O uso das TDICs na educação: contribuições para a aprendizagem da criança da educação infantil

thumbnail.default.alt
Data
2023-12
Autores
Maria Fernanda Bonello Alexandre
Thauane Ferreira Sorrini
Me. Inês Aparecida Bolandin Marcomini
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetiva investigar como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TDICs) podem contribuir enquanto estratégia para o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Essas ferramentas são potentes no que se refere à inserção dessas crianças no universo tecnológico, bem como contribui para que vivam em um mundo em constante evolução. O presente estudo adota uma abordagem metodológica que combina a pesquisa bibliográfica e a pesquisa qualitativa. Ao se centrar em Tecnologias de Informação e Comunicação (TDICs) na Educação Infantil, o trabalho busca responder com o objetivo geral: Analisar como as TDICs podem potencializar e ressignificar o aprendizado na Educação Infantil. Além de, abordar a alfabetização digital e o desenvolvimento da criatividade, levando em conta que se está numa sociedade cada vez mais conectada. Este estudo trata, também, da importância de equilibrar o uso das TDICs com outras atividades fundamentais para o desenvolvimento infantil, incluindo interação social e o crescimento emocional e cognitivo. Por fim, é discutido o quanto é essencial a formação de educadores para a utilização eficaz das TDICs na sala de aula e como eles desempenham um papel determinante na orientação dos alunos para um uso responsável da tecnologia. Palavras-chave: TDICs; crianças pequenas; educação infantil; tecnologia na educação.
Description
Palavras-chave
Citação
ALEXANDRE, Maria Fernanda Bonello; SORRINI, Thauane Ferreira. O uso das TDICs na educação: contribuições para a aprendizagem da criança da educação infantil. 35f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2023.
Coleções