A escrita criativa e os ateliês na escola: da redação maniqueísta para a redação inquieta
A escrita criativa e os ateliês na escola: da redação maniqueísta para a redação inquieta
Data
2021-12
Autores
João Pedro Lourenço Paulosso
Me. Michel Luís da Cruz Ramos Leandro
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
A redação escolar é muito trabalhada nas escolas e cobrada nos vestibulares, nesse sentido, é um campo fértil para pesquisas acadêmicas, por isso, o objetivo deste trabalho é refletir de que modo a Escrita Criativa (EC), por meio dos ateliês, pode contribuir para que os estudantes na produção textos que desloquem do “maniqueísmo” para a “inquietação”. A pesquisa é do tipo bibliográfica que, segundo Gil (1999), perpassa quatro etapas, a saber: a) levantamento bibliográfico preliminar; b) busca das fontes; c) a leitura do material; d) redação do texto. Diante disso, o trabalho conceitua o que é a Escrita Criativa, assim como os conceitos de “maniqueísmo” e “inquietude”, apoiados em Bernardo (2010), além disso, faz uma discussão rápida sobre a ausência de oficinas de Escrita Criativa na formação superior, em seguida, traz os princípios dessa escrita voltados para o ensino e aprendizagem de estudantes da educação básica, por fim, evidencia os mitos sobre a escrita e a importância dos ateliês na escola. Diante disso, concluiu-se que a Escrita Criativa é uma ferramenta importante para o trabalho com a “inquietude” na escola, possível de contornar o “maniqueísmo” das/nas redações escolares, além de contribuir para a desconstrução dos mitos sobre a escrita que circulam dentro e fora do espaço escolar, assim, constatou-se que os ateliês de escrita possibilitam um trabalho com a redação escolar de modo mais produtivo e polissêmico.
Palavras-chave: Ateliê. Escrita Criativa. Redação. Ensino.
Description
Palavras-chave
Citação
PAULOSSO, João Pedro Lourenço. A escrita criativa e os ateliês na escola: da redação maniqueísta para a redação inquieta. 2021. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras, Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2021.