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Navegando TCC por Autor "Dra. Juliana Pereira Machado"
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ItemIntervenção educativa sobre a aplicação do score MEWS em um hospital terciário: estudo quase-experimental(Centro Universitário Barão de Mauá, 2024-12) Carina de Paula da Costa Santos Simões ; João Pedro de Lima Fernandes ; Mayra Fernandes Brangioni ; Dra. Juliana Pereira MachadoO MEWS (Modified Early Warning Score), validado em 2001 por SUBBE et al., 2001. É utilizado a beira leito, composta pela avaliação de cinco parâmetros fisiológicos e se mostrou uma solução eficaz para a identificação precoce de pacientes em risco de deterioração clínica. Estudos no Brasil e no mundo, mostram que o uso do score traz uma resposta rápida e de simples interpretação que podem levar ao cuidado iminente, reduzindo parada cardiorrespiratória na enfermaria, internação não programada em UTI, óbito e sepse. Foi elaborado um estudo quase experimental, utilizado como base a implementação de um pré e pós-teste a partir da atividade de aula expositiva dialogada e material guia (cartilha). O intuito do projeto foi verificar o impacto de uma intervenção educativa referente ao score MEWS aos enfermeiros de um hospital terciário. Um questionário pré e pós teste fez parte da intervenção, com 12 questões. A amostra contou com 32 enfermeiros, destes, 25 do sexo feminino e 7 do masculino, com idade média de 30,2 anos e que fazem parte da instituição em média a 1,6 anos. Sendo assim, foi possível analisar que a intervenção junto com o roteiro trouxe uma melhoria significativa estatisticamente comprovada, no conhecimento do público-alvo a respeito do score MEWS. Desta maneira, é visível que o modo como foi realizado a atividade educativa, pode-se tornar indicação de estratégia de ensino para educação continuada dentro do âmbito hospitalar. Sugere-se ainda, o desenvolvimento de outros estudos, a fim de adquirir e melhorar o conhecimento acerca da eficiência do score MEWS para prevenção precoce de piora clínica em pacientes e sua segurança. Palavras-chave: enfermagem; MEWS; deterioração clínica; intervenção
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ItemIntervenção educativa sobre pressão arterial invasiva para equipe de cuidados críticos: estudo quase-experimental(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Michele Dolmen Wiezel ; Talita Cristina Paixão Martins ; Talita Ribeiro Chula Chaves ; Dra. Juliana Pereira MachadoEm unidades de cuidados críticos é essencial monitorizar múltiplos parâmetros vitais com intervalos mínimos de tempo, e por vezes de forma contínua. Nestes setores, a medida invasiva da pressão arterial é bastante empregada, devido dado o número elevado de pacientes hemodinamicamente instáveis, dependentes de drogas vasoativas ou em estado de choque, para os quais a pressão invasiva é indispensável e fator crítico no sucesso do tratamento. A medida da PA invasiva consiste na canulação de uma artéria por meio de um cateter flexível, ligado a um equipamento que contenha sensores para leitura de valores pressóricos captados, com utilização de um transdutor de pressão, um monitor multiparamétrico, um equipo que contenha solução salina e um cateter. O propósito é estabelecer um acompanhamento preciso e constante da PA, que propicia à equipe multidisciplinar prestar uma assistência mais complexa, a partir de dados fidedignos e intervenções imediatas assertivas. Até o momento não há evidências do impacto de uma atividade educativa sobre o conhecimento de profissionais. Método: Foi aplicado um estudo quase-experimental, para avaliar o efeito de uma atividade educativa relacionada à medida direta da PA, manutenção e cuidados sobre conhecimento da equipe de enfermagem nos setores críticos de uma unidade hospitalar, a amostra contou com 37 participantes entre enfermeiros, técnicos e auxiliares, além de graduandos em enfermagem, cujo conhecimento foi medido por questionário antes e após a intervenção educativa, aplicados em aparelho celular por meio da digital Google Forms®.Os resultados obtidos revelaram que houve um aumento do conhecimento dos profissionais sobre a assistência hospitalar prestada ao paciente em uso de PAi, desde a finalidade, indicações clínicas, complicações, manutenção de permeabilidade, até os diagnósticos e intervenções de enfermagem que permeiam essa condição clínica. Este estudo alcançou os seus objetivos de analisar os impactos de uma intervenção educativa acerca do conhecimento dos profissionais de enfermagem e os resultados obtidos demonstraram que a intervenção educativa contribuiu com o maior conhecimento dos participantes, associada à utilização de meios da metodologia ativa e dispositivos tecnológicos que contribuíram para o alcance de conhecimento entre os profissionais. Palavras-chaves: Pressão arterial invasiva. Cuidado crítico. Enfermagem.
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ItemO uso do cateter central de inserção periférica Power PICC: revisão integrativa da literatura(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Maria Eduarda Dias ; Pâmela Aguiar Perlim ; Thauany de Souza Santanna Vieira ; Dra. Juliana Pereira MachadoO Peripherally Inserted Central Catheter também conhecido como PICC, ou CCIP, é um cateter venoso periférico, localizado em uma veia, podendo ser superficial ou profunda inserido até a veia cava superior, ou até a veia cava inferior. Medindo até 65cm em relação ao comprimento, com calibre de 1-6 French-Fr, de 1-3 lúmens podendo ser valvulado ou não. Em relação ao material: tem grande flexibilidade, é radiopaco, possuindo composição em silicone, polietileno, poliuretano ou carbonato. É descartável, sua inserção é realizada por via percutânea, puncionando o vaso com agulhas bipartidas, metálicas ou plásticas (DI SANTO et al., 2017).