Educação e cidadania na atuação de Paulo Freire na Prefeitura de São Paulo (1989-1991)

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Data
2022-12
Autores
Manzano, Juliana Notaro
Felipe Ziotti Narita
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Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo fazer uma análise da educação freiriana através do recorte do ano de 1989 até 1991 na cidade de São Paulo, período de redemocratização no país, pós-ditadura civil-militar, quando Paulo Freire foi convidado por Luiza Erundina (prefeita da época) a ser Secretário da Educação Municipal na capital, trazendo uma perspectiva em contraposição a educação tecnicista proposta durante o período anterior. O trabalho é dividido em três partes, sendo a primeira uma explanação sobre a educação tecnicista, adotada durante a ditadura no Brasil, a segunda é constituída pelas teorias da pedagogia freiriana e a terceira parte tem como análise a educação proposta por Paulo Freire para a cidade de São Paulo, no período de 1989 a 1991, desenvolvendo uma educação humanizada e democrática. A realização do trabalho conta com análises de fonte como livros e artigos seguindo as premissas de uma revisão bibliográfica. Palavras-chave: Paulo Freire. Cidadania. Democracia.
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Palavras-chave
Citação
MANZANO, Juliana Notaro. Educação e cidadania na atuação de Paulo Freire na Prefeitura de São Paulo (1989-1991). 35f. TCC (Graduação) - Curso de História, Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2022.
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