Educação e cidadania na atuação de Paulo Freire na Prefeitura de São Paulo (1989-1991)
Educação e cidadania na atuação de Paulo Freire na Prefeitura de São Paulo (1989-1991)
Data
2022-12
Autores
Manzano, Juliana Notaro
Felipe Ziotti Narita
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo fazer uma análise da
educação freiriana através do recorte do ano de 1989 até 1991 na cidade de São
Paulo, período de redemocratização no país, pós-ditadura civil-militar, quando Paulo
Freire foi convidado por Luiza Erundina (prefeita da época) a ser Secretário da
Educação Municipal na capital, trazendo uma perspectiva em contraposição a
educação tecnicista proposta durante o período anterior. O trabalho é dividido em três
partes, sendo a primeira uma explanação sobre a educação tecnicista, adotada
durante a ditadura no Brasil, a segunda é constituída pelas teorias da pedagogia
freiriana e a terceira parte tem como análise a educação proposta por Paulo Freire
para a cidade de São Paulo, no período de 1989 a 1991, desenvolvendo uma
educação humanizada e democrática. A realização do trabalho conta com análises de
fonte como livros e artigos seguindo as premissas de uma revisão bibliográfica.
Palavras-chave: Paulo Freire. Cidadania. Democracia.
Description
Palavras-chave
Citação
MANZANO, Juliana Notaro. Educação e cidadania na atuação de Paulo Freire na Prefeitura de São Paulo (1989-1991). 35f. TCC (Graduação) - Curso de História, Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2022.