TCC

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 13
  • Item
    Educomunicação para os direitos humanos: análise da ONG Viração como iniciativa de mobilização social para a juventude
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Mayla Shiva Gribl Souza ; Dra. Gabriella Zauith Leite Lopes
    Este trabalho pretende compreender de que maneira projetos de educomunicação impactam as comunidades onde estão inseridos e, de maneira mais ampla, perceber quais as possibilidades de ação social promovidas por essas iniciativas. A partir desse objetivo de pesquisa foi realizada uma a pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se da pesquisa exploratória na internet sobre projetos de educomunicação, que trabalham com jovens em áreas marginalizadas e/ou escolas públicas. A partir desta pesquisa, a Organização Social Viração foi selecionada como objeto de estudo, com análise dos materiais e atividades promovidos pela iniciativa de Educomunicação. O corpus da pesquisa inclui os produtos midiáticos e jornalísticos: Agência Jovem de Notícias, Revista Viração e o robô virtual U-Report. Para análise foram utilizados seis critérios: público-alvo, formato, recorrência, número de edições, desenvolvimento e amostra do produto. A análise final traça comparativos e pontos de protagonismo e destaque entre os projetos analisados e seus impactos na juventude. Palavras-chave: Educomunicação. Educação. ONG Viração.
  • Item
    Valores-notícia em seis reportagens da revista quatro rodas durante a suspensão da importação de automóveis no Brasil (1976-1990)
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Álvaro Spagnol Momenso Junior ; Me. José Antonio Bonato
    O Jornalismo especializado em automóveis, ou somente jornalismo automotivo, é uma das diversas variedades de jornalismo especializado. Durante toda a sua história, este nicho ajudou entusiastas na manutenção de sua paixão e leigos a escolherem o próximo veículo que manteriam na sua garagem. Do ponto de vista teórico, os valores-notícia podem estar presentes em qualquer matéria jornalística, em maior ou menor quantidade. Neste trabalho, foram verificados quais os valores mais estiveram presentes nas matérias produzidas no momento mais crítico do jornalismo automotivo brasileiro: a suspensão de importação de veículos, de 1976 a 1990, utilizando os estudos de Nelson Traquina (2005) com a adaptação feita por Sérgio Quintanilha (2019). Nesta análise, os principais valores notícias encontrados foram a novidadenos critérios substantivos e visualidade nos critérios contextuais, com quatro e seis identificações, respectivamente. Das seis matérias analisadas a que possui a maior quantidade de valores-notícia é a edição nº 339 de outubro de 1988, com seis critérios, entre substantivos e contextuais. Com a utilização de método dedutivo e qualitativo, as fontes desta pesquisa são bibliográficas e documentais, pois o corpus deste trabalho são edições da revista Quatro Rodas, do período especificado (1976-1990). Os materiais foram colhidos junto ao colecionador Hernani Dias, que mantém seu acervo há 30 anos e disponibiliza as capas dos seus exemplares em sua página na rede social Instagram “@capas_revista_quatro_rodas”. Palavras-chave: Quatro Rodas. Jornalismo automotivo. Automobilismo. Valores-notícia. Economia.
  • Item
    Projeção: projeto gráfico de uma revista cultural
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Samuel Henrique Gallo Deleguide ; Me. Márcio Huertas
    O jornalismo cultural é uma das áreas de maior leitura da modernidade. No entanto, nos últimos anos se tornou escravo das agendas artísticas e culturais. É muito comum vermos matérias relacionadas a estreias de novos filmes e séries, lançamentos musicais e literários, vendas de ingressos para peças teatrais e shows, onde o factual se torna obrigatório para que exista uma notícia no âmbito cultural na grande mídia. Dessa forma, viu-se a oportunidade de criar um produto que pudesse apresentar um conteúdo mais variado e independente sobre assuntos relacionados à cultura, e com um desafio ainda maior por se tratar de uma das áreas mais atingidas pela pandemia do novo coronavírus (covid-19). A decisão mais viável foi a criação de uma revista impressa, uma vez que não existe nenhum material deste tipo voltado exclusivamenteà arte, cultura e entretenimento na Região Metropolitana de Ribeirão Preto (SP). Intitulada Projeção, essa revista apresenta elementos gráficos que unem o design com o jornalismo, dando ainda mais prazer à leitura e uma nova sensibilidade e cuidado com o tema abordado. Palavras-chave: Jornalismo cultural. Cultura. Revista.
  • Item
    Cobertura fotográfica: final do campeonato municipal de futebol de várzea em Brodowski - SP
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Amarildo Cesar de Castro Pizzi ; Dr. Jefferson Alves Barcellos
    O objetivo deste trabalho foi mostrar por meio de fotografias, como o futebol de várzea é importante na cidade de Brodowski e através delas entender como o fotojornalismo pode traduzir em formas visuais a emoção de torcedores e jogadores. Para isso foi necessário entender, a partir de fontes bibliográficas a história do futebol no país, desde quando era permitido apenas a membros da elite até o momento em que ele se popularizou entre as classes mais pobres. A utilização do método foi experimental, pois além da pesquisa aplicada na parte teórica, atuei também na construção prática do processo. O corpus deste trabalho é a final do campeonato municipal de futebol de campo de Brodowski, que aconteceu em dezembro de 2019. O campeonato foi o último disputado desde então, devido a pandemia de covid-19 que assola o país desde março de 2020. Palavras-chave: Futebol. Futebol de várzea. Fotojornalismo. Fotografia. Documentar.
  • Item
    As dificuldades do jornalismo de TV na era digital: uma websérie para o canal no YouTube "Papo com Juliano"
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Juliano Batista Gonçalves da Silva ; Me. Jéssica de Amorim Barbosa
    O advento da internet proporciona a celeridade de informações e consequentemente, adaptação na vida de algumas profissões, dentre elas o jornalismo de tv. O tema deste trabalho foi escolhido para buscar compreender como tal veículo de comunicação está se adaptando frente às novas tecnologias. Neste trabalho de conclusão de curso (TCC), procura-se por meio de entrevista com profissionais atuantes no mercado de trabalho, entender como esses fatores tecnológicos impactaram na rotina de trabalho, como por exemplo, as notícias falsas e agressão aos jornais e seus funcionários além da participação direta do público por meio das redes sociais com envio de denúncias. Outro fator destacado neste produto por meio das jornalistas é o fator audiência e como a televisão tem se reinventado para não perder seu espaço para os aparelhos digitais. Como observamos, alguns fatores influenciam para o desenvolvimento do trabalho dos profissionais dentro e fora das redações, impactando também na forma da informação. Palavras-chave: Jornalismo. Televisão. Websérie.