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    Diálogos críticos: um estudo comparativo entre Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, e The day of the triffids, de John Wyndham
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Sofia Pereira Fucchi ; Me. Elaine Christina Mota
    O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é comparar, analisar e compreender o efeito de sentido atribuído pelo uso da alegoria da cegueira em duas diferentes obras: Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, e The day of the triffids, de John Wyndham. Este estudo compara as duas narrativas distópicas, escritas em épocas diferentes e em momentos históricos-sociais análogos, respaldando-se na intertextualidade, mais precisamente na literatura comparada e na paródia. Os conceitos fundamentam o diálogo estabelecido entre as duas obras analisadas, que utilizam a analogia da cegueira para estabelecer uma crítica social em relação ao comportamento do homem, que espelha o da sociedade. Dessa maneira, visa-se compreender os pontos de convergência e de divergência, frutos dessa relação, e os efeitos de sentido provocados por cada obra para se atingir um mesmo propósito: abrir os olhos da sociedade. Palavras-chave: Cegueira. Crítica social. Ensaio sobre a cegueira. The day of the triffids.
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    O uso do “tipo” como marcador discursivo nas obras Heartstopper: uma representação da linguagem na adolescência
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Maria Laura Garla do Valle dos Santos ; Stéfani Santos dos Anjos ; Me. Rafael de Almeida Arruda Felix
    O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar o uso do vocábulo “tipo” na linguagem adolescente por meio das histórias em quadrinhos Heartstopper da autora Alice Oseman, cuja linguagem se assemelha à realidade da fala dos adolescentes, sendo marcada por marcadores discursivos, em específico o “tipo” que apresenta inúmeras funções na comunicação entre os adolescentes, sendo estigmatizado, inclusive, sendo um ato característico da fala na adolescência. A narrativa é composta em sua maioria por adolescentes, a pesquisa busca, sob a ótica da sociolinguística, analisar e categorizar os usos, constantes, do vocábulo “tipo” na fala dessa faixa etária. O objetivo é compreender o processo de gramaticalização do vocábulo e quais as suas funções comunicativas na obra, isso, tal comparação é uma representação da linguagem na adolescência. Para a abordagem deste tema, foram apresentados os conceitos da teoria sociolinguística, com enfoque na teoria da variação linguística proposta por William Labov em 1972, o conceito de gramaticalização e o uso de marcadores discursivos como estigma da linguagem. Para a análise dos dados, foram utilizadas quatro funções do vocábulo “tipo”, sendo: preposições exemplificativas, modalizadores, preenchedores de pausa e foco metalinguístico, tendo como base os autores Lima-Hernandes (2005), Castellano (2013) e Levey (2006). Palavras-chave: Uso do “Tipo”. Gramaticalização. Fala dos adolescentes. Sociolinguística. Marcadores discursivos
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    Ecos da Guerra Civil Espanhola na obra A praça do diamante, de Mercè Rodoreda, a partir do grotesco e do lirismo
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Melissa Velludo Ferreira ; Elaine Christina Mota
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a análise do romance A Praça do Diamante, de Mercè Rodoreda, publicado pela primeira vez em 1962, traçando um paralelo entre as principais personagens da obra e a evolução da Guerra Civil Espanhola, evento que serve como pano de fundo para toda a narrativa. Para a realização do trabalho, foi realizada uma vasta pesquisa sobre a História da Espanha e sobre a Guerra Civil Espanhola, que ocorreu entre 1936 e 1939. As causas, os reflexos e as consequências da Guerra foram analisadas à luz das teorias do grotesco de Victor Hugo, de Wolfgang Kayser, de Raquel Paiva e Muniz Sodré, pois ele permeia os acontecimentos da obra. Além disso, analisou-se a importância da linguagem lírica nesta obra, visto que ela é quase uma personagem escondida no romance, por dar o tom e o ritmo à narrativa e, ainda, reiterar os efeitos de sentidos causados pelo grotesco. A metodologia empregada foi a de análise hermenêutica literária após a leitura de textos teóricos que pudessem corroborar a os efeitos do grotesco e a semelhança das personagens aos eventos da Guerra Civil Espanhola. Ao fim do trabalho, concluiu-se que o lirismo empregado na linguagem e os diversos tipos de grotesco encontrados na obra reiteram o papel das personagens como espelho dos períodos Pré-Guerra, Guerra e Pós-Guerra, com a intenção de causar reflexão e fomentar o espírito crítico do leitor. Palavras-chave: Mercè Rodoreda. A Praça do Diamante. Guerra Civil Espanhola. Grotesco. Lirismo
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    Apagamento da mulher na língua portuguesa: uma discussão acerca do masculino como gênero neutro e o uso da linguagem neutra como combate à forma de dominação
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Bruna Cristina dos Santos de Oliveira ; Yasmim Mayumi Hayashi Lahud ; Me. Rafael de Almeida Félix
    Neste trabalho de conclusão de curso mostramos como a construção da língua portuguesa privilegiou a presença masculina, o que originou o uso do gênero masculino social como gênero neutro gramatical. Esse uso apaga de diversas formas a presença das mulheres na língua, e trabalharemos esse apagamento neste projeto, além da reflexão de propostas para uma linguagem mais inclusiva. Tivemos como referência e inspiração mulheres excepcionais como Simone de Beauvoir, que por meio de sua obra “O Segundo Sexo”, se tornou um símbolo mundial do pensamento filosófico feminista, Judith Butler, uma das principais teóricas contemporâneas sobre feminismo e para a análise de conteúdo, utilizamos a concepção de linguagem de Eni P. Orlandi, autora de Análise do Discurso. Palavras-chave: Gênero gramatical. Gênero social. Sexismo gramatical. Linguagem inclusiva. Masculino genérico.
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    A literatura de mangá no espaço escolar: conceito, história, linguagem e enredos
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) John Marcos Queiroz de Oliveira ; Me. Michel Luís da Cruz Ramos Leandro
    Este trabalho discute o direito à literatura de mangá no espaço escolar e busca refletir a importância do seu acesso neste lugar, para isso, abordou-se o conceito de mangá, a história desta produção literária (dentro e fora do Brasil), a linguagem e (alguns) enredos, tudo isso com o objetivo de contribuir aos educadores que queiram navegar por essa literatura levando-a para a sala de aula. A pesquisa é do tipo bibliográfica e vincula-se à leitura, análise e interpretação, nesse sentido, utilizou-se os procedimentos indicados por Gil (1999): a) levantamento bibliográfico preliminar; b) busca das fontes; c) leitura do material; d) redação do texto. A pesquisa procurou romper com os preconceitos e estigmas que o gênero literário das Histórias em Quadrinhos tem carregado ao longo da sua história, isso porque o mangá é uma vertente desse gênero, além disso, apontou os pontos positivos e produtivos que fizeram com que essa literatura seja conhecida em todos os lugares do mundo, assim como apresentou enredos para auxiliar o professor no momento da escolha de uma obra, possibilitando oferecer um panorama dos mangás a esse educador e ao seu planejamento de aulas sobre essa temática levando em consideração as condições materiais da escola onde atua. Palavras-chave: História em Quadrinhos. Literatura de mangá. Linguagem dos mangás. Enredos.