O impacto na saúde do trabalhador e na qualidade de vida decorrente de doenças reumatológicas: estudo transversal em um centro universitário do interior paulista

thumbnail.default.alt
Data
2022-12
Autores
Amanda Maria Gaspar
Ana Laura Monteiro da Silveira
Eduardo Tito Romero
Victória Giovanna Valdevite
Cristina Endo
Letícia Holtz Barbosa Motta
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
Em um cenário de trabalho atual foi verificado que a exposição e exploração do trabalhador pode levar ao desgaste físico e emocional do mesmo, fazendo com que haja o levantamento da possibilidade do trabalho adoecer o trabalhador. As doenças mais comuns durante as atividades laborais são as Lesões por Esforço Repetitivo e os Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho, durante o processo de cronificação dessas doenças pode se enquadrar como doenças reumatológicas. Nesse contexto, pacientes portadores de doenças reumáticas podem apresentar desde pequenas deformidades, até prejudicar a capacidade funcional impactando diretamente a qualidade de vida e o bem-estar durante as atividades socioeconômicas. O estudo teve como objetivo principal analisar o impacto das doenças reumatológicas na saúde do trabalhador, além de verificar a qualidade de vida desses indivíduos. Foi realizado um estudo transversal de amostra com análise descritiva e comparativa realizada presencialmente nos pacientes atendidos no setor de reumatologia da Clínica de Fisioterapia do Centro Universitário Barão de Mauá, com a aplicação de um questionário de autoria dos pesquisadores, juntamente a aplicação da Escala SF-36. Para a inclusão dos participantes foi desenvolvido um termo de consentimento livre e esclarecido de participação do estudo. Durante o levantamento de dados, foi verificado que as doenças reumatológicas afetam principalmente a população feminina de idade avançada, ou seja, se apresentam em estado hormonal durante ou após o climatério e a menopausa. Além disso, nota-se que o impacto de tais patologias é totalmente relevante para a saúde do trabalhador causando grandes taxas de afastamento dos trabalhadores de suas atividades laborais. Conclui-se que os dados levantados foram de muita importância para o tema do estudo, pois foram identificados um grande impacto na vida dos participantes uma vez que os mesmos apresentaram uma alteração na saúde física, capacidade funcional, laboral e socioemocionais. Palavras Chaves: Doenças Reumáticas. Reumatologia. Saúde Do Trabalhador.
Description
Palavras-chave
Citação
GASPAR, Amanda Maria; SILVEIRA, Ana Laura Monteiro da; ROMERO, Eduardo Tito; VALDEVITE, Victória Giovanna. O impacto na saúde do trabalhador e na qualidade de vida decorrente de doenças reumatológicas: estudo transversal em um centro universitário do interior paulista. 62f. TCC (Graduação) - Curso de Fisioterapia, Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2022.
Coleções