Xadrez russo: diálogos entre educação e revolução (1917-1924)
Xadrez russo: diálogos entre educação e revolução (1917-1924)
Data
2023-12
Autores
Hugo Lousada Ferreira
Me. Yuri Araujo Carvalho
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
O presente trabalho objetiva analisar a importância do xadrez para a construção da
nova sociedade socialista russa após a Revolução de Outubro. Para tal, abarcaremos
principalmente os anos entre 1917 e 1924, adentrando a uma contextualização
histórica sobre a situação educacional, política e social pretérita ao período
determinado como foco do estudo, fazendo uso da produção acadêmica leninista para
a análise do século anterior à Revolução de Outubro. Em torno de todo o trabalho, o
arcabouço teórico-metodológico utilizado é composto majoritariamente por autores de
linha marxista, mesmo que citemos ocasionalmente autores de outras vertentes
historiográficas e nos baseemos, por vezes, no próprio arcabouço marxiano. A
pesquisa aqui estruturada mantém contato também com autores que vivenciaram a
própria Revolução de Outubro e seus desdobramentos, como o já citado Lênin, além
de Krupskaya, Lunatcharsky, Makarenko, entre outros, como maneira de entender o
conceito de “educação socialista” sem desvinculá-lo da historicidade e materialidade
do período histórico analisado. Em suma, proporcionamos a compreensão de que o
xadrez, devido às suas múltiplas facetas, pode ser entendido e utilizado como um
instrumento de modificação da realidade social, usando como exemplo histórico o
caso russo.
Palavras-chave: xadrez; Revolução de Outubro; educação.
Description
Palavras-chave
Citação
FERREIRA, Hugo Lousada. Xadrez russo: diálogos entre educação e revolução (1917-1924). 52f. TCC (Graduação) - Curso de História, Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2023.