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    As vozes femininas de Camelot: o papel literário das mulheres nas obras "A Demanda do Santo Graal", organizado por Heitor Megale, e "As Brumas de Avalon", de Marion Zimmer Bradley
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Rosane Dover Araújo ; Orientadora: Prof.ª Me. Elaine Christina Mota
    O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é comparar e compreender o papel literário das mulheres nas histórias arturianas de dois períodos literários distintos: medieval e contemporâneo. Este estudo é respaldado, principalmente, pela intertextualidade, na comparação das vozes femininas na obra medieval portuguesa A Demanda do Santo Graal, edição organizada por Heitor Megale, publicada em 2008, e na quadrilogia norte-americana contemporânea As Brumas de Avalon, publicada no Brasil em 1983. A literatura comparada, assim como a paródia, introduz-se neste estudo para fundamentar não só a interação ocorrida entre as duas obras analisadas, compondo-se do mesmo tema, os mitos arturianos, como também as transformações que ocorreram devido à escrita em períodos literários e sociais distintos. Visa-se, então, buscar a interpretação do silêncio imposto nas personagens femininas, com ênfase em Genevra e Morgana, respectivamente rainha e irmã de Rei Artur. Será, também, investigado o diálogo entre as duas obras a fim de identificar, em cenas estipuladas, a ocorrência de uma metamorfose positiva ou negativa decorrente do deslocamento temporal dessas personagens medievais ao período pós-moderno. Palavras-chave: Intertextualidade. Literatura Arturiana. Vozes Femininas
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    Práticas docentes nas aulas de língua portuguesa da educação básica: o papel do professor no processo de aprendizagem de gramática
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Maria Lucia Branco Costa ; Patricia Aparecida Rossi ; Orientadora: Prof.ª Me. Marilia Ferranti Marques Scorzoni
    A presente pesquisa objetiva investigar as práticas docentes adotadas por professores de língua portuguesa para o ensino de gramática na educação básica, a fim de propor reflexões sobre seu papel na construção do conhecimento. A metodologia utilizada foi a Revisão Integrativa da Literatura, que possibilitou pesquisar e identificar estudos primários que discutem a questão. A partir da análise das concepções de linguagem e das orientações da BNCC – Base Nacional Comum Curricular para a área de linguagens, em comparação à amostra teórica pesquisada, este estudo constata disparidade entre os apontamentos conceituais e legais para o ensino de gramática e sua efetivação em sala de aula. Também demonstra escassa produção acadêmica embasada na escuta de professores quanto a suas práticas pedagógicas e aponta para a necessidade de avanços dos estudos nesse sentido. Palavras-chave: Língua portuguesa. Gramática. Práticas docentes.
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    O narrador manipulador em "Dom Casmurro": a ausência da voz feminina
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Ana Julia Mathias ; Thauana Borges Merxam ; Orientador: Prof. Dr. André Luiz Alselmi
    Este trabalho tem como objetivo analisar a obra Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis, a partir da premissa de que o narrador manipulador e a ausência da voz feminina desconstroem a certeza do adultério e, consequentemente, não permitem ao leitor concluir que Capitu traiu Bentinho. O estudo foi realizado a partir de leituras de livros, teses, dissertações e artigos que analisam a obra. Inicialmente, foram apresentados alguns fatos sobre o autor da obra, Machado de Assis, e sua relação com o movimento realista. Posteriormente, foi desenvolvida uma análise da obra em seus aspectos narrativos, focalizando o papel do narrador no enredo, em relação à questão do adultério e às ambiguidades e às lacunas presentes nela. Ao analisar esses aspectos, tivemos o objetivo de demonstrar que Bento Santiago é um narrador manipulador e, não é confiável. Assim, para se chegar a uma conclusão assertiva sobre o adultério, a voz da figura feminina é um fator indispensável. Palavras-Chaves: Dom Casmurro. Machado de Assis. Literatura Brasileira
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    O epistológrafo é um fingidor: o ethos discursivo de Fernando Pessoa nas cartas a Ofélia
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Ana Carolina Rodrigues de Freitas ; Orientador: Prof. Dr. André Luiz Alselmi
    Esta pesquisa tem o objetivo de analisar os aspectos temáticos, linguísticos e estilísticos das cartas de Fernando Pessoa à sua amada, Ofélia Queiroz, com a finalidade de investigar os papéis estabelecidos pelas pessoas epistolares, a partir do conceito de ethos, que demonstra a faceta do autor criada pelo texto, e do pathos, que se configura como o destinatário da carta, e, portanto, tem interferência desde a intenção de escrita da epístola até a sua realização. A partir da leitura e do fichamento de pesquisas a respeito da teoria da enunciação desenvolvidas por grandes linguistas, como José Luiz Fiorin e Mikhail Bakhtin, pretende-se expor a maneira como o autor utiliza sua escrita ficcional para compor sua escrita íntima, devendo, assim, ser lido não como uma figura em carne e osso, mas como uma personalidade poética atravessada pela interferência de sua ficção. Dessa maneira, esse estudo se mostra relevante ao abordar a obra de Pessoa por meio de um viés pouco explorado: sua correspondência. Palavras-chave: Epistolografia. Ethos discursivo. Fernando Pessoa.
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    As personagens femininas em o Conto da Aia: uma análise intersemiótica
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Camila Cristina Jeronimo ; Orientadora: Prof.ª Me. Elaine Christina Mota
    Este trabalho de conclusão de curso tem o intuito de analisar e comparar a obra O conto da Aia, de Margaret Atwood, com a produção seriada de mesmo nome desenvolvida pelo canal de streaming Hulu. A comparação entre obra literária e produção televisiva foi desenvolvida com base nas teorias referentes à tradução intersemiótica, que, em termos simples, é a tradução de um tipo de semiose (o livro de Atwood) para outro tipo de semiose (a série de TV). Tanto o texto original quanto a adaptação vêm tendo grande impacto midiático e conquistando inúmeros fãs nos últimos 4 anos, demonstrando que os temas abordados em ambos os objetos e os debates incitados por eles são atuais e relevantes e que cresce cada vez mais o interesse público por esse tipo de conteúdo. Sendo assim, este estudo tem enfoque nas personagens femininas de ambos os objetos com o objetivo de observar como foi feita essa tradução e a intencionalidade por trás dela. Palavras chaves: Literatura. Tradução Intersemiótica. O Conto da Aia. Série de TV.