A importância dos quadrinhos no ensino aprendizagem de história

thumbnail.default.alt
Data
2022-12
Autores
Valdir Claudino Grupioni
Liliane Cury Sobreira
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
O uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) em sala de aula, pode ser visto como um instrumento no processo de ensino-aprendizagem, por auxiliar na leitura e no entendimento das ações e palavras. Sendo assim, o referido estudo pautou-se em uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa, cuja coleta de dados recai sobre publicações de revista, livros e artigos científicos. Este estudo, teve como objetivo geral reconhecer as histórias em quadrinhos como recurso de desenvolvimento da aprendizagem em História e como objetivo específico, compreender a contribuição da arte rupestre na constituição das HQs como arte sequencial, conhecer o desenvolvimento das HQs ao longo da história e apresentar o potencial das HQs para a aprendizagem do componente curricular História de forma lúdica e prazerosa. Desta forma, justifica-se a escolha do tema por acreditar nas HQs como uma ferramenta favorável para o desenvolvimento da aprendizagem de História. Portanto, este estudo considera as HQs para o ensino de História uma aliada do processo de aquisição do conhecimento tanto para o docente quanto para o discente. Palavras-chave: História em quadrinhos. Arte. Ensino de História.
Description
Palavras-chave
Citação
GRUPIONI, Valdir Claudino. A importância dos quadrinhos no ensino aprendizagem de história. 87f. TCC (Graduação) - Curso de História, Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2022.
Coleções