O mangá: a ponte entre o Japão e o Brasil e seu impacto na cultura brasileira

thumbnail.default.alt
Data
2021-12
Autores
Hugo Ribeiro Bernardo
Me. Liliane Cury Sobreira
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
A organização das formas de produção da cultura vem se transformando. Nos últimos anos, a cultura passou por um processo de transformação, organizando assim a produção cultural ao modelo da produção das fábricas e das diferentes formas de economia do sistema global. O Japão sendo uma das principais potências econômicas da modernidade, vem cada vez mais sendo um polo de exportação de produtos culturais, essa exportação para o Brasil começou informal e sem planejamento, porém, nas últimas décadas o país tem importado de forma cada vez mais racionalizada, produtos culturais japoneses que trazem consigo toda uma bagagem cultural e uma história da produção e da sociedade. Ao entrar em contato com essa produção, ela modificou o imaginário coletivo dos brasileiros e gera um espaço cultural dos fãs promovendo uma inter-relação entre a cultura das terras tupiniquins e do país do sol nascente. Perante esse contexto, levanta-se como problema de pesquisa: explicar como o mangá, linguagem de expressão da cultura japonesa apropriado pela indústria cultural mundial, saiu das fronteiras do Japão e se tornou um fenômeno amplamente aceito em países como o Brasil, bem como os impactos desse fenômeno no público consumidor brasileiro e como objetivos: compreender a indústria cultural como uma indústria que se apropria e produz cultura, no âmbito da lógica do capitalismo cultural industrial e a formação da cultura pop; apresentar a história dos mangás como produto da cultura pop japonesa, sua origem e transformações ao longo do tempo; explicar os impactos dos mangás no público consumidor brasileiro. Para responder ao questionamento e cumprir os objetivos propostos, o percurso metodológico adotado foi a pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa cujos dados foram colhidos em artigos, livros, teses e fragmentos de mangás. Palavras-chaves: Cultura japonesa. Cultura brasileira. Indústria cultural. Mangá.
Description
Palavras-chave
Citação
BERNARDO, Hugo Ribeiro. O mangá: a ponte entre o Japão e o Brasil e seu impacto na cultura brasileira. 2021. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de História, Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2021.
Coleções