Mediação e afetividade: para além da dificuldade na aprendizagem

thumbnail.default.alt
Data
2020-11
Autores
Daniele Inácio da Silva
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Patricia Maria Barbosa Jorge Sparvoli Costa
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
Este trabalho é resultado de uma revisão bibliográfica, a partir do tema dificuldades de aprendizagem e as influências da mediação e da afetividade na a construção do conhecimento do aluno. O interesse pela pesquisa parte de uma experiência da pesquisadora, ao ter contato no seu primeiro emprego na área da educação, com um aluno que tinha diversas dificuldades de aprendizagem, e que a partir da mediação e da afetividade, teve avanços no processo de aprender. A questão norteadora se apresentou na seguinte pergunta: De que forma a mediação pedagógica e a afetividade, podem promover avanços em crianças com dificuldades? Objetivou-se, portanto, (i) identificar as especificidades do termo “dificuldades de aprendizagem”; (ii) analisar os possíveis geradores das dificuldades de aprendizagem; (iii) compreender o papel do professor como mediador e facilitador da aprendizagem. Desse modo, a pesquisadora realizou uma revisão bibliográfica fazendo a seleção de 14 trabalhos que compuseram este estudo. Espera-se que a presente pesquisa possa conduzir futuros trabalhos a investigar cada vez mais as questões das dificuldades de aprendizagem e enfatizar o importante papel da comunidade escolar frente a esse contexto. Ademais, é importante compreender que o aluno não é individualmente culpado pelo seu rendimento escolar, mas que as interações sociais e as experiências vividas contribuem de forma significativa para o sucesso ou para o fracasso escolar.
Description
Palavras-chave
Citação
SILVA, Daniele Inácio. Mediação e afetividade: para além da dificuldade na aprendizagem. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2020.
Coleções