Atuação do enfermeiro nos cuidados com cateter venoso central de inserção periférica em neonatologia e pediatria: revisão bibliográfica

thumbnail.default.alt
Data
2021-12
Autores
Bruno de Sousa Ferreira
Gabriela de Almeida France
Thainá Lourenço de Souza
Me. Cristina Camargo Dalri
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
Introdução: Com o avanço tecnológico e o constante desenvolvimento técnico-científico na assistência à saúde, houve uma modificação do perfil das crianças internadas, demandando dos profissionais de enfermagem das áreas neonatal e pediátrica, cuidados mais complexos e procedimentos invasivos para a garantia da sobrevivência desta clientela. Trata-se de um estudo de revisão da literatura segundo levantamento de artigos em português e inglês, publicados nos últimos 10 anos (2011 a 2021). Com objetivo de identificar e analisar a produção científica sobre a atuação do enfermeiro no uso do CCIP em neonatologia e pediatria, e objetivo especifico de identificar os principais aspectos na área de atuação do enfermeiro, as metodologias de pesquisa utilizadas para produção do conhecimento, identificar as revistas, os temas e os anos em que os artigos sobre a atuação do enfermeiro no uso do CCIP foram publicados. Foram utilizadas para este trabalho busca eletrônica na base de dados Elton B. Stephens Company (EBSCO), Pubmed a serviço da U. S. National Library of Medicine (NLM), Literatura Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic library online (SciELO). A opção por estas bases se deu em função de suas vastas coletâneas de artigos e livros, e pela operacionalização dos acessos a muitos artigos na íntegra. Resultados: Notam-se grandes avanços tecnológicos em relação à instalação, manipulação e manutenção do cateter central de inserção periférica, dessa forma, a necessidade dos profissionais de enfermagem das áreas neonatal e pediátrica de se especializarem e aprimorarem suas técnicas a fim de evitar complicações e proporcionar uma assistência de qualidade, contribuindo para a diminuição do tempo de internação. Conclusão: Esta revisão buscou identificar as evidências científicas sobre a atuação do enfermeiro nos cuidados com cateter venoso central de inserção periférica em neonatologia e pediatria. Os resultados mostraram restrição de artigos com essa temática, principalmente no que se diz respeito à literatura brasileira. Palavras-chaves: Cateter central de inserção periférica. Neonatologia. Pediatria. Atuação enfermeiros.
Description
Palavras-chave
Citação
FERREIRA, Bruno de Sousa; FRANCE, Gabriela de Almeida; SOUZA, Thainá Lourenço de. Atuação do enfermeiro nos cuidados com cateter venoso central de inserção periférica em neonatologia e pediatria: revisão bibliográfica. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2021.
Coleções