As vozes femininas de Camelot: o papel literário das mulheres nas obras "A Demanda do Santo Graal", organizado por Heitor Megale, e "As Brumas de Avalon", de Marion Zimmer Bradley

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Data
2020-10
Autores
Rosane Dover Araújo
Orientadora: Prof.ª Me. Elaine Christina Mota
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Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é comparar e compreender o papel literário das mulheres nas histórias arturianas de dois períodos literários distintos: medieval e contemporâneo. Este estudo é respaldado, principalmente, pela intertextualidade, na comparação das vozes femininas na obra medieval portuguesa A Demanda do Santo Graal, edição organizada por Heitor Megale, publicada em 2008, e na quadrilogia norte-americana contemporânea As Brumas de Avalon, publicada no Brasil em 1983. A literatura comparada, assim como a paródia, introduz-se neste estudo para fundamentar não só a interação ocorrida entre as duas obras analisadas, compondo-se do mesmo tema, os mitos arturianos, como também as transformações que ocorreram devido à escrita em períodos literários e sociais distintos. Visa-se, então, buscar a interpretação do silêncio imposto nas personagens femininas, com ênfase em Genevra e Morgana, respectivamente rainha e irmã de Rei Artur. Será, também, investigado o diálogo entre as duas obras a fim de identificar, em cenas estipuladas, a ocorrência de uma metamorfose positiva ou negativa decorrente do deslocamento temporal dessas personagens medievais ao período pós-moderno. Palavras-chave: Intertextualidade. Literatura Arturiana. Vozes Femininas
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ARAUJO, Rosane Dover. As vozes femininas de Camelot: o papel literário das mulheres nas obras "A Demanda do Santo Graal", organizado por Heitor Megale, e "As Brumas de Avalon", de Marion Zimmer Bradley. 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2020.
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