As personagens femininas e o grotesco na dramaturgia rodrigueana: uma análise comparativa das peças "Vestido de noiva" (1943) e "Valsa nº 6" (1951)

thumbnail.default.alt
Data
2020-10
Autores
Ana Luz Mira Messias
Orientadora: Prof.ª Me. Elaine Christina Mota
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a construção psicológica das protagonistas de Vestido de Noiva (1943) e Valsa N.º 6 (1951), Alaíde e Sônia, respectivamente, e a estruturação dos elementos grotescos na conjuntura de pós-morte presente em ambas as obras de Nelson Rodrigues (1912 - 1980). A penetração psicológica das personagens potencializa a denúncia às mazelas sociais brasileiras e desenvolve uma espécie de psicanálise literária voltada para o subúrbio e a burguesia carioca da segunda metade do século XX. Os ensaios do crítico teatral Sábato Magaldi foram essenciais para explorar o território da criação dramática moderna e compreender o mérito da dramaturgia de Nelson Rodrigues não somente na história do teatro brasileiro, como também em toda literatura nacional. Para o embasamento teórico da avaliação crítica dos elementos grotescos presentes nas obras analisadas, foram usados os conceitos do grotesco em contraponto ao sublime, de Victor Hugo, o grotesco como instrumento de estranhamento, de Kayser, e o que Sodré & Paiva vão denominar de grotesco chocante e crítico. Utilizando também como base teórica os estudos de Tania Franco Carvalhal, esta pesquisa propõe uma análise comparativa da analogia intratextual presente em Valsa N.º 6 - único monólogo rodrigueano escrito oito anos após o sucesso de Vestido de Noiva. É por meio da intratextualidade que o autor cria uma conexão dialógica interna entre as duas peças psicológicas, no que tange à proximidade textual e temática dos textos supramencionados. Vale ressaltar que esta análise adota a concepção do texto dramático como uma expressão literária e não como representação teatral, levando em consideração que, para colocar a última em prática, seria necessário avaliar os dramas no âmbito da teatralidade, probabilidade e representabilidade – aspectos que extrapolam o universo literário, segundo Massaud Moisés. Deve-se levar em consideração a relevância dessa pesquisa, uma vez que Vestido de Noiva é responsável pelo surgimento do Modernismo no teatro nacional, ao mesclar unidades realistas com expressionistas, tal como acontece em Valsa N.º 6. Palavras-chave: Nelson Rodrigues. Vestido de Noiva. Valsa Nº 6. Grotesco. Dramaturgia brasileira.
Description
Palavras-chave
Citação
MESSIAS, Ana Luz Mira. As personagens femininas e o grotesco na dramaturgia rodrigueana: uma análise comparativa das peças Vestido de noiva (1943) e Valsa nº 6 (1951). 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2020.
Coleções