Bullying no ensino fundamental I: habilidades sociais, uma estratégia de intervenção

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Data
2020-11
Autores
Breno Correa de Oliveira
Gisele Mestrinel
Laísa Schneider Rollo dos Santos
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Marlene de Cássia Trivellato Ferreira
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Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
O fenômeno bullying entre crianças em fase escolar é muito recorrente. Os estudos apontam que as propostas de intervenções com referencial das habilidades sociais têm se mostrado promotoras da melhoria da convivência no ambiente escolar. O presente trabalho teve como objetivo demonstrar resultados de intervenções efetivas no processo de minimização e erradicação do bullying em crianças em fase escolar do Ensino Fundamental I. Utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica. A busca foi realizada na plataforma Scielo com os descritores bullying e habilidades sociais; habilidades sociais e escola. Nos artigos analisados verificou-se que o treino das Habilidade Sociais se apresenta como uma ferramenta efetiva no processo de minimização do bullying, porém é necessário observar e acompanhar as intervenções de modo que seja reelaborada para cada cenário, respeitando o perfil dos envolvidos. Os resultados indicam que o conhecimento dos professores sobre fenômenos sociais como o bullying também faz parte do universo de capacitação profissional de um educador, uma vez que ele é o grande mediador com potencial de promover intervenções que possuem como objetivo a erradicação ou diminuição dos efeitos do bullying.
Description
Palavras-chave
Citação
OLIVEIRA, Breno Correa; MESTRINEL, Gisele; SANTOS, Laísa Schneider Rollo. Bullying no ensino fundamental I: habilidades sociais, uma estratégia de intervenção. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2020.
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