A realidade dos jogos, brinquedos e brincadeiras nas escolas: será que precisa mudar?
A realidade dos jogos, brinquedos e brincadeiras nas escolas: será que precisa mudar?
Arquivos
Data
2020-11
Autores
Mayra de Brito Moreira
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Patricia Maria Barbosa Jorge Sparvoli Costa
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
Este trabalho traz como temática central, os jogos, os brinquedos e as brincadeiras. O problema que norteou esta investigação assim se configurou: Qual a contribuição dos jogos, brinquedos e brincadeiras para o desenvolvimento integral das crianças, mais especificamente, em transição da educação infantil para o ensino fundamental? Decorrente desse fato, o objetivo geral deste estudo foi investigar de que forma um trabalho pedagógico que tem como base o brincar, pode contribuir para o desenvolvimento integral das crianças. No que se refere aos objetivos específicos, eles assim se delimitaram: (i) identificar como os professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental compreendem a importância do brincar, a partir de um levantamento bibliográfico e (ii) investigar e analisar como os jogos, os brinquedos e as brincadeiras vêm sendo problematizados por meio das pesquisas científicas. A partir de uma abordagem qualitativa, esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, pois busca, construir uma maior aproximação com o tema. Em relação aos procedimentos, baseiase na pesquisa bibliográfica, analisando o material selecionado e ampliando conceitualmente os conhecimentos acerca do tema proposto. Nesse viés, destacamos que quando a criança brinca, ela está muito mais do que somente se divertindo ou passando o tempo. Ela está indiretamente fazendo uma apropriação sobre a cultura na qual está inserida. Ademais, o brincar contribui com o desenvolvimento psicomotor, afetivo e cognitivo, ou seja, com o desenvolvimento integral da criança. Em síntese, os resultados desta pesquisa enfatizam que a importância do brincar para o desenvolvimento integral da criança é inegável. Entretanto, ainda há importantes – e solidificadas – barreiras que precisam ser ultrapassadas. Os jogos, os brinquedos e as brincadeiras precisam ser vistos pelos professores e pela equipe gestora como ferramentas de construção de conhecimentos. O discurso de que o brincar é um passatempo,
precisa, de forma urgente, ser desmistificado. Esperamos que este trabalho possa contribuir para a educação da atualidade de forma a agregar a importância do brincar, visando desenvolver o indivíduo de forma integral.
Description
Palavras-chave
Citação
MOREIRA, Mayra de Brito. A realidade dos jogos, brinquedos e brincadeiras nas escolas: será que precisa mudar?. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2020.