Práticas docentes nas aulas de língua portuguesa da educação básica: o papel do professor no processo de aprendizagem de gramática

thumbnail.default.alt
Data
2020-10
Autores
Maria Lucia Branco Costa
Patricia Aparecida Rossi
Orientadora: Prof.ª Me. Marilia Ferranti Marques Scorzoni
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
A presente pesquisa objetiva investigar as práticas docentes adotadas por professores de língua portuguesa para o ensino de gramática na educação básica, a fim de propor reflexões sobre seu papel na construção do conhecimento. A metodologia utilizada foi a Revisão Integrativa da Literatura, que possibilitou pesquisar e identificar estudos primários que discutem a questão. A partir da análise das concepções de linguagem e das orientações da BNCC – Base Nacional Comum Curricular para a área de linguagens, em comparação à amostra teórica pesquisada, este estudo constata disparidade entre os apontamentos conceituais e legais para o ensino de gramática e sua efetivação em sala de aula. Também demonstra escassa produção acadêmica embasada na escuta de professores quanto a suas práticas pedagógicas e aponta para a necessidade de avanços dos estudos nesse sentido. Palavras-chave: Língua portuguesa. Gramática. Práticas docentes.
Description
Palavras-chave
Citação
COSTA, Maria Lucia Branco; ROSSI, Patricia Aparecida. Práticas docentes nas aulas de língua portuguesa da educação básica: o papel do professor no processo de aprendizagem de gramática. 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2020.
Coleções