos tornaram a cidade um lugar por excelência para a construção de perspectivas de desenvolvimento associadas ao discurso da modernidade. Investigando os códigos de posturas de 1889 e de 1921, documentos do poder municipal para formatação da vida urbana, destacamos como o discurso de civilização e ordem condiz com os horizontes socioculturais abertos pela modernidade no interior paulista, indicando os signos de uma sociedade ingressante no mundo urbano-industrial.
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    A disciplina de Arte e a formação do pedagogo: conhecimento ou diversão?
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-11) João Vitor Azzola Pereira ; Vanessa Siqueira Leite Ribeiro ; Orientadora: Prof.ª Me. Liliane Cury Sobreira
    Nesse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pesquisamos sobre constituição do ensino de Arte na Educação Básica, a disciplina de Arte nos cursos de Pedagogia, o valor da Arte na formação do pedagogo, para compreender a complexidade e os desafios desse ensino anos iniciais da Educação Básica, mais especificamente na Educação Infantil. O ponto de partida foi uma nova leitura das experiências pessoais vividas pelos pesquisadores no âmbito da família e da escola com a Arte e das percepções profissionais sob o olhar das experiências proporcionadas pela disciplina de Arte na Educação, parte integrante do currículo do curso de Pedagogia em que eles finalizam a formação inicial. Decorrente das percepções profissionais, principalmente, ao final da pesquisa, apresentamos o projeto de um mini curso de formação continuada a ser desenvolvido com visitadores sociais de um programa governamental federal desenvolvido no município de Ribeirão Preto, do qual um dos pesquisadores é parte integrante. A necessidade da elaboração desse projeto foi devido a percepção de um dos pesquisadores sobre a visão da equipe sobre o desenho da criança ao acompanhar a equipe nas visitas domiciliares. Então, levantamos a seguinte questão: a Arte na educação escolar e a disciplina de Arte na formação do pedagogo é conhecimento ou diversão? Para responder essa questão estabelecemos como objetivo geral desse estudo, compreender a complexidade e os desafios do ensino de Arte na Educação Infantil e para isso, os objetivos específicos se compõem em conhecer os caminhos históricos percorridos pela legislação que constituiu o ensino de Arte na Educação Básica; compreender o papel da disciplina de Arte nos cursos de Pedagogia e o seu valor na formação do Pedagogo, tendo em vista o significado da Arte e da representatividade do desenho para a criança. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, tendo como base os estudos de Viktor Lowenfeld (1970); Lowenfeld; Brittain (1977) prioritariamente, e de outros autores da Arte Educação como Barbosa (2012); Ferraz; Fuzari (2010); Iavelberg (1993; 20013); Moreira (2008). Ao final consideramos que a Arte, vista por muitos como diversão, é fonte de conhecimento e como tal, atua na formação da identidade docente. Como importante área de conhecimento escolar, é parte integrante na formação global da criança
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    A escrita criativa e os ateliês na escola: da redação maniqueísta para a redação inquieta
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) João Pedro Lourenço Paulosso ; Me. Michel Luís da Cruz Ramos Leandro
    A redação escolar é muito trabalhada nas escolas e cobrada nos vestibulares, nesse sentido, é um campo fértil para pesquisas acadêmicas, por isso, o objetivo deste trabalho é refletir de que modo a Escrita Criativa (EC), por meio dos ateliês, pode contribuir para que os estudantes na produção textos que desloquem do “maniqueísmo” para a “inquietação”. A pesquisa é do tipo bibliográfica que, segundo Gil (1999), perpassa quatro etapas, a saber: a) levantamento bibliográfico preliminar; b) busca das fontes; c) a leitura do material; d) redação do texto. Diante disso, o trabalho conceitua o que é a Escrita Criativa, assim como os conceitos de “maniqueísmo” e “inquietude”, apoiados em Bernardo (2010), além disso, faz uma discussão rápida sobre a ausência de oficinas de Escrita Criativa na formação superior, em seguida, traz os princípios dessa escrita voltados para o ensino e aprendizagem de estudantes da educação básica, por fim, evidencia os mitos sobre a escrita e a importância dos ateliês na escola. Diante disso, concluiu-se que a Escrita Criativa é uma ferramenta importante para o trabalho com a “inquietude” na escola, possível de contornar o “maniqueísmo” das/nas redações escolares, além de contribuir para a desconstrução dos mitos sobre a escrita que circulam dentro e fora do espaço escolar, assim, constatou-se que os ateliês de escrita possibilitam um trabalho com a redação escolar de modo mais produtivo e polissêmico. Palavras-chave: Ateliê. Escrita Criativa. Redação. Ensino.
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    A experiência de cuidadores familiares de pessoas em sofrimento mental
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Helen Julia Aparecida da Silva ; Leonardo Chagas Mota ; Tayná Colturato Morais ; Dra. Vanessa Cristina Machado
    Por muito tempo o cenário psiquiátrico no Brasil foi caracterizado por internações indiscriminadas, marcadas pelas condições desumanas, afastamento familiar e ausência de perspectiva de alta. Em 2001, com o advento da Lei nº 10.216, nomeada de Lei da Reforma Psiquiátrica, foi alterado o modelo de assistência em saúde mental e garantido os direitos das pessoas em sofrimento mental. A partir do processo de desinstitucionalização, a família foi incluída como corresponsável pelos cuidados das pessoas em sofrimento mental, sendo uma estratégia de aproximação do paciente ao convívio sociofamiliar. Diante desse contexto, o objetivo deste presente trabalho foi analisar as experiências do familiar nos cuidados prestados à pessoa em sofrimento mental, desde as adversidades experimentadas até o potencial apoio ao tratamento e melhora do quadro clínico. Atendendo às recomendações éticas, a pesquisa se iniciou após a aprovação do Comitê de Ética e pesquisa do Centro Universitário Barão de Mauá. Para o desenvolvimento do estudo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, baseada em uma amostragem não probabilística, por meio do método “bola de neve”, sendo que um participante nomeado como “semente” indicou outros participantes. Enquanto critério de seleção dos entrevistados foram considerados a capacidade de cognição e verbalização para compreender o roteiro da entrevista, vínculo familiar e ser cuidador de pessoa em sofrimento mental. Como instrumento de pesquisa foi aplicado um roteiro de entrevista semiestruturada que possibilitou a captação dos dados, os quais, posteriormente, foram submetidos à análise de conteúdo dos resultados. Após transcrição e leitura das entrevistas, foram constituídas três categorias temáticas. A primeira categoria temática, “dificuldades encontradas no cuidado”, desmembrou-se em quatro subcategorias, dentre elas foram discutidas as dificuldades econômicas, o cuidado exercido de maneira integral e solitária, a sobreposição de outras atividades ao cuidado, bem como o isolamento e restrições sociais/familiares. Na segunda categoria temática, “facilitadores do cuidado”, foram discutidas três subcategorias, incluindo as potencialidades e disponibilidade interna para o cuidado, a importância da rede social de apoio emocional e informacional, assim como o acesso a cuidados profissionais. E por fim, a última categoria temática, “contribuições do cuidador ao tratamento do familiar adoecido”, abordou duas subcategorias, discutindo os cuidados gerais através da perspectiva do cuidador e como o cuidado familiar pode auxiliar na adesão ao tratamento e, assim, prevenir novas crises e internações. De maneira geral, por meio da análise dos relatos trazidos pelos entrevistados, notou-se que existem muitas dificuldades envolvidas na experiência do cuidado, incluindo dúvidas com relação ao diagnóstico, a como manejar os sintomas decorrentes do sofrimento mental, além das limitações financeiras, restrições sociais e preconceito enfrentados. Por meio dos relatos, notou-se também a importância do papel do cuidador para a pessoa em sofrimento mental, favorecendo a manutenção do tratamento e estabilidade do quadro. Espera-se que este trabalho se some a outras discussões na área, contribuindo para o avanço teórico e prático no que diz respeito à importância da valorização e cuidado do cuidador familiar no contexto da saúde mental. Palavras-chave: Sofrimento mental. Família. Cuidador familiar.
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    A formação dos aparelhos repressivos após o início do regime militar
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Caio Trevisan Teodoro Silva ; Felipe Ziotti Narita
    Na atual conjuntura da democracia brasileira, o estudo do regime político antecedente se faz necessário como elemento essencial para um entendimento claro de como algumas figuras e ideais adentraram a República e se perpetuaram até hoje. Além disso, um olhar sobre a configuração do Estado no tempo nos fornece subsídios para captarmos de onde advém diversos problemas administrativos em meio aos órgãos públicos, uma vez que seus vestígios restam como permanências históricas. Esse estudo, portanto, analisa o regime militar brasileiro, destacando a construção dos aparelhos de repressão como ferramentas para a legitimação do poder militar. Por meio da discussão com a bibliografia especializada e análise documental, a partir de documentos consultados junto ao Projeto República UFMG, o trabalho investiga os processos institucionais que construíram o Estado no final dos anos 1960. Palavras-chave: Repressão. Estado. Golpe. Ossatura institucional.
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    A goiabeira (Psidium guajava L.) na fitoterapia brasileira
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2020) Bianca Paiva Zanchetta Camargo de Melo ; Gabriele Silva dos Anjos ; Henrico Alcino Antico ; Raul Suarez Mantovani ; Orientadora: Prof.ª Me. Ana Rosa Crisci
    A fitoterapia é uma denominação dada ao uso de plantas medicinais no tratamento e prevenção de diferentes enfermidades. No Brasil, essa terapia é relacionada com a cultura de populações indígenas e tornou-se uma cultura popular. Atualmente, o governo brasileiro reconhece a eficácia da ação dos extratos vegetais e proporciona aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) os benefícios desses medicamentos. Dentre as espécies vegetais presentes no Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos destaca-se a goiabeira (Psidium guajava L.) que pode ser utilizada no tratamento de doenças e também apresenta atividades antimicrobiana, antifúngica, antioxidante, anti-hipertensiva e antiproliferativa de células cancerígenas. O uso da fitoterapia tem sido exaltado em razão do fácil acesso, do baixo custo e pelo aumento do consumo de produtos naturais. Com isso, o presente estudo tem como objetivo revisar as propriedades terapêuticas dessa espécie na fitoterapia brasileira. A metodologia empregada foi a revisão bibliográfica integrativa nas bases de dados Scielo (Scientific Electronic Library Online), Google Acadêmico, biblioteca do Centro Universitário Barão de Mauá (EBSCO) e site do Ministério da Saúde. A partir da revisão concluiu-se a importância da fitoterapia e a eficiência dos extratos da goiabeira como medicamento fitoterápico. Palavras-chave: Psidium guajava L. Fitoterapia. Goiabeira.
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    A identidade cultural de Serrana- SP
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Maria Eduarda Teixeira ; Dra. Nainôra Maria Barbosa de Freitas
    O presente trabalho tem como objetivo refletir acerca da identidade cultural de Serrana, cidade interiorana do estado de São Paulo. Dessa forma, será discutido se o município possui, ou não, legislações que buscam resguardar essa identidade, englobando os possíveis patrimônios culturais. Essa pesquisa parte das ideias de Pedro Paulo Funari e Alessandra Pelegrini para abordar a transformações dos conceitos de Patrimônio Cultural no Brasil, além de analisar como os bens culturais colaboram para a memória e identidade de um determinado núcleo social. Ademais, se faz importante descrever o processo de formação de Serrana, a partir do final do século XIX, para que seja contextualizado os possíveis bens culturais da cidade. Palavras-chave: Identidade. Patrimônio cultural. Serrana- SP.
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    A importância da psicoterapia breve para as demandas de urgência: vivências e experiências
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Marcelo Monteiro de Souza ; Naiara Alves Pereira ; Dra. Fernanda Pessolo Rocha
    Os serviços de atendimento de urgência como o plantão psicológico e a psicoterapia breve são importantes meios de acesso da comunidade ao cuidado mental. Entre as demandas de urgência destacam-se: a dificuldade de regulação emocional; a dificuldade nos relacionamentos interpessoais; os sintomas depressivos; os sintomas ansiosos; a angústia; o luto e a ideação suicida. O presente estudo teve por objetivo verificar a importância do atendimento de psicoterapia breve em pacientes que apresentam demandas de urgência. A amostra foi composta por 4 (quatro) pacientes de ambos os sexos com idade acima de 18 (dezoito) anos que compareceram a 5 (cinco) sessões de psicoterapia breve. Os participantes foram submetidos a entrevista semiestruturada e a aplicação do Inventário Breve de Sintomas (BSI) em dois momentos distintos do tratamento em psicoterapia breve: o primeiro se refere ao início do tratamento, e o segundo, após a finalização. Os resultados coletados nas duas entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo segundo os pressupostos teóricos de Bardin (1977) em três fases distintas: pré-análise; exploração do material; tratamento dos resultados – inferência - interpretação. A partir dessa análise, levantou-se as principais categorias alusivas ao estado emocional dos participantes no momento da primeira entrevista e os achados foram: “Sofrimento psíquico”; “Relacionamento interpessoal” e “Luto”. Essas categorias se ramificaram em subcategorias que esclarecem em maior grau as demandas, assim como o seu nível de gravidade levadas à urgência pelos entrevistados. São elas: “Ideação suicida”; “Reações emocionais”; “Problemas com a parceira” e “Problemas familiares”. Na segunda fase do estudo, as principais categorias foram: “Suporte psicossocial”; “Autoconscientização” e “Melhora dos relacionamentos interpessoais”, as quais atestaram a melhora no estado emocional dos participantes. Mediante a aplicação do Inventário Breve de Sintomas (BSI), obtiveram-se os resultados das nove dimensões avaliadas dos quatros participantes: “Somatização”; “Obsessivo-Compulsivo”; “Sensibilidade Interpessoal”; “Depressão”; “Ansiedade”; “Hostilidade”; “Ansiedade Fóbica”, “Ideação Paranoide” e “Psicoticismo”. A presente pesquisa respaldada pelos resultados significativos na melhora do estado emocional do paciente frente às demandas de urgência ressalta a importância da inserção da psicoterapia breve nos ambulatórios de saúde mental a fim de acolher de forma rápida e eficaz a população que necessita de acolhimento psicológico imediato. Palavras-chave: Psicoterapia breve. Demandas de urgência. Psicologia.
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    A importância dos lipídios no desenvolvimento de doenças nutricionais
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-12) Natalia Cristina Bernuzzi Bisco ; Cecilia Rodrigues Silva
    Em virtude da importância bioquímica e metabólica dos lipídios para o desenvolvimento de doenças nutricionais, que estão relacionadas a uma dieta rica em gorduras, foi realizada uma revisão da literatura, sobre a relação entre a importância nutricional dos lipídios e o desenvolvimento de patologias associadas. O estudo foi desenvolvido por meio de conteúdos disponíveis no acervo da biblioteca do Centro Universitário Barão de Mauá e em bases de dados, como: Science Direct, Scielo, Pubmed, Google acadêmico, Portal de Periódicos da Capes e livros. Foi possível observar a relação entre as doenças nutricionais e o consumo de alimentos ricos em lipídios, especialmente gorduras saturadas, os quais aumentam a concentração de lipoproteínas LDL-C e diminuem as lipoproteínas HDL-C. Além disso, os níveis de HDL-C elevados e LDL-C baixos podem contribuir para evitar riscos cardiovasculares e desenvolvimento das doenças nutricionais
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    A importância dos quadrinhos no ensino aprendizagem de história
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Valdir Claudino Grupioni ; Liliane Cury Sobreira
    O uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) em sala de aula, pode ser visto como um instrumento no processo de ensino-aprendizagem, por auxiliar na leitura e no entendimento das ações e palavras. Sendo assim, o referido estudo pautou-se em uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa, cuja coleta de dados recai sobre publicações de revista, livros e artigos científicos. Este estudo, teve como objetivo geral reconhecer as histórias em quadrinhos como recurso de desenvolvimento da aprendizagem em História e como objetivo específico, compreender a contribuição da arte rupestre na constituição das HQs como arte sequencial, conhecer o desenvolvimento das HQs ao longo da história e apresentar o potencial das HQs para a aprendizagem do componente curricular História de forma lúdica e prazerosa. Desta forma, justifica-se a escolha do tema por acreditar nas HQs como uma ferramenta favorável para o desenvolvimento da aprendizagem de História. Portanto, este estudo considera as HQs para o ensino de História uma aliada do processo de aquisição do conhecimento tanto para o docente quanto para o discente. Palavras-chave: História em quadrinhos. Arte. Ensino de História.
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    A influência da afetividade no processo ensino-aprendizagem: uma revisão bibliográfica
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-11) Danielle Cândido Tozi ; Lara Patricia Gomes Queiroz ; Orientadora: Prof.ª Me. Marina Candiani Meles
    O presente artigo aborda a relevância das relações de afetividade durante o processo de ensino aprendizagem, tendo como parâmetro artigos que abordam a concepção de Henry Wallon sobre a afetividade. Nesse sentido, o objetivo geral é analisar publicações que delineiam a implicação da afetividade sob o olhar Walloniano na educação. Dessa forma, foi realizada uma revisão sistemática em artigos publicados no período de 2009 a 2019, os quais abordam a teoria walloniana. A abordagem exploratória da pesquisa realizada está pautada na ideia de que o indivíduo tratado com afeto pode-se transformar em um ser humano melhor, com a capacidade de enfrentar os problemas não só dentro da sala de aula, como também, no seu cotidiano fora da escola. Nesse contexto, é possível observar por meio desta análise, que o educador deve fazer o seu trabalho procurando estar emocionalmente equilibrado para poder intervir nos conflitos que surgem em sala de aula, mas que pode advir da vivência no cotidiano do aluno. Dessa forma, constata-se que o autor analisado considera a afetividade, juntamente com as atividades que incentivam a capacidade motora e cognitiva fatores primordiais do processo ensino- aprendizagem e o desenvolvimento da criança depende também da participação da família como ferramenta importante nesse desenvolvimento. Além disso, observa-se que o bom relacionamento em sala de aula, pautado no respeito favorece essa mediação, sendo que a relação afetiva entre professor e aluno melhora o desenvolvimento da criança através da humanização.
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    A literatura de Jorge Amado (1930-1945) no ensino de história
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Gabriel da Rocha Pereira ; Milena da Silveira Pereira
    Esse trabalho tem como propósito investigar as possibilidades de uso da literatura amadiana no ensino de História. Para tanto, num primeiro momento, buscamos compreender a historiografia, passando pela filosofia positivista, a ciência do marxismo e da Escola dos Annales, e como estas correntes se desdobraram no campo educacional no Brasil. Além disso, analisamos na educação o ensino tecnicista, alicerçado pela teoria do capital humano, cuja educação é um meio para atender as necessidades do capital; a pedagogia libertadora, embasada no contexto social dos alunos e voltada para a emancipação social deste, a intervenção e a transformação do mundo; e o ensino fundamentado pelos Annales, que amplia as possibilidades de pesquisa e propõem uma gama extensa de documentos, como, por exemplo, uma pintura, uma poesia, um texto literário etc. Desse modo, a metodologia utilizada para levar a cabo a pesquisa foi a análise dos romances do Jorge Amado (1930 a 1945) comparando-os e relacionando-os com a historiografia brasileira do período e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), com o intuito de despertar no aluno não somente o gosto pela leitura, mas também pela análise crítica documental, tornando o educando protagonista na reflexão e questionamento da produção do documento, bem como possibilitando outros meios de aprendizado da História do Brasil. Palavras-chave: Literatura. Ensino de História. Fonte.
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    A literatura de mangá no espaço escolar: conceito, história, linguagem e enredos
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) John Marcos Queiroz de Oliveira ; Me. Michel Luís da Cruz Ramos Leandro
    Este trabalho discute o direito à literatura de mangá no espaço escolar e busca refletir a importância do seu acesso neste lugar, para isso, abordou-se o conceito de mangá, a história desta produção literária (dentro e fora do Brasil), a linguagem e (alguns) enredos, tudo isso com o objetivo de contribuir aos educadores que queiram navegar por essa literatura levando-a para a sala de aula. A pesquisa é do tipo bibliográfica e vincula-se à leitura, análise e interpretação, nesse sentido, utilizou-se os procedimentos indicados por Gil (1999): a) levantamento bibliográfico preliminar; b) busca das fontes; c) leitura do material; d) redação do texto. A pesquisa procurou romper com os preconceitos e estigmas que o gênero literário das Histórias em Quadrinhos tem carregado ao longo da sua história, isso porque o mangá é uma vertente desse gênero, além disso, apontou os pontos positivos e produtivos que fizeram com que essa literatura seja conhecida em todos os lugares do mundo, assim como apresentou enredos para auxiliar o professor no momento da escolha de uma obra, possibilitando oferecer um panorama dos mangás a esse educador e ao seu planejamento de aulas sobre essa temática levando em consideração as condições materiais da escola onde atua. Palavras-chave: História em Quadrinhos. Literatura de mangá. Linguagem dos mangás. Enredos.
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    A logística reversa como instrumento efetivo da Política Nacional de Resíduos Sólidos: o município de Santa Rita do Passa Quatro como estudo de caso
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-10) Ana Julia Conti Cruz ; Lucas de Souza Lehfeld
    Com base metodológica em análise documental e pesquisa de campo, é proposta uma análise crítica acerca da efetividade da política municipal de resíduos sólidos, bem como um de seus instrumentos: a logística reversa. Ao final da investigação constatou-se a eficácia parcial do referido instrumento, uma vez que ainda não subsidiado nem pelo poder público, nem mesmo pela iniciativa privada, em especial responsável pelo processo de logística reversa.
  • Item
    A migração dos jornalistas para as agências publicitárias: novos campos de trabalho
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-12) Nathalia Maria Pereira Bovi ; Carmen Silvia Porto Brunialti Justo
    Após a chegada dos primeiros computadores e suas constantes evoluções, algumas ações do homem foram substituídas pelas máquinas e, em outros momentos, elas passaram a ser o braço direito das profissões. Dentre as áreas que foram impactadas pelo avanço da tecnologia está o Jornalismo, que teve sua mão-de-obra deslocada para outras funções, incluindo algumas atividades publicitárias. Com o incremento das mídias digitais, ocorreu um aumento na produção de conteúdo (textos) para sites, blogs e redes sociais, o que acabou por favorecer o trabalho do Jornalismo. É nesse contexto que surgem oportunidades de trabalho em outros espaços que não são os tradicionais do Jornalismo, cujo tema será objeto deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para discorrer sobre o assunto, a metodologia se deu a partir de pesquisas bibliográficas, que abordam a cibercultura, convergência de mídias e o jornalismo digital, além de entrevistas com jornalistas que já migraram para o universo publicitário, residentes na cidade de Ribeirão Preto, SP. A conclusão aponta para uma aproximação cada vez maior dos jornalistas da prática publicitária, mas que também colabora para o desenvolvimento do trabalho de assessoria de imprensa por meio das mídias digitais. Palavras-chave: Jornalismo digital. Convergência de mídias. Produção jornalística. Comunicação.
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    A mudança do perfil do jornalista correspondente internacional: presença feminina na profissão
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Maria Eduarda Cubas Gervásio ; Me. Belisa Brião Figueiró
    Este trabalho teve como objetivo compreender a atuação do jornalista como correspondente internacional e como a presença feminina nessa posição cresceu nos últimos anos. Para isso, foi utilizada como metodologia a pesquisa exploratória com três frentes: revisão bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas. Na revisão bibliográfica e pesquisa documental, foi feito um levantamento usando como base artigos e livros sobre o assunto correspondência internacional para trazer um embasamento teórico e histórico sobre a origem da editoria, quais as atribuições do profissional e como se difere da cobertura feita pelas agências de notícias internacionais. Essa técnica também foi usada para entender e explicar o conceito de multimídia e jornalismo não-linear, que são as bases do desenvolvimento do produto gerado: um site multimídia com materiais em formato de áudio, texto e infográfico. Foram feitas entrevistas com quatro jornalistas mulheres, de regiões e meios de comunicação diferentes, com o objetivo de compreender a prática, como é o dia a dia das jornalistas correspondentes internacionais e quais são as dificuldades encontradas por elas no exercício da profissão pelo fato de elas serem mulheres. As jornalistas versaram sobre a concepção e análise que possuem do aumento de mulheres ocupando a posição de correspondente internacional. Para embasamento do produto foram escritos cinco capítulos. No primeiro, são examinados os conceitos que envolvem a editoria internacional e do correspondente internacional. No segundo, foram expostos conceitos de multimídia e jornalismo não-linear. No terceiro capítulo, é explicado como foi desenvolvido o layout do site produzido como produto do projeto. No quarto e quinto, são disponibilizados os perfis das jornalistas e o roteiro usado nas entrevistas. Por meio deste trabalho, foi possível verificar que o jornalista correspondente internacional desenvolve diferentes funções quando está atuando no exterior e como a produção em multimídia é uma boa escolha para a divulgação do material produzido por esses profissionais. Também foi possível verificar como cresceu o número de mulheres que hoje ocupam o cargo de correspondente internacional. Palavras-chave: Correspondente internacional. Rede Globo. GloboNews. CNN Brasil. BBC Brasil.
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    A mundanidade e o suicídio da consciência: o diálogo entre os contos "Violante ou mundanidade" e " A confissão de uma jovem", de Marcel Proust
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Natan Batista Ferreira ; Dr. André Luiz Alselmi
    O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar os contos “Violante ou a mundanidade” e “A confissão de uma jovem”, de Marcel Proust, publicados no primeiro livro do autor, Os Prazeres e os Dias, em 1896, e identificar os pontos de proximidade entre eles. Para realizar tal trabalho, são consultadas bibliografias atinentes à teoria do conto, como os livros de Nádia Battella Gotlib (1990), de Massaud Moisés (1973) e de Luzia de Maria (2004), com vistas à criação de um panorama que englobe as principais características desse gênero literário. São consultados, também, livros, artigos, teses e dissertações referentes à literatura proustiana, como o ensaio de Allen Thiher (2013), não apenas para embasar as análises dos contos selecionados, foco deste trabalho, mas também para se ter uma visão geral da narrativa curta proustiana. A partir disso, tem-se o intuito de expor o percurso de cada protagonista individualmente, para, em seguida, estudar as semelhanças entre as duas obras, observando o desenvolvimento das personagens e os efeitos da mundanidade sobre elas. Nesse sentido, a fim de compreender todo o universo do qual as personagens se cercam, esclarece-se o sentido de mundanidade estabelecido por Proust. Além disso, são destacados eventos e elementos importantes em cada narrativa, e, ainda, são investigados a intertextualidade entre os contos e suas epígrafes, a influência do espaço sobre as protagonistas, a relação das personagens com seus pais ou responsáveis, bem como seu processo de corrupção. Palavras-chave: Conto. Mundanidade. Marcel Proust.

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