Análise etimológica de termos técnicos em livros didáticos de biologia no ensino médio e sua importância como critério de seleção pelos professores da rede estadual de ensino - região de Ribeirão Preto

thumbnail.default.alt
Data
2020-10
Autores
Raphael Carolo dos Santos
Orientador: Prof. Me. Marcelo Nunes Mestriner
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
Os livros didáticos são recursos didáticos essenciais nas práticas pedagógicas. As referências oficiais ao acesso a este material são fornecidas pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). O conteúdo dos livros didáticos de biologia são parte da construção do conhecimento científico. Os termos biológicos utilizados em seus conteúdos, em grande parte são de origem greco-latina, e a dificuldade encontrada pelos alunos em relação à sua compreensão representa uma grande barreira no processo ensino-aprendizagem dessa área de conhecimento. A etimologia estuda a origem das palavras e, quando usada como ferramenta nesses casos, é capaz de elucidar ou facilitar o entendimento relacionado à terminologia científica. Este trabalho busca verificar se os autores de livros didáticos de biologia se preocupam com a análise etimológica de termos biológicos em seus conteúdos, e se esse procedimento é levado em consideração na escolha dos livros didáticos, que foram utilizados no ano letivo de 2020, pelos professores da rede pública estadual de ensino na região de Ribeirão Preto no estado de São Paulo. Concluiu-se que a análise etimológica aparentemente não é um parâmetro fundamental na seleção das obras a serem utilizadas por seus alunos, mesmo aparecendo em todo o corpus desta pesquisa. Palavras-chave: Livro didático. Biologia. Etimologia. Linguagem científica.
Description
Palavras-chave
Citação
SANTOS, Raphael Carolo. Análise etimológica de termos técnicos em livros didáticos de biologia no ensino médio e sua importância como critério de seleção pelos professores da rede estadual de ensino - região de Ribeirão Preto. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2020.
Coleções