Representação da mulher e seu papel na sociedade em dois períodos distintos da literatura inglesa, a partir das obras Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, e Jane Eyre, de Charlotte Brontë

thumbnail.default.alt
Data
2021-12
Autores
Iasmim Tizziotti Petacci
Me. Elaine Christina Mota
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo se utilizar da teoria da literatura comparada para comparar e contrastar a representação da mulher e seu papel na sociedade em dois períodos distintos da literatura inglesa, sendo eles o período romântico e o período vitoriano. Para isso, serão usadas as obras Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, e Jane Eyre, de Charlotte Brontë, assim como a apropriação do referencial teórico, que consiste substancialmente em obras e artigos sobre literatura comparada, literatura inglesa e crítica feminista. As obras a serem analisadas possuem protagonistas mulheres que, mesmo inseridas em um contexto machista e patriarcalista, não se deixam ser silenciadas e lutam por liberdade e autonomia. O tema principal de Orgulho e Preconceito é o casamento, e Elizabeth, a heroína, é considerada uma mulher com pensamentos evoluídos para sua época por ter o desejo de se casar por amor e não por convenção social. Em Jane Eyre, apesar do casamento ser um subtema, o tema que permeia toda a obra é principalmente a busca da protagonista por liberdade. Em ambas as obras, as heroínas possuem uma postura rebelde e contrária ao que a sociedade prega que a mulher deva representar, o que as torna obras importantes quando analisadas através da perspectiva da crítica feminista. Embora que de maneiras diferentes, sendo Elizabeth uma mulher mais ácida e irônica em suas críticas enquanto Jane é mais contida e recatada, as duas colocam em xeque os valores machistas impostos a elas pela sociedade. Com a ajuda das personagens masculinas, que permitem que as heroínas se comportem da maneira como elas se comportam, e com o auxílio de personagens femininas que agem de forma contrária a elas para contrastá-las, Elizabeth e Jane são personagens fortes que tentam a todo momento se fazer ouvir e representaram um papel importante tanto para a sociedade quanto para a literatura. Palavras-chave: Papel da mulher na sociedade. Orgulho e Preconceito. Jane Eyre. literatura comparada. Literatura Inglesa.
Description
Palavras-chave
Citação
PETACCI, Iasmim Tizziotti. Representação da mulher e seu papel na sociedade em dois períodos distintos da literatura inglesa, a partir das obras Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, e Jane Eyre, de Charlotte Brontë. 2021. 54 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras, Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2021.
Coleções