TCC
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
1 - 5 de 5
-
ItemAgência Chapéu: campanha publicitária para Gelato Borelli - projeto experimental de campanha publicitária(Centro Universitário Barão de Mauá, 2024-12)O Projeto Experimental da Agência Chapéu teve como objetivo desenvolver uma campanha publicitária para a marca Gelato Borelli, uma gelateria artesanal fundada em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e que se destaca pela qualidade de seus produtos e tradição italiana. O projeto buscou aprofundar o entendimento do mercado local de gelatos e a importância da experiência do cliente na fidelização da marca, praticando os conhecimentos de publicidade adquiridos ao longo do curso. Para isso, foi aplicada uma pesquisa quantitativa, por meio de um questionário estruturado on-line, para identificar as preferências e hábitos de consumo do público na região de Ribeirão Preto - SP. A partir da coleta do briefing e da análise de mercado, diagnosticou-se uma defasagem nas estratégias de comunicação da Borelli dentro de seu mercado de origem. Para solucionar essa lacuna, desenvolvemos um planejamento com a integração de diversas mídias, tanto online quanto offline, para promover uma campanha completa e abrangente. Dessa forma, buscamos reforçar o posicionamento da marca e criar uma conexão mais profunda entre a Borelli e seu público local, com a criação da campanha “Arte em Todos os Sentidos”. Palavras-chave: gelato; Borell; campanha publicitária; experiência do cliente.
-
ItemProjeto de branding aplicado a uma agência de publicidade e propaganda(Centro Universitário Barão de Mauá, 2024-12)O presente Projeto Experimental, direcionado a branding, baseou-se na empresa Onlime Comunicação e Marketing, que oferece serviços de branding e de marketing, sendo a primeira modalidade o core business da empresa. Equilibrou-se dinâmicas de marketing, de comunicação e de branding para planejar e executar ações que estivessem intimamente ligadas ao DNA da marca. Os resultados obtidos com os diferentes tipos de pesquisa e análises foram esclarecedores para direcionar caminhos que pudessem solucionar os seus problemas-chaves. E, embora extenso, este trabalho de conclusão de curso configurou-se como um processo de criação de plataforma de marca empresa, possibilitando uma visão holística para o feito de futuras abordagens a partir de então. Palavras-chave: branding; onlime comunicação e marketing; onlime; onlime branding.
-
ItemAgência Saturno - campanha publicitária - Zinho Indústria e Comércio de Alimentos(Centro Universitário Barão de Mauá, 2024-12)O Projeto Experimental da Agência Saturno investigou o posicionamento da marca Zinho, empresa de pão de alho de Ribeirão Preto - SP, com diversas fábricas no Brasil. O objetivo era compreender por que a Zinho ainda não é uma “Love Mark” e avaliar o conhecimento e percepção do público diante da marca e as conquistas da mesma. A pesquisa, realizada por meio de formulários online pela ferramenta “Google Forms“, envolvendo diferentes segmentos da população de Ribeirão Preto. Seus resultados mostraram que, embora as qualidades do produto sejam enaltecidas, a percepção da marca é superficial e limitada à associação com churrascos, mesmo com opções para outras formas de preparo, como Air Fryers. Contudo, foi identificado que a Zinho precisa reposicionar-se para aumentar seu reconhecimento, principalmente em sua região de origem, onde ainda não é unanimidade na escolha. Sendo assim, foi desenvolvida a campanha ”Zinho, Feito pra tá junto“, com um planejamento estratégico de mídias online e offline integradas, visando fortalecer o reconhecimento da marca em Ribeirão Preto e torná-la mais presente no dia a dia de seus consumidores. Palavras-chave: projeto experimental; Zinho; pão de alho; Ribeirão Preto; campanha. publicidade e propaganda.
-
ItemMarginal Comunicação - Campanha Publicitária Bem Querer Donuts Gourmet(Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12)O Projeto Experimental da Marginal Comunicação tem o objetivo de analisar o processo de estratégia de publicidade e propaganda da empresa Bem Querer Donuts Gourmet, um restaurante especializado em Donuts oriunda da cidade de Bauru - SP e presente na cidade de Ribeirão Preto – SP, ou seja, buscou-se compreender mais deste universo da comunicação como também avaliar a extrema importância da publicidade e propaganda na gestão estratégica para a empresa. A pesquisa se deu de forma quantitativa, por meio de formulário online “Google Forms”. Foram analisadas amostras de clientes em vários segmentos, jovens e adultos da região de Ribeirão Preto - SP. Verificou-se que os entrevistados têm muita visão sobre o produto donuts. A pesquisa comprovou que a ferramenta de publicidade e propaganda foi de fundamental importância para o sucesso da empresa Donuts. Observou-se, também, que a partir da coleta do briefing e pesquisa de mercado, há uma necessidade de conhecimento da marca. Nesse contexto, foi criada a campanha “Invente seu jeito de bem-querer Donuts” e o planejamento estratégico com táticas de mídia online e offline para a realização de uma campanha integrada. Palavras-chave: Donuts. Bem Querer. Comunicação. Publicidade e Propaganda.
-
ItemAgência Nexum Comunicação: campanha um chocolate nunca fez tão bem(Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12)O Projeto Experimental da “Nexum Comunicação” teve como objetivo desenvolver uma cam panha publicitária para a empresa Dengo Chocolates, uma marca que visa o impacto social positivo e especializada em chocolates finos. Uma de suas lojas próprias fica localizada no Shopping Iguatemi, em Ribeirão Preto – SP. Para o especialista, a pesquisa se deu de forma qualitativa exploratória por meio de entrevista estruturada; enquanto para a pesquisa interna e externa, fez-se uso de questionário estruturado quantitativo. A partir da coleta do briefing e da pesquisa de mercado, diagnosticou-se a falta de conhecimento da marca na praça Ribeirão Preto e, portanto, a necessidade de uma campanha de branding para gerar awareness para o público-alvo. Dessa forma, a campanha foi executada mediante o planejamento estratégico e planejamento de mídia para garantir uma campanha integrada que atingia o objetivo. Palavras-chave: Impacto social. Chocolates finos. Branding. Campanha integrada. Mídia.