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    Manifestação ou vandalismo? Representações sociais dos atos de contestação em monumentos históricos nos periódicos brasileiros de 2013 a 2021
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2024-12) Ana Carolina Okubo Ferreira ; Dr. Rafael Cardoso de Mello
    Esta pesquisa tem por objetivo compreender as representações sociais vinculadas aos atos de contestação no Monumento às Bandeiras e estátua Borba Gato ocorridos entre os anos de 2013 à 2021 na cidade de São Paulo por meio da análise de três periódicos brasileiros do contexto: a revista Veja, o jornal Folha de São Paulo e o portal G1. Para esse propósito, apresentou-se a onda de protestos antirracistas no mundo em 2020 e seus desdobramentos no Brasil, especialmente na cidade de São Paulo. Assim, para a análise dos discursos dos veículos midiáticos e dos manifestantes utilizou-se o conceito de representação social do historiador Roger Chartier. Palavras-chave: atos de contestação; monumento; representações sociais.
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    Olga Benário: a protagonista da sua própria história
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2024-12) Brenda Amanda Borges ; Me. Rodrigo de Andrade Calsani
    A seguinte pesquisa tem por objetivo trazer a história de Olga Benário de uma forma mais humanizada, e não apenas a “companheira de Prestes” como ficou conhecida no Brasil; a monigrafia terá como baliza temporal os anos de 1935 a 1942, utilizando de jornais e obras literárias que abordem em especial a prisão, deportação e morte de Olga Benário, podendo assim elaborar uma revisão bibliográfica para que se possa discutir a importância da alemã militante. Olga não era apenas a mulher de Carlos Prestes, ela foi uma revolucionária judia e comunista que enfrentou governos totalitários, seja na Alemanha, ou no Brasil de Getúlio Vargas. Olga Benário, além de sua face mais conhecida - a de miltante - também foi mãe, que lutou pela vida da sua filha até o último momento em que ela esteve e foi arrancada de seus braços. Em nenhum momento deixou de acreditar em sua libertação, mesmo vivenciando a guerra todos os dias de vida, e até mesmo enquanto caminhava em direção ao seu destino final, que para ela acabaria em uma camâra de gás. Porém, sua história permaneceria viva, seja por meio das lembranças de seus parentes e amigos, seja por meio das pesquisas acadêmicas. Palavras-Chave: Comunista; Olga; Alemanha; Brasil; Prestes.
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    Teorias de currículo escolar – da tradição à crítica
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2024-12) Daniel Garcia Lolli ; Dr. José Faustino de Almeida Santos
    Este trabalho tem por objetivo discutir as principais terminologias e objetivos relacionados ao desenvolvimento do currículo escolar ao longo do século XX, discorrendo acerca de seus contextos históricos e influências sociais e econômicas para suas formações e desenvolvimentos. Para tanto, são exploradas as duas primeiras teorias curriculares – as teorias tradicionais e as teorias críticas – apresentando seus principais autores e suas concepções teóricas acerca do desenvolvimento do currículo escolar. Por fim, este trabalho busca, a partir da etimologia do termo “currículo”, definir quem era o educando que cada uma das teorias abordadas buscava formar como seu objetivo final do processo de ensino-aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE: Currículo escolar; educação; teoria do currículo.
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    A transição política do Estado Novo para a Quarta República em Ribeirão Preto, SP (1934-1951)
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2024-12) Gustavo Aveiro Della Motta ; Me. Yuri Araújo Carvalho
    A transição entre períodos revela como diferentes grupos de poder organizaram-se no tabuleiro do jogo político para a formação de uma nova ordem, além do surgimento de novos grupos de interesse. Esse trabalho tem como objetivo compreender a trajetória política da cidade de Ribeirão Preto durante a transição entre os períodos históricos denominados de “Estado Novo” e “Quarta República”. Para tal escolhemos as balizas temporais de 1934 (início do Governo Constitucional) a 1951 (ano de eleições municipais em Ribeirão Preto). Palavras-chave: transição; política; Ribeirão Preto; Estado Novo; Quarta República.
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    O grito do povo: os jornais operários e a formação política dos trabalhadores de 1906 a 1917
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2024) Gabriel de Moura Pereira ; Dr. Felipe Ziotti Narita
    Aos nos debruçarmos sobre o século XVIII, podemos perceber que uma série de violências e mudanças passam a acontecer em decorrência da transição do mercantilismo para o recém-nascido capitalismo industrial. Com isso, diversos movimentos políticos e de reinvindicação passam a surgir em diversos lugares do mundo ao longo dos séculos XIX e XX. Compreender esses movimentos é entender como a mentalidade sofre mudanças de acordo com os eventos históricos nos quais os indivíduos estão inseridos. O trabalho pretende entender um dos braços desses movimentos sociais, o jornal operário, e pensar em como as publicações influenciaram na formação da mentalidade dos trabalhadores brasileiros. Nesse sentido, a pesquisa contou com análise de jornais operários brasileiros do início do século XX, demonstrando a relevância da imprensa operária para o entendimento dos conflitos sociais e dos problemas do capitalismo industrial. Palavra-chave: jornais; operário; capitalismo.