Xadrez russo: diálogos entre educação e revolução (1917-1924)

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Data
2023-12
Autores
Hugo Lousada Ferreira
Me. Yuri Araujo Carvalho
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Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
O presente trabalho objetiva analisar a importância do xadrez para a construção da nova sociedade socialista russa após a Revolução de Outubro. Para tal, abarcaremos principalmente os anos entre 1917 e 1924, adentrando a uma contextualização histórica sobre a situação educacional, política e social pretérita ao período determinado como foco do estudo, fazendo uso da produção acadêmica leninista para a análise do século anterior à Revolução de Outubro. Em torno de todo o trabalho, o arcabouço teórico-metodológico utilizado é composto majoritariamente por autores de linha marxista, mesmo que citemos ocasionalmente autores de outras vertentes historiográficas e nos baseemos, por vezes, no próprio arcabouço marxiano. A pesquisa aqui estruturada mantém contato também com autores que vivenciaram a própria Revolução de Outubro e seus desdobramentos, como o já citado Lênin, além de Krupskaya, Lunatcharsky, Makarenko, entre outros, como maneira de entender o conceito de “educação socialista” sem desvinculá-lo da historicidade e materialidade do período histórico analisado. Em suma, proporcionamos a compreensão de que o xadrez, devido às suas múltiplas facetas, pode ser entendido e utilizado como um instrumento de modificação da realidade social, usando como exemplo histórico o caso russo. Palavras-chave: xadrez; Revolução de Outubro; educação.
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Palavras-chave
Citação
FERREIRA, Hugo Lousada. Xadrez russo: diálogos entre educação e revolução (1917-1924). 52f. TCC (Graduação) - Curso de História, Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2023.
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