A experiência do processo de transformação do corpo e a passabilidade em mulheres trans: uma compreensão a partir da psicologia fenomenológico-existencial

thumbnail.default.alt
Data
2025-12
Autores
Isabella Marques Assis
Maria Eduarda Pestana de Melo
Martha Ethel Steytler
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
A transexualidade pode ser compreendida como a divergência entre a identidade do gênero com a qual o indivíduo se identifica e o seu sexo biológico, e pode levar a sentimentos de tristeza, angústia elevada e infelicidade. Essa condição é designada como disforia de gênero. Viver em um corpo que não corresponde ao próprio gênero, pode causar sofrimento intenso. O objetivo desse estudo é compreender, como é para mulheres trans, a vivência do processo de transformação do corpo e a passabilidade. Seguindo as normas éticas vigentes, foram realizadas entrevistas abertas com duas mulheres transgêneras a partir da questão norteadora “conte-me: como é para você, o processo de transição de gênero?”, preservando o que Husserl (1965) entende como suspensão das crenças, preconceitos e pressupostos naturais sobre as coisas. Assim, a análise compreensiva dos dados obtidos, descartou qualquer conhecimento prévio sobre o tema, e foi realizada a partir da proposta de Amadeo Giorgi (1970b, 1986, 2009). O processo de transição de gênero comporta múltiplas vivências, desveladas nas seguintes unidades de significado e sentido: Identidade; Corporeidade; Relações Interpessoais e o ser-com; Tempo Suspenso da Existência; Ser-Mulher; Impacto da Sociedade; Passabilidade.
Description
Palavras-chave
Citação
ASSIS, Isabella Marques; MELO, Maria Eduarda Pestana de. A experiência do processo de transformação do corpo e a passabilidade em mulheres trans: uma compreensão a partir da psicologia fenomenológico-existencial. 2025. 23 f. TCC (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2025.
Coleções