O impacto das redes sociais na autoimagem de mulheres na sociedade contemporânea

thumbnail.default.alt
Data
2022-12
Autores
Agatha Christie Matos
Alessandra Ribeiro Rufini
Ana Beatriz Martins Souza
Martha Ethel Steytler
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
Na sociedade contemporânea é comum observarmos a insatisfação de mulheres com a autoimagem e como a mídia influencia esse fenômeno com a divulgação de padrões de beleza utópicos que sugerem constantes mudanças na aparência da população feminina, fazendo com que estas queiram se tornar iguais e perdendo sua singularidade e autonomia, com a cristalização do comportamento de imitar o que é imposto pela mídia como belo. O objetivo dessa pesquisa é compreender os impactos psicológicos e físicos causados pelos padrões de beleza divulgados nas redes sociais na autoimagem de mulheres na sociedade contemporânea. O trabalho aborda um estudo exploratório dentro do modelo de pesquisa qualitativa, considerando a maneira de obter dados com a entrevista e como método de análise de dados a análise de conteúdo. Com o estudo espera-se que os dados investigados permitam a compreensão de mudanças físicas e comportamentais causadas pela influência das mídias digitais em mulheres, assim como a produção de conhecimento poderá promover debates a respeito de saúde física e mental. Palavras-chave: Mulheres. Autoimagem. Padrões de beleza. Redes sociais.
Description
Palavras-chave
Citação
MATOS, Agatha Christie; RUFINI, Alessandra Ribeiro; SOUZA, Ana Beatriz Martins. O impacto das redes sociais na autoimagem de mulheres na sociedade contemporânea. 60f. TCC (Graduação) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2022.
Coleções