Vida acadêmica na era digital: explorando as relações entre uso de internet e saúde mental em universitários

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Data
2023-12
Autores
Rafael Pereira Soares
Wellington Mascagni
Me. Alessandra Ackel Rodrigues
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Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
A tecnologia trouxe para a humanidade incontáveis benefícios que auxiliam todos os indivíduos em diversos aspectos de suas vidas e contribuem para grandes avanços da sociedade como um todo. Contudo, com um mundo muito mais rápido, dinâmico e conectado, é possível notar um certo distanciamento entre as pessoas, que estão cada vez mais focadas em seus aparelhos eletrônicos, fazendo uso exacerbado de redes sociais e mídias digitais. Este estudo objetivou explorar as relações entre o uso de internet e a saúde mental de universitários, por meio de uma revisão integrativa da literatura com a pergunta norteadora “quais os impactos do uso de internet na saúde mental de universitários?”. A busca foi realizada nas bases de dados EBSCO, MEDLINE e SciELO com os descritos “mental health”, “internet use”, “problematic internet use e “use of screens”. Adotou-se como critérios de inclusão o artigo abordar a relação entre saúde mental e uso de telas em universitários e ter sido publicado nos últimos 3 anos (2021 a 2023). Excluíram-se materiais que não foram resgatados na íntegra, artigos de revisão de literatura, trabalhos que abordavam intervenções mediadas por tecnologia e validação de instrumentos para avaliação de dependência de internet. Inicialmente, 464 artigos foram encontrados e, após exclusão dos repetidos, chegou-se a 355 artigos em potencial, que, submetidos aos critérios de exclusão, resultaram em 24 materiais incluídos nesta análise. Os resultados possibilitaram uma compreensão por meio de cinco vertentes: 1) caracterização dos estudos; 2) aspectos psicológicos associados ao uso de mídia; 3) fatores de risco; 4) dependência de internet e COVID-19 e 5) medidas para minimização dos impactos do uso de mídias. A primeira categoria evidenciou que nessa área da literatura predominam estudos quantitativos e que o instrumento mais comum para rastreio de internet é teste de dependência de internet de Young. A literatura brasileira carece de estudos, já que apenas 3 sobre essa realidade foram encontrados. Os aspectos psicológicos que se associaram a maior uso problemático de mídias foram solidão, burnout acadêmico, dificuldade de autogestão do tempo e uso de internet como estratégia de autodistração. Entre os fatores de risco encontrados, destacaram-se os transtornos mentais comuns, especialmente sintomas depressivos, ansiosos e estresse, bem como condições sociodemográficas (idade menor que 21 anos e tempo de uso maior de 6 horas diárias) e suporte social restrito. O crescente uso de telas durante a pandemia de COVID-19 parece ter se configurado como uma estratégia de enfretamento frente ao isolamento social. Foi consenso na literatura a necessidade de implementação de estratégias para minimização dos impactos associados ao uso de mídias, fortalecendo repertórios de enfrentamento, habilidades socioemocionais, melhorias na qualidade de vida e aumento da rede de suporte social. Por fim, destacou-se a importância que as instituições de ensino e órgãos públicos têm quanto à psicoeducação sobre o uso de mídias e seus efeitos nocivos. Conclui- se que a pressão acadêmica pode ser entendida como um predisponente para o desenvolvimento de problemas de saúde mental e estes problemas estão altamente relacionados com o uso problemático de internet. Palavras-chave: saúde mental; uso problemático de internet; universitários.
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Palavras-chave
Citação
SOARES, Rafael Pereira; MASCAGNI, Wellington. Vida acadêmica na era digital: explorando as relações entre uso de internet e saúde mental em universitários. 44f. TCC (Graduação) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2023.
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