Infecções por bactérias multirresistentes no ambiente hospitalar e a participação do farmacêutico no uso racional de antimicrobianos

thumbnail.default.alt
Data
2020-12
Autores
Jéssica Godoi de Oliveira
Maria de Lourdes Oliveira de Souza
Quéren Hapuque Guimarães de Oliveira
Andrea Queiróz Ungari
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
A resistência multibacteriana é um problema grave da atualidade. Há diversos microrganismos isolados que apresentam resistência a um ou mais antimicrobianos conhecidos. Esses microrganismos se multiplicam e se espalham a uma velocidade considerável, causando especulações a respeito da terapia antimicrobiana. O presente trabalho configura uma revisão da literatura, tendo como objetivo principal descrever a prevalência de infecções por bactérias multirresistentes no âmbito hospitalar e a participação do farmacêutico no uso racional de antimicrobianos.Foram estabelecidos critérios para a seleção dos estudos de interesse. Os estudos foram selecionados, com base em artigos que retratassem o panorama da resistência bacteriana no contexto hospitalar, delimitando o impacto do emprego de programas de manejo dos antimicrobianos na terapia, com ajustes de doses e auditorias realizadas com equipes multidisciplinares, apontando a importância da atuação do profissional farmacêutico. A implementação de programas de intervenção antimicrobiana com a participação de profissionais farmacêuticos tem semostrado uma eficiente estratégia para a otimização do uso de antimicrobianos no ambiente hospitalar, essa estratégia quando adotada, garante um uso mais racional dos medicamentos, o que contribui significativamente para a redução da taxa de mortalidade por infecções bacterianas, a redução no tempo de terapia, diminuindo também a susceptibilidade à resistência multibacteriana.
Description
Palavras-chave
Citação
OLIVEIRA, Jéssica Godoi de; SOUZA, Maria de Lourdes Oliveira de; OLIVEIRA, Quéren Hapuque Guimarães de. Infecções por bactérias multirresistentes no ambiente hospitalar e a participação do farmacêutico no uso racional de antimicrobianos. 2020. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Farmácia, Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2020.
Coleções