Desafios do jornalismo de moda e sua relevância no mercado atual
Desafios do jornalismo de moda e sua relevância no mercado atual
Data
2025-12
Autores
Amanda Leticia Maestre
Dra. Jéssica de Amorim Barbosa
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) abordou os desafios do jornalismo de
moda no contexto digital e sua relevância no mercado atual. A pesquisa investigou
como o jornalismo de moda, inicialmente restrito a revistas tradicionais e veículos
especializados, foi impactado pela ascensão das mídias digitais e pela atuação de
influenciadores e blogueiros, que emergiram como novas vozes no setor. A análise
abrangeu a evolução histórica do campo, suas práticas editoriais e as
transformações advindas da convergência midiática. Ao explorar a adaptação dos
veículos tradicionais e a emergência de novas formas de produção de conteúdo, o
estudo demonstra como o jornalismo de moda pode manter sua relevância, ao se
reinventar para se conectar com um público diversificado e atender às novas
demandas de mercado. Desenvolvido na modalidade revista, o projeto traz uma
versão atual dos veículos de moda e como são apresentados aos consumidores.
Palavras-chave: jornalismo de moda; mídias digitais; produção editorial;
convergência midiática; cultura e consumo.
Description
Palavras-chave
Citação
MAESTRE, Amanda Leticia. Desafios do jornalismo de moda e sua relevância no mercado atual. 2025. 59 f. TCC (Graduação em Comunicação Social – com habilitação em Jornalismo) - Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2025.