A influência da afetividade no processo ensino-aprendizagem: uma revisão bibliográfica
A influência da afetividade no processo ensino-aprendizagem: uma revisão bibliográfica
Arquivos
Data
2020-11
Autores
Danielle Cândido Tozi
Lara Patricia Gomes Queiroz
Orientadora: Prof.ª Me. Marina Candiani Meles
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
O presente artigo aborda a relevância das relações de afetividade durante o processo de ensino aprendizagem, tendo como parâmetro artigos que abordam a concepção de Henry Wallon sobre a afetividade. Nesse sentido, o objetivo geral é analisar publicações que delineiam a implicação da afetividade sob o olhar Walloniano na educação. Dessa forma, foi realizada uma revisão sistemática em artigos publicados no período de 2009 a 2019, os quais abordam a teoria walloniana. A abordagem exploratória da pesquisa realizada está pautada na ideia de que o indivíduo tratado com afeto pode-se transformar em um ser humano melhor, com a capacidade de enfrentar os problemas não só dentro da sala de aula, como também, no seu cotidiano fora da escola. Nesse contexto, é possível observar por meio desta análise, que o educador deve fazer o seu trabalho procurando estar emocionalmente equilibrado para poder intervir nos conflitos que surgem em sala de aula, mas que pode advir da vivência no cotidiano do aluno. Dessa forma, constata-se que o autor analisado considera a afetividade, juntamente com as atividades que incentivam a capacidade motora e cognitiva fatores primordiais do processo ensino- aprendizagem e o desenvolvimento da criança depende também da participação da família como ferramenta importante nesse desenvolvimento. Além disso, observa-se que o bom relacionamento em sala de aula, pautado no respeito favorece essa mediação, sendo que a relação afetiva entre professor e aluno melhora o desenvolvimento da criança através da
humanização.
Description
Palavras-chave
Citação
TOZI, Danielle Cândido; QUEIROZ, Lara Patricia Gomes. A influência da afetividade no processo ensino-aprendizagem: uma revisão bibliográfica. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2020.